A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORATÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORATÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 ORATÓRIA

2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Emissor Adequação Mensagem Clareza Receptor Interesse Ruídos Emissor Ruídos Mensagem Ruídos Receptor

3 Como controlar o medo de falar em público
Orador Real – é a verdadeira imagem do comunicador; Orador Imaginado – é a imagem que o comunicador pensa que transmite aos ouvintes.

4 Cinco regras fundamentais da oratória
O êxito da comunicação depende da sinceridade do orador; Um bom orador demonstra serenidade; A oratória é um meio de comunicação, não de exibição; O propósito ao falar é receber a atenção do público; A eficácia de um discurso depende em grande parte da naturalidade dos gestos.

5 Recomendações para controlar o medo de falar em público
Quando o medo aparecer encare-o normalmente; Controle seu nervosismo; Tenha uma atitude correta; Antes de pensar “como falar”, saiba “o que falar”; Não pinte o diabo mais feio do que é; Não adquira vícios; Chame sua voz com a respiração; A prática irá proporciona-lhe o reflexo.

6 Qualidades do Orador Memória Síntese; Habilidade; Ritmo; Inspiração;
Criatividade; Entusiasmo; Determinação; Observação; Teatralização; Síntese; Ritmo; Voz; Respiração; Dicção; Velocidade; Expressividade; Intensidade ESCOLHA O VOCABULÁRIO IDEAL.

7 Expressão Corporal Naturalidade dos gestos; Posição das Pernas;
Movimentos das mãos; Posição da cabeça; Comunicação do semblante; Comunicação visual.

8 O discurso e o resultado na Oratória
Quando ler um discurso? Como improvisar um discurso?

9 Tipos de Discursos Discurso eleitoral; Discurso para entreter;
Discurso de despedida; Discurso informativo; Discurso de Motivação; Discurso de aceitação; Discurso de boas vindas; Discurso de persuasão; Discurso de más notícias. USE PAUSAS !!

10 Elementos essenciais para composição de um discurso
Interdependência; Proporcionalidade: Início (aprox. 2 minutos); Corpo do discurso (aprox. 7 minutos); Conclusão (aprox. 1 minuto). Elucidação.

11 PARTES DO DISCURSO Introdução: Segundo Cícero, é a oração que prepara o ânimo do ouvinte para receber bem o restante do discurso; Preparação: Pressupõe a existência de elementos que servem para tornar clara a matéria principal do discurso; Assunto Central: É a parte mais importante do discurso, o trabalho é desenvolvido por sua causa; Conclusão: Finalizar o pensamento, com vibração e intensidade da voz.

12 PRONOME DE TRATAMENTO FORMAIS
Abreviaturas - Singular Abreviaturas – Plural Emprego o(s) senhor(es), a(s) senhora(s) sr. sra. srs. sras. tratamento formal ou cerimonioso Vossa Alteza V.A. VV.AA. príncipes, princesas, duques Vossa Eminência V. Em.a V.Em.as cardeais Vossa Excelência V.Ex.a V.Ex.as altas autoridades Vossa Magnificência V.Mag.a V.Mag.as reitores de universidades Vossa Majestade V.M. VV.MM. reis, imperadores Vossa Reverendíssima V.Rev.ma V.Rev.mas sacerdotes Vossa Senhoria V.S.a V.S.as autoridades, tratamento respeitoso, correspondência comercial Vossa Santidade V.S. Papa, Dalai Lama

13 Ao se dirigir respeitosamente a uma autoridade, você usa o "Vossa".
Ao se dirigir a outra pessoa, referindo-se àquela mesma autoridade, você usa o "Sua". Exemplos: Vossa Excelência foi muito útil na resolução do problema. Sua Excelência, o deputado José, foi muito útil na resolução do problema. Acredito que V.S. será o melhor Papa e que suas decisões serão acatadas por todos os fiéis. Acredito que Sua Santidade, o Papa….. fará um excelente trabalho a frente da igreja católica. Estou ansioso pela missa que Vossa Santidade rezará no Rio de Janeiro. Informo que Sua Santidade rezará uma missa no Rio de Janeiro na próxima semana

14 O público não gosta De demora antes de começar a tratar do assunto;
Discursos muito longos; Muito material com detalhes irritantes; Voz desagradável – dura, monótona, baixa, confusa. Não esqueça: o tempo é importante, por isso empregue sempre, menos palavras e mais idéias.

15 O público gosta De palavras conhecidas, mas não vulgares;
De frases simples; De conhecimento da matéria; De respeito ao tempo que lhe foi designado; De sinceridade; De entusiasmo.


Carregar ppt "ORATÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google