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PROJETO.

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Apresentação em tema: "PROJETO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO

2 PROJETO é... PLANEJAMENTO DE CADA ATIVIDADE

3 Também é... De maneira genérica, descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. PROJETO DE PESQUISA: Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura.

4 É... “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: - os objetivos; - os meios; - os recursos; e - a avaliação dos resultados.

5 Nele deve ser definido:
- o que fazer - por que fazer - para que fazer - como fazer Esclarece o caminho a ser percorrido, as prioridades, os recortes e as estratégias a serem utilizadas.

6 Um projeto surge em resposta a um problema concreto.
Elaborá-lo é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES.

7 O corpo do projeto pode seguir este roteiro: a) Elementos pré-textuais
- Capa - Folha de rosto - Lista de ilustrações - Lista de tabelas - Lista de abreviaturas e siglas - Lista de símbolos - Sumário

8 b) Elementos textuais 1- Introdução . Tema / delimitação do tema
. problema . hipóteses (quando houverem) . perguntas de estudo 2- Objetivos: . Geral . Específicos 3- Justificativa 4- Referencial teórico 5- Metodologia . tipo e alcance da pesquisa . indicação das fontes e técnicas de coleta e análise 6- Recursos 7- Cronograma

9 c) elementos pós-textuais
- referências (obrigatório) - glossário (opcional) - apêndice (opcional) - anexo (opcional) - índice (opcional)

10 a) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1- INTRODUÇÃO Texto introdutório (dissertativo). Aqui apresenta-se o tema e delimita-se o aspecto que será focalizado, a origem do problema (e como chegou até ele), sua formulação (preferencialmente em forma de pergunta) e as perguntas de estudo.

11 1.1 ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA
Tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar, apresentado de forma delimitada. É apresentado como o título do projeto. Recomenda-se usar título geral e um subtítulo técnico, especificando o objeto do estudo, dentro de uma determinada área. Tema = o que será explorado?

12 1.2 A ESCOLHA DO TEMA SIGNIFICA:
- selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico.   - encontrar um objetivo que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

13 A escolha do tema demanda alguns pré-requisitos:
- a capacidade e a formação do pesquisador; - as experiências e vivências profissionais; - os conhecimentos anteriores; - a relevância científica da pesquisa.

14 Outros fatores de interesse são:
recursos materiais, econômicos e pessoais necessários à execução da pesquisa; a escolha de um tema adequado as suas possibilidades, com material bibliográfico suficiente, disponível e atual e também que não seja muito complexo; o trabalho depende muito do tempo disponível que o pesquisador tem para realizar a pesquisa.

15 O assunto de pesquisa também deve ser aplicável
O assunto de pesquisa também deve ser aplicável. Ao pesquisar um tema que não pode ser aplicado em situações reais, o estudo tende a perder em significado, tornando-se árduo e maçante para o pesquisador.

16 Delimitar o tema consiste em:
-   especificar o enfoque sobre o assunto escolhido; -   delimitar o local onde a situação estudada se desenrola; -   apontar os fatores aos quais se restringe a pesquisa; e - fazer um recorte de sua amplitude.

17 1.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA:
 Investigar um problema é produzir conhecimento novo. Já tenho uma resposta para o problema em questão? Resposta positiva e problema resolvido não dão sustentação à produção de conhecimento novo.

18 Por que a pergunta? Para provocar um desequilíbrio no sujeito, para estabelecer um desafio que leve a uma reflexão e a uma produção. Nenhuma pergunta é neutra, pois provoca a atenção do sujeito para determinado aspecto da realidade. Qual a relevância da pergunta?

19 A formulação do problema deve ser elaborada na forma interrogativa, auxiliando na delimitação reflexiva e analítica, estabelecendo os limites para a realização da investigação. É necessário ter base, leitura para sustentação da pesquisa. O pesquisador deve ler o que já foi escrito e publicado sobre o assunto, fazendo com que essa atividade o auxilie no momento de escolha do material para o início de seu trabalho.

20 2- OBJETIVOS Mostram onde se quer chegar com a pesquisa, deixando clara a contribuição que o trabalho visa a atingir. Dividem-se em geral e específico.

