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Plano Decenal Mineiro ou O espelho quebrado Rudá Ricci

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Apresentação em tema: "Plano Decenal Mineiro ou O espelho quebrado Rudá Ricci"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Decenal Mineiro ou O espelho quebrado Rudá Ricci www.cultiva.org.br ruda@inet.com.br

2 A ausência de estratégia  Fragmentação de Políticas  Permanência da Desigualdade Regional  Multiplicidade de concepções pedagógicas  Aumento de Controle sobre indicadores quantitativos

3 Onde estão as Escolas-Referência?

4 A distribuição regional das ER

5 Como nossas escolas estão equipadas?

6 MG parou: o caso do IDEB

7 Da educação que temos… O QUE TEMOSOS EIXOS QUE QUEREMOS FOCALIZAÇÃOESTRATÉGIA ESTADUAL INDICADORES DE RESULTADO (QUANTITATIVOS) INDICADORES DE IMPACTO (AVALIAÇÃO SISTÊMICA) RESULTADOS (REFORÇO) DESENVOLVIMENTO (PROCESSO E RESULTADOS INTEGRADOS) CONTROLE EXTERNOACORDOS ESTRATÉGICOS E DESCENTRALIZAÇÃO ESCOLA MODELO (FOCO NA SEEMG) INTEGRAÇÃO DE REDES (FOCO NA ARTICULAÇÃO)

8 Os problemas das realidades específicas: quilombolas  O que temos? Segundo levantamento realizado pelo Projeto Quilombos Gerais/CEDEFES (2006), 33% das comunidades quilombolas do Estado não possuem escolas até 4ª série primária. Segundo o mesmo levantamento, 91,4% das comunidades quilombolas não possuem escolas até 8ª série.

9 Educação do Campo  LDB sustenta adequação do calendário  Artigo 27: formação para a cidadania  Artigo 28: adaptação para o meio rural  O que temos?  Em 2007, MG possuía apenas 18 escolas que adotavam a Pedagogia da Alternância (6,79% do total, no Brasil). A maioria concentra-se no nordeste (35%).  Permanecem as nucleações de estudantes de origem rural em escolas urbanas  As férias escolares não respeitam o calendário agrícola  Pesquisa UFRS e UFRJ revela que nucleação em área urbana é responsável pelo êxodo de jovens

10 Os problemas centrais do Ensino Médio  A proposta estadual para o Ensino Médio é ambígua. Propõe adoção parcial da estrutura modular. Não há articulação entre áreas, fragmentando o ensino  O percentual de adolescentes de 15 a 17 anos que não cursam o ensino médio em Minas Gerais: 19% fora do ensino médio e outros 30% ainda cursando o ensino fundamental.

11 A Estratégia Mineira: público e privado  A adoção do modelo empresarial de gestão foi superado pela crise atual  Há consenso mundial sobre a qualificação do Estado como instância reguladora  Necessidade de formarmos quadros formuladores de políticas de Estado  Minas Gerais ainda está voltada para o projeto já superado  É necessário superar a terceirização do programa de formação continuada do professor estadual e criar efetivamente uma rede de cooperação nesta área  É fundamental articular programas estaduais de formação para a cidadania como o Programa de Educação Fiscal, comandado pela Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.


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