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UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME) LUCIANO JAEGER

2 1. QUAIS AS MUDANÇAS NODAIS DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE ? 2. POR QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É TEMA RELEVANTE NA ATUALIDADE?

3 ETHOS= CARÁTER, PERSONALIDADE DIZ DOS COSTUMES, DO “HABITAT” DIZ DOS COMPORTAMENTOS HUMANOS

4 A PÓS-MODERNIDADE POSSUI UM NOVO ETHOS?

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6 1.Poder Estado 2.Ética 3.Materialidade 4.Produção 5.Racionalida- de técnica - instrumental 1.Poder Financeiro 2.Estética 3.Imaterialidade 4.Reprodução 5.Alteridade pluralista MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE

7 6. Fixidez, ordenamento 7. Renovação urbana 8. Permanência 9. Tempo 10. Arte 6. Complexidade, deslizes 7. Revitalização urbana 8. Efemeridade 9. Espaço 10. Espetáculo MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE

8 QUAIS AÇÕES DÃO SENTIDO À EXISTÊNCIA HUMANA TANTO NA DIMENSÃO INDIVIDUAL QUANTO COLETIVA?

9 NOVO CENÁRIO

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11 MARCAS DA CONTEMPORANEIDADE 1.PARADOXOS AGUDOS 2. VOLATIZAÇÃO HUMANA 3. EMBRUTECIMENTO DOS SENTIDOS 4. FRAGILIDADE ÉTICA 5. ERA VIRTUAL

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14 ATRAVÉS DAS MUDANÇAS NODAIS DA MODERNIDADE A PÓS-MODERNIDADE COMO SE EFETIVA O CONHECIMENTO? - PRATICAMOS UMA EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO?

15 NOS ENGANAMOS QUANDO ENTENDEMOS E PRATICAMOS UMA EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO SERIA DIFERENTE SE ENTENDÊSSEMOS E PRATICÁSSEMOS UMA EDUCAÇÃO PARA O CONHECIMENTO E A ÉTICA

16 INFORMAÇÃO # CONHECIMENTO

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19 VOLTAMOS.. POR QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É TEMA RELEVANTE NA ATUALIDADE?

20 “De sujeito pensante a objeto pensado, os humanos tornaram-se objetiváveis para a ciência” (MARINGUELA)

21 “Humano, demasiado Humano” – (1878) Nietzsche Denúncia da falta de espírito livres e de sentido histórico

22 Contexto Dogmatização da ciência Reflexão epistemológica inicia século 17 e tem seu apogeu no final do 19. Era da industrialização, ápice da ciência e da técnica.

23 Consciência epistemológica X Reflexão epistemológica Origem: Crise da Ciência Qual crise?

24 Crise de crescimento: problema na matriz disciplinar. Se revela a insatisfação dos métodos e conceitos. 2. Crise de degenerescência: são crises de paradigma. A crise da ciência é, assim, uma crise da epistemologia.

25 O Círculo de Viena é demarcador da dog/desdogmatização da ciência. Nele a teoria científica se justifica enquanto justificação das ciências positivas.

26 A epistemologia científica tem por objeto exclusivo, o conhecimento científico. Questões: - quais os fundamentos da ciência? - O que justifica a validade e os limites do conhecimento científico?

27 Assim, atualmente há a desdogmatização da ciência Através de 3 vertentes nodais: 1.O próprio Círculo de Viena 2.( Wittgenstein e Popper) ‏ Reflexão sobre a prática científica (Khun, Bachelard) ‏ 3. De conotação filosófica que não

28 partilha do fetichismo do conhecimento científico. Defende o devir histórico do homem no mundo. A ciência, enfim, é devir, fetichismo, método, disciplinadora, dispositivo ou emancipadora, social e crítica?

29 Retomando... Ideais da modernidade 1.Filosofia do sujeito/razão centrada no sujeito. 2. Necessidade do saber enquanto claro, evidente e distinto. “As coisas que concebemos muito clara e distintamente, são todas elas, verdadeiras”- Descartes – Meditações

30 3. Ordem e mecanização do pensamento 4. Pureza, limpeza X marginalização O centro e a periferia 5.Afirmação de que o mundo é racional, ou seja, se supõe que os diversos tipos de razão (analítica, dialética, concreta, instrumental, mecânica, prática) expliquem, justifiquem “os fins” – Homem – Mundo.

31 Para... Um “saber líquido” (Zygmunt Bauman)

32 Para... Um ethos de (im)Pureza, limpeza X marginalização O centro e a periferia

33 Certamente!!! O conhecimento científico Num novo Ethos de Tempo e Espaço Cognitivo

34 Fim.... Graças a Deus!


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