21 2.2 Objetivos específicos:
2.1 Objetivo geral: Define o que se vai procurar. Usa-se verbos mais abrangentes. 2.2 Objetivos específicos: São instrumentais e constituem-se num desdobramento do objetivo geral. Pode haver de três a cinco para possibilitar a compreensão do estudo. Os verbos dos objetivos devem estar no infinitivo. O pesquisador precisa estar atento para verificar se, ao concluir seu trabalho, conseguirá atingir o objetivo indicado.

22 3- JUSTIFICATIVA Tem a finalidade de expor ao leitor os porquês do estudo, as razões que tornam esse trabalho necessário. Deve-se explicar qual é a importância ou a relevância do estudo para a comunidade científica, acadêmica, profissional, e para a sociedade, ou grupos determinados, relacionando as razões que outorgam valor à intenção de um projeto.

23 Deve-se buscar: Identificar o problema ou os problemas que justificam existir o projeto; Apresentar os argumentos que motivaram o projeto e esclarecer a preponderância do mesmo, bem como os meios utilizados para o apontamento das necessidades as quais o projeto visa a atender; Referência a sua possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não resolvida.

24 - Um projeto só será viável na medida em que se aplicar justificadamente a uma realidade, conforme as necessidades e as prioridades levantadas durante a fase de pesquisa e de planejamento.

25 4- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
é o embasamento teórico metodológico do trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica; visa a segurança do pesquisador e muni-lo das informações básicas à investigação; e o papel do orientador é fundamental na indicação de autores e de obras que deem sustentação à pesquisa;

26 A revisão deve... - contextualizar teoricamente o problema e apresentar o estágio atual de conhecimento acerca da questão; implica o esclarecimento dos pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa, bem como das contribuições proporcionadas por investigações empíricas já realizadas; não é constituída apenas por referências ou sínteses, mas por discussão crítica das obras citadas.

27 Varia conforme as peculiaridades de cada estudo.
5- METODOLOGIA Define: as alternativas técnicas para a consecução prática e operacional da proposta de ação. Deve conter todas as etapas de realização da proposta de ação descritas no tempo e no espaço. Varia conforme as peculiaridades de cada estudo. O método indica o caminho, define o que fazer, as etapas a serem vencidas para alcançar os objetivos propostos. As técnicas se configuram como um conjunto de normas que orientam o como fazer, da forma mais adequada e precisa possível.

28 Não podem ficar de fora informações como:
Tipo de pesquisa (experimental levantamento, estudo de caso...) Abordagem da pesquisa: quantitativa, qualitativa, quali-quantitativa População e amostra (extensão da população, processo de extração da amostra...) Coleta de dados: descrição das técnicas, como questionários, entrevistas, observações... Análise de dados: testes de hipóteses, correlação...

29 As principais técnicas para coleta de dados são: a observação, o questionário e a entrevista.
- observação: desempenha papel imprescindível no processo. É o uso dos sentidos com vistas a adquirir conhecimentos necessários sobre os fatos e/ou fenômenos estudados.

30 - questionário: é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série de perguntas ordenadas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Junto ao questionário deve-se enviar uma carta explicando os objetivos e a relevância da pesquisa para motivar o preenchimento e a devolução do instrumento.  Alguns cuidados: - conhecimento do assunto, testes, análise e atendimento dos objetivos do estudo; - cuidados especiais na elaboração, na condução e na tabulação dos dados. As perguntas classificam-se em: abertas, fechadas e de múltipla escolha.

31 - entrevista: técnica de coleta de dados em que o entrevistado, diante do pesquisador, responde as perguntas que lhe são formuladas. Possibilita: não necessidade de escrever; captação da expressão, tonalidade da voz e ênfase nas respostas; mecanismos de defesa naturais do ser humano.

32 6- CRONOGRAMA DE AÇÃO Tempo disponível para as diferentes etapas e ações da pesquisa, que deverão ser previamente definidas. Indicação de quais e de quando serão realizadas as diversas atividades.

33 7- CUSTOS As despesas, embora pequenas, é importante que sejam informadas/previstas, com identificação dos custos diretos e indiretos.

34 Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT.
8- REFERÊNCIAS Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT.

35 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação — Projeto de pesquisa — Apresentação. Rio de Janeiro, DMITRUK ORTIZ, Hilda B. (Org.) Cadernos metodológicos: diretrizes de metodologia científica. 8. ed. rev. ampl. e atual. Chapecó: Argos, GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.


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