A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Página Sugestões de perguntas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Página Sugestões de perguntas"— Transcrição da apresentação:

1 Página 116 1. Sugestões de perguntas
Às margens de que rio a civilização chinesa nasceu? Qual era a principal atividade econômica da China antiga? Qual era a camada social privilegiada na China antiga? Qual produto agrícola muito consumido hoje se originou, provavelmente, na China e na Índia? Como se chama o tipo de solo que favoreceu a prática da agricultura na China? Qual foi a primeira dinastia centralizada na China? Qual era a camada social mais numerosa na China antiga?

2 Página 116 2. a) As plantações agrícolas no vale de um rio dominam a foto. Na margem direita vemos uma estreita faixa de solo em tom amarelado, loess. b) utilização da várzea do rio como área para agricultura, aproveitando as inundações. c) A importância dos rios para a agricultura, desenvolvimento das civilizações. 3. a) o poema refere-se à coleta de folhas de amoreira, alimento do bicho-da-seda. As mulheres realizam esta atividade. b) Tanto na china antiga quanto na vida rural dos dias atuais, a pesca, a agricultura e a coleta são atividades ligadas ao nascer do pôr-do-sol, às estações do ano, e à época das chuvas e das secas.

3 Sobre a amoreira Uma mulher colhe folhas de amoreira para serem utilizadas na criação do bicho da seda. As folhas são o alimento do bicho, que vai construindo seu casulo a medida que se alimenta. A criação de bicho da seda começou na cidade de Bastos, na década de 30, alcançando grande destaque nesta produção com a empresa "Fiação e Tecelagem Bratac S.A". Por ser um trabalho que exigia grande delicadeza a presença feminina no cultivo de bicho da seda é indispensável. A imagem acima é parte do acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e foi parte da exposição "Trabalho na terra, imigrantes japoneses" realizada no Mercado Municipal Paulistano como parte do evento "Japão à Brasileira" em abril de 2007.

4 A grande muralha da China
1) O que levou o governo chinês a construir a muralha? Para impedir as invasões de povos vindos do norte. 2) Quais eram os elementos da defesa da Grande Muralha? Muros, torres e fortes. 3) A função da muralha hoje é a mesma que a do início de sua construção? Explique. Não, hoje a muralha é um símbolo do patrimônio cultural chinês e atração turística.

5 A grande muralha da China pg 114-115
4) Qual a importância de se preservar a Grande Muralha? É um importante patrimônio cultural chinês e da humanidade. Manter o vínculo entre presente e passado.

6 A China Imperial Antes da formação do Império Chinês: período de disputas e combates. Na dinastias Chou as lutas levaram à fragmentação política do reino em centenas de pequenos Estados. Período dos “reinos combatentes”, sete regiões chinesas se enfrentaram violentamente. Ch’in Che venceu e anexou as terras dos outros reinos e proclamou-se imperador.

7 China Imperial A China dos Ch’in: criou um Estado centralizado, baseado em leis. Para reforçar o poder imperial, Ch’in Che tomou medidas importantes, como a construção de grandes obras de irrigação e a imposição de uma única moeda e de um único sistema de escrita para toda a China. Preocupado com as constantes ameaças de invasão ao norte, o imperador mandou construir a Grande Muralha, uma linha de defesa, Ch’in Che mandou queimar muitos livros e textos contrários às suas ideias morais e políticas.

8 A China Imperial Ch’in Che foi enterrado em uma tumba monumental, descoberta em Após sua morte um período de agitações políticas e revoltas populares iniciaram. Um dos líderes rebeldes foi Liu Pang, que fundou a dinastia Han por volta de 205 a.C. A Dinastia Han no poder: restabeleceu o Império e expandiu o território para regiões (hj Vietnã, Coreias e Ásia Central). Funcionários palacianos realizavam exames públicos. O Imperador estabeleceu uma língua oficial para todo o império, ampliou o exército e impôs um sistema unificado de pesos e medidas.

9 A China Imperial Período Han: estabelecimento da Rota da Seda, a principal via comercial entre a China e o Ocidente, e por consequência desenvolveu culturalmente a China e fez com que surgisse uma nobreza mercantil.


Carregar ppt "Página Sugestões de perguntas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google