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Tecnologia da educação

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Apresentação em tema: "Tecnologia da educação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da educação
e na educação conceitos, históricos e impactos na sociedade CLANDERLEI PEREIRA DE SOUZA SAMUEL SERQUEIRA VINICIUS LIRA DIAS

2 Do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo”
Tecnologia Do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo” É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

3 A tecnologia é o encontro entre ciência e engenharia.
Inclui as ferramentas e processos simples: Uma colher de madeira Fermentação da uva E ferramentas e processos complexos Estação Espacial Internacional Dessalinização da água do mar. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

4 Questões sociais como o desemprego,
Tecnologia A tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, Questões sociais como o desemprego, Questões ecológicas como a poluição, Questões filosóficas e sociológicas, É vista como atividade que forma ou modifica a cultura. < acesso em: 11 de dezembro de 2012

5 Engloba os processos de ensinar e aprender.
EDUCAÇÃO Engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno responsável pela manutenção e perpetuação dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

6 A prática educativa formal é intencional e com objetivos determinados.
EDUCAÇÃO A prática educativa formal é intencional e com objetivos determinados. Educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. Educação tecnológica é a exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas. Educação informal é a que acontece no dia-a-dia, no cotidiano. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

7 Tecnologia no método de ensino
O processo de ensino esta sempre mudando. Sempre buscando novas soluções. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

8 Tecnologia no método de ensino
Varias formas surgiram ao longo dos tempos: giz e o quadro-negro, passando por livros; cursos por correspondências; rádio-aula e tele-aula; aulas através de midias (videocassete, dvd's), projetores. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

9 Tecnologia no método de ensino
Muitos desses métodos procuram atender as várias necessidades do aluno. Esses recursos foram bastante utilizados até o fim do século passado; < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

10 Tecnologia no método de ensino
A metodologia de ensino teve grande mudança com os computadores. Aulas de informática passaram a ser obrigatorias. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

11 Tecnologia no método de ensino
A internet foi de grande impacto no processo de ensino. Integrou os meios de comunicação. Disseminou o ensino. É possivel obter o conhecimento sem precisar do modelo de ensino formal, através de instituições físicas como escolas e universidades < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

12 Tecnologias educacionais
Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação sistematizada. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

13 Tecnologias educacionais
Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação sistematizada. Tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra – ardósia; usa-se a tecnologia do livros didáticos < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

14 Tecnologias educacionais
Quais seriam os curriculos escolares mais adequados para o nosso tipo de sociedade pretendida. < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >

15 Conceito de educação “A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”. (Paulo Freire)

16 A educação não tem uma fórmula pronta;
Conceito de educação A educação não tem uma fórmula pronta; A fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educandos, mais engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação.

17 Começou e em 1549 com os jesuítas.
histórico Começou e em 1549 com os jesuítas. Em 1759 o ministro D. José I, o Marquês de Pombal, cria imposto para financiar o ensino primário. Logo após isto D. João VI, institui a necessidade educacional para a corte.

18 histórico Com a independência de 1822,e a constituição de 1823, pela primeira vez se associou apoio universal a educação popular. Com base na ideias de constituições anteriores, firma a constituição de 1824 onde assegura “instrução primaria e gratuita”.

19 histórico Sendo confirmado com a lei de 15 de outubro de 1827 que determinou a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e vilarejos envolvendo o poder publico.

20 histórico Em 1834 D. João VI delega as províncias a prerrogativa de legislar sobre a educação primaria, comprometendo a futuro da educação básica, afastando o governo da responsabilidade de assegurar educação elementar para todos.

21 histórico Na década de 1920, o Brasil começou a repensar no setor educacional , após longas discussões são feitas reformas no ensino primário. Surge a geração de educadores como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Almeida Junior

22 histórico 1932 – implementação da escola nova e a divulgação do manifesto dos pioneiros. Documento histórico que apontava os ideais desse movimento, redefinindo o papel do Estado.

23 Surgindo nesse período as primeiras universidades brasileiras;
histórico Surgindo nesse período as primeiras universidades brasileiras; 1937 – uma Constituição Autoritária; 1945 – com a queda do estado novo muitos ideais foram retomado; 1948 – projeto de diretrizes e bases da educação nacional. 1961 – aprovação com a lei n°

24 histórico No período que vai da queda do estado novo a revolução de 1964, quando inaugurou o período autoritário, o sistema educacional brasileiro passou por mudanças significativas; Entre elas o surgimento em 1952 do CAPES – Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior; A instalação do Conselho Federal de Educação em 1961; Campanhas e movimentos de alfabetização de adultos; Expansão do ensino primário e superior.

25 O movimento de 1964 interrompe essa tendência.
histórico O movimento de 1964 interrompe essa tendência. Mudanças significativas foi introduzidas com a lei 5.540/68 e 5692/71, tanto no ensino superior, quanto no 1° e 2° grau. Na constituição de é introduzido inovações e compromissos. Com destaque para a universalização do ensino fundamental e erradicação do analfabetismo.

26 Impacto na sociedade atual
Há dois momentos importantes nessa questão: Um deles se inicia com advento do computador e tem seu ponto mais alto no aparecimento do PC – persona computer - cujo o aperfeiçoamento ainda esta longe de ser concluído. é

27 Impacto na sociedade atual
O segundo começa com as primeiras redes de comunicação que utilizam computadores conectado a um servidor central e desenvolve-se até o ponto atual da WWW – Word Wide Web (rede mundial de computadores). é

28 Impacto na sociedade atual
Por outro lado o uso inteligente desse instrumento requer mudanças no processo de ensino , que por sua vez vão acarretar mudanças na organização escolar e sala de aula. Podendo ser a aprendizagem com uso da tecnologia um aliado na preparação e conscientização das propostas de ensino professor e aluno. é

29 Fontes bibliografias e imagens
< acesso em: 11 de dezembro de 2012> < acesso em: 11 de dezembro de 2012 > < acesso em: 11 de dezembro de 2012> < acesso em: 11 de dezembro de 2012 >


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