A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTIANISMO. O MESSIAS REDIMIRÁ ISRAEL A ERA MESSIANICA Paz entre todas as nações Perfeita harmonia e abundância na natureza Todos os judeus voltam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTIANISMO. O MESSIAS REDIMIRÁ ISRAEL A ERA MESSIANICA Paz entre todas as nações Perfeita harmonia e abundância na natureza Todos os judeus voltam."— Transcrição da apresentação:

1 CRISTIANISMO

2 O MESSIAS REDIMIRÁ ISRAEL

3 A ERA MESSIANICA Paz entre todas as nações Perfeita harmonia e abundância na natureza Todos os judeus voltam do exílio para Israel Fim do pecado e do mal. Todo o povo de Israel obedecerá aos preceitos Reconstruçã o do templo Aceitação universal do Deus judaico

4 Cristianismo

5 CRISTIANISMO – VEM DO GREGO KHRISTÓS, UMA TRADUÇÃO DA PALAVRA HEBRAICA MESSIAS

6 PROCESSO HISTÓRICO

7 1- Ano 4 a. C – Jesus Cristo nasce na Judéia romana. 2- ano 26 d. C – Jesus é batizado por João Batista e dá início a seu ministério. 3 – 30 – 36 d. C – Jesus é crucificado pelas autoridades romanas. E os cristãos acreditam que ele ressuscitou três dias depois. 4 – 313 d. C – O Imperador romano Constantino publica o Edio de Milão, permitindo que a fé cristã seja livremente praticada.

8 5 – 380 d. C – O Cristianismo torna-se a religião oficial do Império Romano. 6 – 1054 d. C – O Grande Cisma – o cristianismo se divide em duas vertentes: a ocidental – catolicismo romano e a oriental – catolicismo ortodoxo. 7 – 1095 – 1291 – Cruzadas – uma série de guerras religiosas para livrar Jerusalém da ocupação muçulmana. 8 – 1517 d. C – Martinho Lutero inicia a Reforma Protestante na Alemanha com a publicação de 95 teses criticando abusos clericais.

9 C ONHECENDO A H ISTÓRIA A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.

10 C ONHECENDO A H ISTÓRIA Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão.

11 C ONHECENDO A H ISTÓRIA Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.

12 C ONHECENDO A H ISTÓRIA O Cristianismo teve início com a vida, o ministério, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus, que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus. Mensagem central: AMOR a Deus e ao próximo. A fé cristã está ao alcance de quem quer segui-la, seja qual for sua condição social ou financeira ou origem étnica.

13 C ONHECENDO A H ISTÓRIA O Cristianismo é uma religião monoteísta. Nasceu do Judaísmo. Sua base teológica é a ressurreição de Jesus de Nazaré, que se tornou Senhor e Cristo.

14 C ONHECENDO A H ISTÓRIA Após a morte de Jesus, pequenas comunidades cristãs foram se formando, dando origem à Igreja Cristã. O Cristianismo anuncia a Vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Seu livro sagrado é a Bíblia: AT e NT.

15 DOUTRINA CRISTÃ De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens.

16 DOUTRINA CRISTÃ Ressuscitou e foi para o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.

17 LIVRO SAGRADO O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento.

18 Livros Deuterocanônicos

19 IGREJA PRIMITIVA Doze apóstolos Pentecostes – nascimento da Igreja Até 313, o Cristianismo era visto como seita, sendo perseguido pelos judeus e pelo Império Romano. Em 311 Constantino converte-se ao Cristianismo e em 313 é públicado o Edito de Milão permitindo assim a liberdade de culto. Mais tarde, nos anos de 380, o imperador Teodósio I combate o paganismo, proibindo o seu culto e proclamando o Cristianismo religião oficial do Império RomanoTeodósio I É interessante constatarmos que a Igreja católica se constituiu como uma instituição no Império Romano. Mas, ainda que tenha sido fortalecida pelos últimos imperadores de Roma, sobreviveu à sua queda, em 476, e foi adquirindo cada vez mais poder e prestígio durante a Idade Média.

20 DIVISÃO DO CRISTIANISMO O Cristianismo divide em: católicos: romanos e ortodoxos; e protestantes. A religião é cristã, mas os cristãos estão em diferentes Igrejas:

21 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Igreja Católica Apostólica Romana seguem as orientações do Papa. Igreja  comunhão com Cristo e companheirismo entre os seguidores. Católica  universal, mundial, para todos. Apostólica  comandada por sucessores dos apóstolos. Romana  Fundada em Roma, primeira das sedes apostólicas.

22 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Igreja Católica O rganização rígida e hierárquica: Papa – líder maior Cardeais – auxiliam o Papa no governo da Igreja e elegem novo Papa. Bispos – governam uma diocese, ordenam os padres e presidem à confirmação dos fiéis. Padres – dirigem sua paróquia, rezam a missa e ministram os sacramentos.

