A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse."— Transcrição da apresentação:

1

2 MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse (MUSEU DO IPIRANGA)

3 Em 1885 começava a construção de um imponente edifício que seria o ”monumento” para celebrar a nossa independência e, consequentemente, a monarquia então vigente. Projetado pelo italiano Tommaso Gaudêncio Bezzi, e construído pelo empreiteiro Luigi Pucci, o edifício, ainda incompleto, foi dado por terminado em 189l, já que ao governo republicano recém-assumido não interessava exaltar o antigo regime. O Museu Paulista é carinhosamente conhecido como “Museu do Ipiranga”.

4 7 DE SETEMBRO DE 1895, SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO

5 O museu na atualidade

6 NESTA VISTA AÉREA DOS JARDINS, OBSERVE OS DOIS DRAGÕES ABAIXO, SÍMBOLO DA DINASTIA DOS BRAGANÇA

7 Olhando-se para o lado norte, após o espelho d’água, vamos ver na baixada, junto às margens do riacho Ipiranga, o monumento comemorativo à nossa independência. Foi projetado para as celebrações do 1º centenário da independência, no exato lugar onde o então príncipe-regente D. Pedro, teria dito a famosa frase: “Independência ou Morte”. Seu projeto e construção deve-se ao escultor italiano Ettore Ximenes e, na verdade, só foi inaugurado em 7 de setembro de 1926. Em sua cripta, encontram-se os restos mortais do imperador D.Pedro I e da imperatriz Da. Leopoldina

8

9

10

11

12 A chamada “Casa do Grito”, situa-se pouco acima do monumento, à esquerda. A casa não é da época da independência, mas quando o pintor Pedro Américo veio ao local para fazer os esboços para o seu quadro, ela estava ali há já algumas décadas e, então, para efeitos de composição, ele resolveu incluí-la na pintura. Atualmente está restaurada e ali funciona um pequeno museu, pertencente à prefeitura de SP.

13 O belo jardim, e nfeitado por fontes e espelhos d’água, à maneira dos jardins de Versailles, foi projetado por Arsênio Putemans, e inaugurado em 1920

14

15

16 Detalhes artísticos da construção

17 As luminárias do jardim

18

19 Transposta a entrada principal, estamos no grande saguão, decorado com colunas gregas, tendo à frente a magnífica escadaria de mármore que nos leva ao andar superior. À esquerda deparamos com a estátua do bandeirante Raposo Tavares. Já à direita, a escultura do bandeirante Fernão Dias Pais, o “caçador de esmeraldas”. Essas duas esculturas foram feitas pelo artista Luiz Brizzolara.Na galeria à esquerda, a exposição “A Cidade se Transforma”, mostra os serviços públicos de São Paulo entre 1890/1920 e ao fundo a biblioteca. Na galeria à direita, a exposição “Imagens Recriam a História”, com obras de Benedicto Calixto, Oscar Pereira da Silva, Almeida Júnior, Henrique Bernardelli, J. Wasth Rodrigues e outros, além da maquete “São Paulo em 1841”

20 Fotos: Museu Paulista

21 Foto: Museu Paulista

22 BIBLIOTECA Instalada já na inauguração do Museu, tem seu perfil especializado na área de História. Em seu acervo existem cerca de 26 000 livros, 2 300 títulos de periódicos e 2 800 separatas. Integra o Sistema de Bibliotecas da USP.

23 Nesta sala, fazendo parte da exposição “Imagens Recriam a História”, vemos ao fundo a tela de Benedicto Calixto, “Fundação de São Vicente”. É um óleo- sobre-tela, medindo 192 x 385, datado de 1900. Na parede oposta, está a tela de Oscar Pereira da Silva, “Fundação de São Paulo”, um óleo-sobre-tela, medindo 185 x 340, de 1909 IMAGENS RECRIANDO A NOSSA HISTÓRIA

24 Na escadaria, onde a escultura de D. Pedro centraliza toda a atenção, estão representadas as principais figuras da expansão bandeirista para as diversas regiões brasileiras. Na escada, propriamente dita, ânforas de vidro contêm a água dos principais rios formadores do território brasileiro. E no teto, circundando a claraboia, os retratos dos principais personagens envolvidos com o processo da independência. Ao final da escada, temos duas galerias, à esquerda, com a exposição “Cotidiano e Sociedade” e à direita, “Universo do Trabalho”. À frente, através de duas grandes portas, chegamos à parte mais importante do Museu: o Salão Nobre.

25 Fotos: Museu Paulista

26 Foto: Museu Paulista

27 Escultura em bronze, de Pedro I, feita por Rodolfo Bernardelli, inaugurada em 1926 Fotos: Museu Paulista

28 Foto: Museu Paulista

29 Este quadro, óleo-sobre-tela, denominado “Independência ou Morte”, foi encomendado ao pintor Pedro Américo, ainda pelo imperador Pedro II, em meados da década de 1880, para figurar no salão nobre do então “monumento do Ipiranga”, que se construía no sítio onde fora proclamada a independência. O quadro foi finalizado em 1888, no atelier do artista, em Florença, Itália, e retrata o momento em que o príncipe, cercado por sua guarda, arranca do braço as divisas portuguesas, e sacando sua espada, pronuncia a célebre frase. Foi montado no salão, às vésperas da inauguração, em 1894. Suas dimensões são 760 x 415 cm.

30 Foto: Museu Paulista

31


Carregar ppt "MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google