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Parte III Gerenciamento de Custos. Introdução - O Gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle.

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1 Parte III Gerenciamento de Custos

2 Introdução - O Gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado; - O Gerenciamento de custos é dividido em três processos, segundo o PMBoK: Estimativa de Custos, Orçamentação e Controle de Custos; - Esses processos interagem entre si e também com processos de outras áreas. Nos próximos slides passaremos mais a fundo por cada um deles.

3 Estimativa de custos

4 Gerenciamento de Custos Estimativa de custos - Esse processo envolve o desenvolvimento de uma estimativa dos custos de cada recurso necessário para o desenvolvimento do projeto; - Os custos das atividades são estimados para todos os recursos cujos custos serão lançados no projeto. Entre tais recursos estão: mão-de-obra, materiais, equipamentos, etc - Para fazer uma boa estimativa é preciso fazer uma análise das condições de mercado, analisando de quais produtos externos o projeto necessitará. - Também pode ser usado como apoio informações históricas, como gestão do conhecimento de outros projetos semelhantes, a fim de se verificar as fontes que podem influenciar nos custos.

5 Orçamentação

6 Gerenciamento de Custos Orçamentação - Processo que envolve a agregação dos custos estimados de cada atividade ou pacote de trabalho; - As estimativas de custos da atividade do cronograma são agregadas por pacotes de trabalho de acordo com a EAP; - Neste processo, temos como saída a Linha de Base do custos, que é um orçamento dividido em fases usado como base. Tal orçamento será medido inicialmente, e monitorado e controlado seu desempenho de custos geral no projeto;

7 Controle de custos

8 Gerenciamento de Custos Controle de custos - O controle de custos do projeto tem por objetivo monitorar o desempenho de custos para detectar e compreender as variações em relação à sua linha de base; - Os envolvidos com o projeto devem registrar todos os custos que tiverem com a realização das atividades, mesmo que não esteja no planejado inicial; - Todas as mudanças que ocorrerem em relação ao que estava planejado devem ser monitoradas;

9 Gerenciamento de Custos Controle de custos - No decorrer do projeto, podem e devem ser realizadas as previsões de custos, que nada mais são que estimativas ou prognósticos de condições futuras do projeto com base nas informações disponíveis no momento da previsão; - Tais previsões também podem ser utilizadas para analisar as tendências do projeto. É interessante que seja realizada algumas reuniões com a equipe de projeto para analisar as próximas etapas e traçar as tendências;

10 Gerenciamento de Custos Controle de custos -Caso haja algum produto ou serviço não especificado no contrato que impacte no orçamento final do projeto, sugere-se que a empresa discuta em elaborar um Termo Aditivo de contrato, que englobe os custos envolvidos nesta nova atividade; - Por fim, deve-se atualizar a Linha de Base de custos e também sua Estimativa, a fim de monitoramento e controle dos custos para o restante do projeto.

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