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O EMPREENDEDOR E SUA FORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "O EMPREENDEDOR E SUA FORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O EMPREENDEDOR E SUA FORMAÇÃO

2 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações multinacionais. O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportações de Software) foram criadas.

3 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
O GEM é a maior iniciativa internacional para analisar a propensão a empreender e as condições que aumentam iniciativas de empreendedorismo. A pesquisa se baseia em dados de amostra de 197 mil adultos (entre 18 a 64 anos) e mais de 3 mil especialistas de 70 economias, incluindo o Brasil, o que representa 75% da população e 90% do PIB mundial.  A taxa de empreendedorismo no Brasil em 2002 era 20,9% e em 2012 chegou a 30,2%. As maiores taxas de empreendedores iniciais estão no gênero masculino, idade entre 25 e 34 anos, porém as empreendedoras do sexo feminino representam 49,6%.

4 Brasileiros e o empreendedorismo: muita vontade mas pouca ação
76% preferiria ter seu próprio negócio a ser funcionário (2ª maior taxa do mundo); Consideram uma forma de alcançar prazer, autonomia e realização; Porém apenas 19% acha provável abrir um negócio nos próximos 05 anos, apesar de que 03 em cada 04 brasileiros gostaria de empreender; Dos 81% que não pretendem empreender, a justificativa é a falta de recursos financeiros.

5 “O empreendedor é alguém capaz de
Quem é o empreendedor? “O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso”. (Timmons)

6 Mitos sobre empreendedores
MITO 1: Qualquer um pode começar um negócio. Realidade: Pode. Empreendedores que entendem a diferença entre uma ideia e uma oportunidade e pensam grande têm mais chances de ser bem-sucedidos.

7 “ Não fui procurar emprego, fui procurar clientes” Dilma Abidias
Desempregada, ela decidiu vender salgadinhos na praia. Após um dia cansativo, sem vender nada, sentou-se na areia e ficou OBSERVANDO o movimento. Descobriu que as mães têm a obsessão de lavar as mãos sujas das crianças antes que comam alguma coisa.

8 “ Não fui procurar emprego, fui procurar clientes” Dilma Abidias
Começou então a carregar um isopor com água potável. Depois ampliou seus negócios no posto 9 de Ipanema e começou a alugar óculos escuros e bronzeadores. PERCEBEU que os pais separados não lembravam do protetor solar para os filhos.

9 Contextualização Empreendedores por necessidade: iniciam um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções de trabalho, abrindo um negócio a fim de gerar renda para si e para sua família. Geralmente informais. Empreendedores por oportunidade: optam por iniciar um novo negócio mesmo quando possuem alternativas de emprego e renda, com intuito de aumentar a renda e pelo desejo de independência. Formais.

10 Contextualizando oportunidade
Um empreendedor tem plena consciência de que a janela da oportunidade pode se abrir e fechar rapidamente. Assim, seu comportamento é marcadamente voltado para a ação. Com frequência pergunta-se: “Que oportunidade se esconde por trás do desejo, da necessidade não atendida? O que devo fazer para satisfazê-los?

11 EXEMPLOS DE INOVAÇÃO (PRODUTOS)
Produção de melancia quadrada para melhor armazenamento e transporte; Noah - Nova Arca de Noé: criada para catástrofes como tsunamis Navio híbrido: utiliza energia elétrica e solar.

12 Fonte: Sebrae, GEM, 2013

13 Razões para criar uma empresa (Pesquisa Sebrae-SP)
33% Encontrou uma oportunidade 30% Queriam ter a própria empresa (autonomia) 14% Queria ganhar mais $$ 11% Clientes pediram (legalização) 9% Desemprego 3% Outro

14 A formação de empreendedores
A MORTE DOS EMPREGOS O modelo tradicional de geração de novos postos de trabalho, criado nas organizações já existentes, está saturado... O que fazer?? Propõe-se um caminho alternativo: A formação de empreendedores

15 FATORES CRÍTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO As inovações tecnológicas têm sido o diferencial do desenvolvimento econômico mundial, o qual é dependente de quatro fatores crítico, que devem ser analisados, para então se entender o processo empreendedor: 1 – Talento – Pessoas 2 – Tecnologia – Idéias 3 – Capital – Recursos 4 – Know-how – Conhecimento

16 TALENTO: O Talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe esse Talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. TECNOLOGIA: Talento sem ideias é como uma semente sem água. Quando o talento é somado à tecnologia e as pessoas têm boas ideias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer. CAPITAL: Existe ainda um combustível essencial para que finalmente o negócio saia do papel – o capital. Sem recurso financeiro é impossível viabilizar qualquer empreendimento. KNOW HOW: O componente final é o know-how, ou seja, o conhecimento e a habilidade de conseguir convergir em um mesmo ambiente o talento, a tecnologia e o capital que fazem a empresa crescer.

