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Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Pós-ARQ Curso Mestrado – 2006/3 Disciplina: Arq1001 – Metodologia Científica Aplicada Professora: Sonia Afonso Mestranda: Luisa Rodrigues Félix - HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. 7. ed. Coimbra: A. Amado, p. - Teoria do Conhecimento A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo - O Criticismo A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O racionalismo

2 A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo
O pragmatismo, de maneira similar ao cepticismo, também “abandona o conceito da verdade no sentido da concordância entre o pensamento e o ser”. (HESSEN, 1980, p.50) O pragmatismo, porém, substitui este conceito abandonado por um outro conceito de verdade. “Segundo ele, verdadeiro significa útil, valioso, fomentador da vida”. (HESSEN, 1980, p.51) Teoria do Conhecimento

3 A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo
Para o pragmatismo o homem não é um ser teórico e sim “um ser prático, um ser de vontade e de ação”. (HESSEN, 1980, p.51) “A sua verdade consiste na congruência dos pensamentos com os fins práticos do homem, em que aqueles resultem úteis e proveitosos para o comportamento prático deste”. (HESSEN, 1980, p.51) Teoria do Conhecimento

4 A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo
Frederico Nietzsche disse que “a verdade não é um valor teórico, mas apenas uma expressão para designar a utilidade, para designar aquela função do juízo que conserva a vida e serve a vontade do poder”. (HESSEN, 1980, p.52) Para Hans Vaihinger “o intelecto não lhe foi dado para conhecer a verdade, mas sim para atuar”. (HESSEN, 1980, p.52) Vaihinger diz que nosso intelecto trabalha com ficções, que se tornam preciosas a partir do momento que se mostram úteis e vitais. Teoria do Conhecimento

5 A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Criticismo
“O subjetivismo, o relativismo e o pragmatismo são, no fundo, cepticismo”, (HESSEN, 1980, p.54) e a antítese deste é o dogmatismo. O Criticismo é a posição intermediaria entre o dogmatismo e o cepticismo. “O criticismo está convencido de que é possível o conhecimento, de que há uma verdade”. (HESSEN, 1980, p.54) Teoria do Conhecimento

6 A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Criticismo
O Criticismo “junta à confiança no conhecimento humano, em geral, a desconfiança perante todo o conhecimento determinado”. (HESSEN, 1980, p.54) O comportamento do criticismo é reflexivo e crítico, diferente do dogmatismo e do cepticismo. “É um meio termo entre a temeridade dogmática e o desespero céptico.” (HESSEN, 1980, p.55) Teoria do Conhecimento

7 A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Criticismo
“O criticismo é o método de filosofar que consiste em investigar as fontes das próprias afirmações e objeções e as razões em que as mesmas assentam, método que dá a esperança de chegar à certeza”. (HESSEN, 1980, p.55) Teoria do Conhecimento

8 A ORIGEM DO CONHECIMENTO
O nosso juízo apresenta dois elementos: um que procede da experiência. um que procede do pensamento. Daí surge a pergunta: qual destes dois fatores é decisivo? Onde reside a origem do conhecimento? Teoria do Conhecimento

9 A ORIGEM DO CONHECIMENTO
“A questão da origem do conhecimento humano pode ter tanto um sentido psicológico como um sentido lógico”. (HESSEN, 1980, p.60) Na maior parte das vezes estas duas questões não têm sido separadas pois estão intimamente conectadas. Teoria do Conhecimento

10 A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo
O racionalismo é “a posição epistemológica que vê no pensamento, na razão, a fonte principal do conhecimento humano”. (HESSEN, 1980, p.60) Na opinião do racionalismo só encontramos um verdadeiro conhecimento quando nossa razão julga que “uma coisa tem que ser assim e que não pode ser de outro modo, tem de ser assim, portanto, sempre e em todas as partes” (HESSEN, 1980, p.60) Teoria do Conhecimento

11 A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo
“O TODO É MAIOR DO QUE A PARTE” “A razão se contradizia a si mesma se quisesse sustentar o contrário.” (HESSEN, 1980, p.60) Este juízo possui “uma necessidade lógica e uma validade universal”. (HESSEN, 1980, p.60) Teoria do Conhecimento

12 A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo
“A ÁGUA FERVE A 100 GRAUS” Este juízo não tem uma necessidade lógica pois é concebível a água ferver a uma temperatura superior ou inferior. Neste juízo nos encontramos limitados à experiência. Teoria do Conhecimento

13 A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo
Como resultado destes exemplos temos que: “os juízos fundados no pensamento, os juízos que procedem da razão, possuem necessidade lógica e validade universal; os outros, pelo contrário, não a possuem.” (HESSEN, 1980, p.62) Teoria do Conhecimento


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