23 ALGUNS DOGMAS Instituição da missa Culto à virgem Maria Adoração das imagens e relíquias Canonização dos santos Celibato sacerdotal Dogma da transubstanciação Criou-se a confissão particular

24 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Igreja Ortodoxa (ano 1054): seguem as orientações dos Patriarcas. As Igrejas Ortodoxas Orientais, independentes, cada uma liderada por um Patriarca.

25 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Reforma Protestante No século XVI, uma grande revolução eclesiástica ocorreu na Europa Ocidental, levando a mudanças consideráveis na esfera religiosa que, durante todo o período medieval, estivera sob o domínio da Igreja Católica.

26 DIVISÃO DO CRISTIANISMO 1517 – Martinho Lutero, monge alemão, acusa a Igreja Católica de incitar os cristãos a comprar indulgências; sustenta que tanto o Papa como o Concílio podem enganar-se e que o cristão só deve submeter-se à Bíblia. Lutero foi excomungado em 1520.

27 DIVISÃO DO CRISTIANISMO O Protestantismo prega a necessidade de todos lerem a Bíblia e que a salvação pode ser obtida exclusivamente pela graça, sem precisar da intermediação de sacerdotes ou da Igreja.

28 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Na mesma época, o rei inglês Henrique VIII rompeu com o Papa e se tornou o chefe da Igreja da Inglaterra ou Igreja Anglicana.

29 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Os reformadores suíços Calvino e Zuínglio defendiam um rompimento mais radical com o catolicismo. Como no início do cristianismo, a igreja seria dirigida por uma assembleia de ministros ou anciãos, o presbitério: Igrejas Presbiterianas.

30 DIVISÃO DO CRISTIANISMO IGREJAS PROTESTANTES 1.Igrejas Históricas 2.Igrejas Pentecostais 3.Igrejas Neo-Pentecostais 4.Paraprotestantes

31 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Igrejas Históricas Igreja Luterana (M. Lutero: 1519, Alemanha) Ig. Anglicana( Henrique VIII, 1534, Inglaterra) Ig. Batista (Thomas Helwys, 1611, Inglaterra). Ig. Presbiteriana (J. Knox, 1643, Inglaterra) Igreja Metodista (John Wesley (1740,......).

32 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Protestantismo no Brasil Protestantismo de Imigração – chegada com imigrantes de religiões protestantes como alemães e ingleses – séc. XIX. Igrejas luteranas, anglicanas, menonitas, metodistas e reformadas. Protestantismo de Missão – igrejas implantadas pela palavra de pregadores e missionários estrangeiros, como: presbiterianos, metodistas, batistas, anglicanos ou episcopais, adventistas, congregacionalistas.

33 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Protestantismo Pentecostal Movimento de renovação do Cristianismo iniciado nos Estados Unidos no século XIX. Ênfase na experiência direta e pessoal de Deus através do batismo no Espírito Santo. Pentecostal refere-se à descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus, no dia de Pentecostes. Os batizados no Espírito Santo podem descobrir dons (carismas) como falar línguas estranhas (glossolalia), profetizar, curar. Cultos marcados pela espontaneidade e muita glorificação. A Bíblia é, em geral, interpretada literalmente. Normas de comportamento buscando afastar-se do que é mundano.

34 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Protestantismo Pentecostal Assembleia de Deus Congregação Cristã no Brasil Igreja do Evangelho Quadrangular O Brasil para Cristo Deus é Amor

35 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Protestantismo Neopentecostal Movimento surgido na década de 1970, com igrejas mais secularizadas, padrões de comportamento menos rígidos e ênfase na teologia da prosperidade. Cultos voltados para o êxtase, com destaque para a glossolalia, o exorcismo e milagres. Uso intenso da mídia.

36 DIVISÃO DO CRISTIANISMO Protestantismo Neopentecostal Grande crescimento no Brasil com proliferação de igrejas, como:  Igreja Universal do Reino de Deus (1977)  Igreja Internacional da Graça de Deus (l980)  Renascer em Cristo (1986)  Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1992)  Ministério Internacional da Restauração (1992)

37 DIVISÃO DO CRISTIANISMO PARAPROTESTANTES/ PARALELAS À REFORMA Testemunhas de Jeová: milhões de membros organizados em congregações distribuídas no mundo. Enfatizam o nome de Deus, Jeová. Ética puritana. Difundem sua fé de porta em porta. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons): fundada pelo americano Joseph Smith no séc. XIX. Além da Bíblia consideram outros livros sagrados como o Livro de Mórmon, Doutrinas e Alianças. Organização hierárquica da comunidade

38 DIVISÃO DO CRISTIANISMO PARAPROTESTANTES/ PARALELAS À REFORMA Igreja Adventista do Sétimo Dia tem sua fé fundamentada na Bíblia. O nome adventista é uma referência à sua crença no advento, segunda vinda de Jesus, surgiu entre as décadas de 1850 e 1860 concomitantemente nos Estados Unidos e na Europa.


Carregar ppt "CRISTIANISMO. O MESSIAS REDIMIRÁ ISRAEL A ERA MESSIANICA Paz entre todas as nações Perfeita harmonia e abundância na natureza Todos os judeus voltam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google