17 O empreendedor necessita tecer relações e buscar o equilíbrio com cada um destes grupos em condições de incerteza Contador Rede relações Clientes Acionistas Empregados Empresas associadas Economia Justiça Oportunidade Advogado Sócios Governo Concorrência Clientes Comunidade Capitalista risco Leis Fornecedores Bancos Outros

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19 Sonhos dos brasileiros
Fonte: Sebrae, GEM, 2013

20 Teoria Empreendedora dos Sonhos Fernando Dolabela
O sonho mencionado é aquele que se sonha acordado, que tem a capacidade de gerar auto realização e representar um projeto de vida. (PSP) “O empreendedor é alguém que sonha e tenta transformar o seu sonho em realidade” (Dolabela)

21 EMPREENDEDORISMO PODE SER APRENDIDO?
Até alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedor era inato, que nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Hoje em dia, esse discurso mudou e, cada vez mais, acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e aprendido (entendido) por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio e do perfil do empreendedor.

22 As características do comportamento empreendedor
Busca de oportunidade e iniciativa Persistência Comprometimento Eficiência e qualidade Correr riscos calculados Estabelecimento de metas Busca de informações Planejamento e monitoramento sistemáticos Persuasão e rede de contatos Independência e auto-confiança Fonte: Brasil Entrepreneur 1995

23 Reflexão “Qualquer individuo que tenha a frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e se comportar empreendedoramente. O empreendimento é um comportamento, e não um traço de personalidade. E suas bases são o conceito e teoria, e não a intuição.” Peter Drucker

24 MITOS SOBRE EMPREENDEDORES
•MITO 2: Empreendedores nascem feitos. •REALIDADE: Embora empreendedores nasçam com uma certa inteligência, vontade de criar e energia, sua formação depende da acumulação de habilidades relevantes, experiência e contatos.

25 Comportamento empreendedor
As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas: Técnicas Gerenciais Características pessoais

26 Comportamento empreendedor
Características: Técnicas: envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. Gerenciais: incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle). Pessoais: ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

27 Comportamento empreendedor
Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás.

28 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM)
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para startups

29 MITOS SOBRE EMPREENDEDORES
MITO 3: Empreendedores devem ser jovens e cheios de energia. REALIDADE: Essas qualidades podem ajudar, mas idade não é barreira. O que é crítico, é possuir conhecimento relevante, experiência e contatos que facilitam reconhecer e agarrar uma oportunidade.

30 Peculiaridades Brasileiras
58% dos empreendedores investiram menos de R$10 mil 18% desembolsaram menos de R$2mil 19% conseguiram alocar valores mais robustos (acima de R$30 mil) 27% dos empreendedores iniciais e 20% dos negócios estabelecidos atuam no setor de alimentação. Outros destaques: vestuário e confecções 82,3% dos empreendedores iniciais não oferecem novidades 85,7% de empreendedores estabelecidos não oferecem novidades

31 Brasileiros e o empreendedorismo: uma relação ambígua
Estes dados são do relatório Endeavor Brasil 2013 em parceira com Ibope e do Relatório GEM Brasil com apoio do Sebrae, IBQP e FGV. 88% da população acredita que os empreendedores são geradores de emprego; 74% diz que o empreendedorismo é a base da criação da riqueza e beneficia a todos; 60% acredita que os empreendedores exploram o trabalho e outras pessoas.

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33 Porque muitas empresas
não sobrevivem?

34 O que eles não sabiam… Uma equipe treinada/qualificada é importante
Quem são seus clientes (e quantos) Número de competidores Localização é importante Questões legais Informações de fornecedores Valor do investimento inicial

35 O que é importante para sobreviver*
* Questão feita aos indivíduos que quebraram/fecharam a empresa. 33% planejamento prévio 25% suporte do governo e leis específicas para as PMEs 19% melhorar desenvolvimento econômico do país 15% boa gestão desde o início 5% evitar misturar questões pessoais com a empresa 3% outro

36 Porque eles quebraram…
* Questão feita aos que quebraram/fecharam a empresa 25% falta de capital 19% não tinha clientes ou tinha maus clientes (inadimplência) 11% problemas de planejamento ou falta dele 11% questões pessoais 9% problemas de sociedade 7% problemas legais 6% competidores fortes 6% não tinha lucros 2% altos impostos 10% outro

37 Por que formar empreendedores?
Para que possam ter condições de saber: Quando? Como? Onde iniciar seus empreendedimentos? Quais alternativas para traçar suas carreiras profissionais? De que forma irá maximizar seus objetivos pessoais e para com a sociedade?

38 E o futuro… Dispôr de: Um parque tecnológico,
Centro de alta tecnologia, Incubadora de empresas, Escola de empreendedores.

39 Para finalizar... “Somente o empreendedorismo pode explicar como um indivíduo, com uma brilhante ideia e uma garagem, pôde se transformar num gigante e vencer como Steve Jobs da Apple, e os fundadores da HP”. Packard, 1995. A formação de empreendedores será uma das alternativas para vencer a crise da falta de emprego que vem castigando o mundo todo.


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