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PublicouIasmin Frade Alcaide Alterado mais de 8 anos atrás
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Plano Decenal Mineiro ou O espelho quebrado Rudá Ricci www.cultiva.org.br ruda@inet.com.br
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A ausência de estratégia Fragmentação de Políticas Permanência da Desigualdade Regional Multiplicidade de concepções pedagógicas Aumento de Controle sobre indicadores quantitativos
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Onde estão as Escolas-Referência?
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A distribuição regional das ER
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Como nossas escolas estão equipadas?
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MG parou: o caso do IDEB
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Da educação que temos… O QUE TEMOSOS EIXOS QUE QUEREMOS FOCALIZAÇÃOESTRATÉGIA ESTADUAL INDICADORES DE RESULTADO (QUANTITATIVOS) INDICADORES DE IMPACTO (AVALIAÇÃO SISTÊMICA) RESULTADOS (REFORÇO) DESENVOLVIMENTO (PROCESSO E RESULTADOS INTEGRADOS) CONTROLE EXTERNOACORDOS ESTRATÉGICOS E DESCENTRALIZAÇÃO ESCOLA MODELO (FOCO NA SEEMG) INTEGRAÇÃO DE REDES (FOCO NA ARTICULAÇÃO)
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Os problemas das realidades específicas: quilombolas O que temos? Segundo levantamento realizado pelo Projeto Quilombos Gerais/CEDEFES (2006), 33% das comunidades quilombolas do Estado não possuem escolas até 4ª série primária. Segundo o mesmo levantamento, 91,4% das comunidades quilombolas não possuem escolas até 8ª série.
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Educação do Campo LDB sustenta adequação do calendário Artigo 27: formação para a cidadania Artigo 28: adaptação para o meio rural O que temos? Em 2007, MG possuía apenas 18 escolas que adotavam a Pedagogia da Alternância (6,79% do total, no Brasil). A maioria concentra-se no nordeste (35%). Permanecem as nucleações de estudantes de origem rural em escolas urbanas As férias escolares não respeitam o calendário agrícola Pesquisa UFRS e UFRJ revela que nucleação em área urbana é responsável pelo êxodo de jovens
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Os problemas centrais do Ensino Médio A proposta estadual para o Ensino Médio é ambígua. Propõe adoção parcial da estrutura modular. Não há articulação entre áreas, fragmentando o ensino O percentual de adolescentes de 15 a 17 anos que não cursam o ensino médio em Minas Gerais: 19% fora do ensino médio e outros 30% ainda cursando o ensino fundamental.
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A Estratégia Mineira: público e privado A adoção do modelo empresarial de gestão foi superado pela crise atual Há consenso mundial sobre a qualificação do Estado como instância reguladora Necessidade de formarmos quadros formuladores de políticas de Estado Minas Gerais ainda está voltada para o projeto já superado É necessário superar a terceirização do programa de formação continuada do professor estadual e criar efetivamente uma rede de cooperação nesta área É fundamental articular programas estaduais de formação para a cidadania como o Programa de Educação Fiscal, comandado pela Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.
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