A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4

2  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação deve ser em compreender como e por que os países crescem de maneira desigual e quais os aspectos centrais para que este crescimento se traduza em desenvolvimento.

3 1. O que é Produto Interno Bruto (PIB)? 2. Como o PIB pode ser calculado? 3. Quais são as diferenças entre PIB e Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Líquido (PIL)? 4. O que é crescimento econômico e como ele pode ser obtido? 5. Quais os aspectos que diferenciam o crescimento do desenvolvimento?

4  Definição: é o valor total dos bens e serviços destinados ao consumo final, produzidos dentro de um país em um determinado período de tempo.  O PIB é obtido por meio de uma metodologia definida pela ONU: o Sistema de Contas Nacionais (SCN).  No Brasil, o PIB é medido pelo IBGE a cada trimestre e a cada ano.

5  O PIB pode ser medido de três formas:  PIB pela ótica da produção:  PIB = valor bruto da produção – consumo intermediário + impostos  PIB pela ótica da despesa:  PIB = consumo das famílias + consumo do governo + investimento + variação de estoques – importações  PIB pela ótica da renda:  PIB = salários + impostos + lucro das empresas + juros +aluguéis

6  PIB nominal: representa o PIB sem descontos da taxa inflacionária.  PIB real: representa o PIB já descontado o efeito da inflação.  PIL: este dado se refere ao PIB descontada a depreciação dos ativos fixos no período.  PNB: este exclui as riquezas produzidas no país que foram remetidas ao exterior e incorpora aquelas produzidas fora que foram incorporadas ao país.

7  O PIB per capita é a divisão da riqueza nacional pelo número de habitantes.  Esta variável é interessante pois nos dá uma noção muito melhor do nível de riqueza das pessoas que vivem sob aquele PIB. (veja tabela 2.3 da p. 29).  No entanto, mesmo este índice pode ser enganoso, pois regiões altamente providas de recursos naturais escassos e caros (petróleo, por exemplo) podem ter seu PIB per capita inflado, não correspondente ao nível de vida da população que ali vive.

8 PaísPIB per capitaPaísPIB per capita Catar104.300Itália30.900 EUA49.000Argentina17.700 Suécia40.900Uruguai15.300 Alemanha38.400Venezuela12.700 França35.600Brasil11.900

9  Definição: aumento constante do PIB, pois quanto maior seu crescimento, mais empregos serão criados, mais renda será distribuída, melhor será o padrão de vida da população.  O crescimento é determinado por dois fatores fundamentais:  O estoque dos fatores de produção;  A produtividade desses fatores.

10  Os fatores de produção são: a terra, o trabalho e o capital.  Na sociedade capitalista o fator de produção fundamental é o capital.  Assim, o estoque de capital é fundamental para o crescimento → determinante para que este estoque seja suficiente é o fluxo de poupança da economia.  Caso esse fluxo seja baixo, é necessário a importação de poupança externa, o que encarece o capital e, portanto, o investimento.

11  “Portanto, quanto menor a disponibilidade de poupança interna no país, menor sua capacidade de produção, pois ele terá de pagar mais pelo investimento.” (p. 31)

12  Dois aspectos são fundamentais para determinar a produtividade dos fatores de produção:  Progresso tecnológico;  Educação da força de trabalho.  O comparativo com o caso coreano mostra o quanto o Brasil se atrasou nesse quesito:  “Tudo isso somado – força de trabalho bem-educada, investimento em tecnologia e poupança interna elevada – explica em parte o crescimento econômico acelerado da Coreia do Sul nas últimas décadas. E ilustra, na prática, por que alguns países conseguem atingir uma capacidade de crescimento mais alta que a de outros.” (p. 33)

13  O crescimento econômico, isoladamente, não é capaz de garantir resultados positivos para a sociedade como um todo.  Assim, é necessária a incorporação da noção de desenvolvimento, que incorpora a igualdade social, o desenvolvimento humano e o desenvolvimento sustentável.  São autores fundamentais para essa discussão:  O brasileiro Celso Furtado;  O indiano Amartya Sem;  O polonês, naturalizado francês, Ignacy Sachs.

14  Igualdade Social:  O desenvolvimento só acontece quando a população, em conjunto, é beneficiada pelo crescimento.  Desenvolvimento humano:  Uma nação só é desenvolvida quando garante aos seus cidadãos os direitos civis e individuais, bem como a capacidade de se defender das intempéries.  Desenvolvimento sustentável:  Viabilidade econômica determinada a partir de critérios sociais e ambientais.

15  Determinadas na Cúpula do Milênio da ONU (set/2000), em Nova York: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome. 2. Atingir o ensino básico universal. 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. 4. Reduzir a mortalidade na infância. 5. Melhorar a saúde materna. 6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças. 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

16  Academia Pearson. Economia Brasileira. São Paulo: Pearson Educacional, 2009, cap. 2.  VASCONCELLOS, M. A. S.; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008, cap. 9.  Banco Itaú. Brasil ainda precisa de poupança externa. Macro Visão Itaú, 21 mar 2013. Disponível em www.itau.com.br. Acesso em 16 set 2013.www.itau.com.br


Carregar ppt "Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google