A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIGOR Propriedade das sementes que determina seu potencial para uma emergência rápida e uniforme com o desenvolvimento de plântulas normais em uma ampla.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIGOR Propriedade das sementes que determina seu potencial para uma emergência rápida e uniforme com o desenvolvimento de plântulas normais em uma ampla."— Transcrição da apresentação:

1 VIGOR Propriedade das sementes que determina seu potencial para uma emergência rápida e uniforme com o desenvolvimento de plântulas normais em uma ampla faixa de condições ambientais (ASSOCIATION OF OFICIAL SEED ANALYSIS, 1983).

2 MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DO VIGOR
DIRETOS: Realizados no campo ou em condições de laboratório, que simulem fatores adversos de campo. b) INDIRETOS: Realizados em laboratório com o objetivo de avaliar as características físicas, fisiológicas e bioquímicas que expressem a qualidade das sementes.

3 TESTES DIRETOS TESTES INDIRETOS
Teste de Frio Velocidade de emergência no campo População inicial Peso seco das plântulas TESTES INDIRETOS Bioquímicos Fisiológicos De Resistência

4 TESTES INDIRETOS Bioquímicos Fisiológicos De Resistência
Teste de tetrazólio Condutividade elétrica Fisiológicos Primeira contagem Velocidade de germinação Crescimento da raiz Crescimento da plântula De Resistência Germinação à baixa temperatura Imersão em água quente Imersão em soluções osmóticas Teste de envelhecimento acelerado

5 TESTE DE TETRAZÓLIO Sementes de Braquiária Viável Não Viável

6 Sementes de Milho Mortas

7 Sementes viáveis de alto vigor Tecidos com aspecto normal e firme, com
Classes para determinação de vigor e viabilidade de sementes de abobrinha CLASSE 1 Sementes viáveis de alto vigor Tecidos com aspecto normal e firme, com coloração rosa claro brilhante, podendo exibir alguns pontos de coloração róseo mais intenso em áreas não críticas dos cotiédones (inferior a 10%).

8 CLASSE 2 Sementes viáveis de baixo vigor: tecidos firmes com áreas de coloração rosa intenso ou com aspecto de mosaico, ocupando menos de 50% da área total dos cotilédones e/ou eixo embrionário.

9 Sementes viáveis não vigorosas:
CLASSE 3 Sementes viáveis não vigorosas: com coloração vermelho intenso podendo tender a branco leitoso nos cotilédones e/ou eixo embrionário, ocupando área superior a 50% dos mesmos, mas atingindo a ligação dos cotilédones com o eixo embrionário. Eixo embrionário pode apresentar áreas de cor vermelha intensa.

10 Sementes não viáveis: coloração vermelha intensa na região de ligação dos cotilédones com o eixo embrionário. Manchas vermelho intenso tendendo a branco leitoso nas superfícies externas e internas dos cotilédones se estendendo até a região de ligação destes com o eixo; presença de radícula completamente não colorida ou eixo embrionário totalmente colorido de vermelho intenso tanto interna como externamente. CLASSE 4

11 CLASSE 5 Sementes mortas: coloração vermelho intenso ou branco leitoso em toda a sua extensão, ou ainda, cotilédones vermelho intenso, mas com áreas já descoloridas, atingindo inclusive a região de ligação com o eixo embrionário. Eixo totalmente branco leitoso.

12 Sementes de Soja: alto vigor

13 Sementes de soja com dano mecânico

14 Problemas de deterioração por umidade
Dano por percevejo

15 TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO Alta temperatura e alta UR
Princípio do teste: Alta temperatura e alta UR Método Gerbox

16 TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO
Espécie Temperatura/Período Milho 45º C / 72h 41ºC / 42ºC / 44ºC / 96h Soja 41º C / 48h 41º C / 72h Trigo 41º C / 43º C / 45º C / 72h 42º C / 60h Feijão 42º C / 72h


Carregar ppt "VIGOR Propriedade das sementes que determina seu potencial para uma emergência rápida e uniforme com o desenvolvimento de plântulas normais em uma ampla."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google