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Em 550 a.C. Ciro se torna rei da Pérsia e inicia a expansão. Seu império se alonga da Índia à Gré- cia. Engole grande parte da Babilônia. Em 539 a Palestina.

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1 Em 550 a.C. Ciro se torna rei da Pérsia e inicia a expansão. Seu império se alonga da Índia à Gré- cia. Engole grande parte da Babilônia. Em 539 a Palestina passa p/o Im- pério Persa. Em 538 os exilados recebem permissão para voltar (Es 1). Iniciam a reconstrução do templo (Es 2-3). Os samaritanos querem impedir (Es 4-5). Em 520 Zorobabel obtém licença para continuar Em 445 Neemias continua as obras (Ne 1-2). 539-1 a.C. Ler Esdras e Neemias O pós-exílio Bruno Glaab

2 A Reconstrução Literatura OHC: 1-2Cr, Es, Ne Redação final do Pentateuco Novelas: Tb, Jn, Rt, Jó, Ct, Pv 1-9, Est Profetas: 3ºIs, Ag, Zc,Jl 537 a.C. Es e Ne

3 Como reconstruir Ageu e Zorobabel (Ag 1-2; Zc 4,6-10) Zorobabel é descendente de Davi (2Sm 7): Idéias: Reconstruir o Templo (1,1- 2,19 Reinstalar a monarquia (2,20-23; Zc 4,6-10).

4 Como reconstruir Zacarias e Josué Zc 3,1-9; 6,9-15; Es 6,15- 18). Josué é Sumo Sacer- dote O projeto encabeçado por Zacarias e Jo- sué é a continuação do projeto anterior. Porém, com o fracasso da monarquia (de- saparecimento de Zorobabel), põe o poder na mão dos sacerdotes (Zc 6,9-15. Assim, a religião se torna o centro e o poder do povo. Está co- locada a origem dos saduceus: a nobreza sacerdotal que assu- me o poder político. Assim o judaísmo se torna excludente.

5 Como reconstruir Não quer apenas reconstruir o templo, mas quer nova realidade, isto é, novo céu e no- va terra (Is 65,17ss). O 3º Is não quer voltar aos tempos davídicos (monarquia). Quer voltar aos princípios como nos tempos dos juizes (tribalismo). Ele sonha com nova realidade: a restauração total 60-62 (62,2- 9). Esta nova realidade passa pela justiça ao pobre e pela verdadeira prática religiosa. Ele denuncia: - A injustiça dos chefes (56,9-12); - A injustiça do povo (57,14-21); - Falta de justiça e direito (59,1-21 - dest. v.9); - Idolatria (57,3-10); - Culto maldoso (66,3-4); - Jejum sem justiça (58,1-12).

6 Como reconstruir Rute Continuação do anterior. Propõe o di- reito aos pobres: terra, trabalho, pão. Aceita os estrangeiros, é da periferia (Belém). Não fala das genealogias co- mo Esdras e Neemias. Vem dos campo- neses e do sistema clânico, ou seja, o clã que reage contra a nova organiza- ção.

7 Como reconstruir Neemias (Ne 5) Neemias é governador da Judéia (5,14). Quer reconstruir a comunidade divi- dida entre ricos e pobres (5,1-19). Enfrenta oposição externa, da Samaria (2,10.19; 3,33), bem como oposição interna dos ricos (6,17-19). Neemias se baseia na antiga lei (Dt 15,1-11; Lv 25) assim quer que também agora devolvam tudo aos pobres (5,11; 10,31-32). Ne 5 tem semelhança com 1Sm 8,10ss. O agente principal deste projeto é o povo, sobretudo as mulheres (5,1ss).

8 Como reconstruir Esdras (Esd 9-10; Ne 10;13 - Matrimônios mistos). Esdras: sacerdote e doutor da lei (7,1ss). Quer reconstruir Judá com base na obser- vância da Lei e do culto (7-8). Nesta tarefa expulsa as mulheres estrangeiras com seus filhos (Esd 9-10). Quer a estrita obser- vância da Lei (Ne 8,1-8). Deu identidade ao povo, mas meteu o povo num isolamento, separando-o dos outros povos (Ne 9,1-2; 10,29), criando assim a raiz do farisaísmo. Os critérios de seleção: a raça, o culto, a observância da Lei, a canonização das Escrituras acabaram por determinar que ape- nas uns poucos eleitos, os puros, estavam credenciados para o encontro com Deus no recinto do templo”. Este projeto é misto de popular e de elite sacerdotal e do templo.


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