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Teoria do Conhecimento A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo - O Criticismo A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O racionalismo Universidade Federal de.

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1 Teoria do Conhecimento A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo - O Criticismo A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O racionalismo Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Pós-ARQ Curso Mestrado – 2006/3 Disciplina: Arq1001 – Metodologia Científica Aplicada Professora: Sonia Afonso Luisa Rodrigues Félix Mestranda: Luisa Rodrigues Félix - HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. 7. ed. Coimbra: A. Amado, p. -

2 Teoria do Conhecimento O pragmatismo, de maneira similar ao cepticismo, também abandona o conceito da verdade no sentido da concordância entre o pensamento e o ser. (HESSEN, 1980, p.50) O pragmatismo, de maneira similar ao cepticismo, também abandona o conceito da verdade no sentido da concordância entre o pensamento e o ser. (HESSEN, 1980, p.50) O pragmatismo, porém, substitui este conceito abandonado por um outro conceito de verdade. O pragmatismo, porém, substitui este conceito abandonado por um outro conceito de verdade. Segundo ele, verdadeiro significa útil, valioso, fomentador da vida. (HESSEN, 1980, p.51) Segundo ele, verdadeiro significa útil, valioso, fomentador da vida. (HESSEN, 1980, p.51) A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo

3 Teoria do Conhecimento Para o pragmatismo o homem não é um ser teórico e sim um ser prático, um ser de vontade e de ação. (HESSEN, 1980, p.51) Para o pragmatismo o homem não é um ser teórico e sim um ser prático, um ser de vontade e de ação. (HESSEN, 1980, p.51) A sua verdade consiste na congruência dos pensamentos com os fins práticos do homem, em que aqueles resultem úteis e proveitosos para o comportamento prático deste. (HESSEN, 1980, p.51) A sua verdade consiste na congruência dos pensamentos com os fins práticos do homem, em que aqueles resultem úteis e proveitosos para o comportamento prático deste. (HESSEN, 1980, p.51) A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo

4 Teoria do Conhecimento Frederico Nietzsche disse que a verdade não é um valor teórico, mas apenas uma expressão para designar a utilidade, para designar aquela função do juízo que conserva a vida e serve a vontade do poder. (HESSEN, 1980, p.52) Frederico Nietzsche disse que a verdade não é um valor teórico, mas apenas uma expressão para designar a utilidade, para designar aquela função do juízo que conserva a vida e serve a vontade do poder. (HESSEN, 1980, p.52) Para Hans Vaihinger o intelecto não lhe foi dado para conhecer a verdade, mas sim para atuar. (HESSEN, 1980, p.52) Para Hans Vaihinger o intelecto não lhe foi dado para conhecer a verdade, mas sim para atuar. (HESSEN, 1980, p.52) Vaihinger diz que nosso intelecto trabalha com ficções, que se tornam preciosas a partir do momento que se mostram úteis e vitais. Vaihinger diz que nosso intelecto trabalha com ficções, que se tornam preciosas a partir do momento que se mostram úteis e vitais. A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Pragmatismo

5 Teoria do Conhecimento O subjetivismo, o relativismo e o pragmatismo são, no fundo, cepticismo, (HESSEN, 1980, p.54) e a antítese deste é o dogmatismo. O subjetivismo, o relativismo e o pragmatismo são, no fundo, cepticismo, (HESSEN, 1980, p.54) e a antítese deste é o dogmatismo. O Criticismo é a posição intermediaria entre o dogmatismo e o cepticismo. O Criticismo é a posição intermediaria entre o dogmatismo e o cepticismo. O criticismo está convencido de que é possível o conhecimento, de que há uma verdade. (HESSEN, 1980, p.54) O criticismo está convencido de que é possível o conhecimento, de que há uma verdade. (HESSEN, 1980, p.54) A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Criticismo

6 Teoria do Conhecimento O Criticismo junta à confiança no conhecimento humano, em geral, a desconfiança perante todo o conhecimento determinado. (HESSEN, 1980, p.54) O Criticismo junta à confiança no conhecimento humano, em geral, a desconfiança perante todo o conhecimento determinado. (HESSEN, 1980, p.54) O comportamento do criticismo é reflexivo e crítico, diferente do dogmatismo e do cepticismo. O comportamento do criticismo é reflexivo e crítico, diferente do dogmatismo e do cepticismo. É um meio termo entre a temeridade dogmática e o desespero céptico. (HESSEN, 1980, p.55) É um meio termo entre a temeridade dogmática e o desespero céptico. (HESSEN, 1980, p.55) A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Criticismo

7 Teoria do Conhecimento O criticismo é o método de filosofar que consiste em investigar as fontes das próprias afirmações e objeções e as razões em que as mesmas assentam, método que dá a esperança de chegar à certeza. (HESSEN, 1980, p.55) A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO - O Criticismo

8 Teoria do Conhecimento O nosso juízo apresenta dois elementos: um que procede da experiência. um que procede da experiência. um que procededo pensamento. um que procede do pensamento. Daí surge a pergunta: qual destes dois fatores é decisivo? Onde reside a origem do conhecimento? A ORIGEM DO CONHECIMENTO

9 Teoria do Conhecimento A questão da origem do conhecimento humano pode ter tanto um sentido psicológico como um sentido lógico. (HESSEN, 1980, p.60) A questão da origem do conhecimento humano pode ter tanto um sentido psicológico como um sentido lógico. (HESSEN, 1980, p.60) Na maior parte das vezes estas duas questões não têm sido separadas pois estão intimamente conectadas. Na maior parte das vezes estas duas questões não têm sido separadas pois estão intimamente conectadas. A ORIGEM DO CONHECIMENTO

10 Teoria do Conhecimento O racionalismo é a posição epistemológica que vê no pensamento, na razão, a fonte principal do conhecimento humano. (HESSEN, 1980, p.60) O racionalismo é a posição epistemológica que vê no pensamento, na razão, a fonte principal do conhecimento humano. (HESSEN, 1980, p.60) Na opinião do racionalismo só encontramos um verdadeiro conhecimento quando nossa razão julga que uma coisa tem que ser assim e que não pode ser de outro modo, tem de ser assim, portanto, sempre e em todas as partes (HESSEN, 1980, p.60) Na opinião do racionalismo só encontramos um verdadeiro conhecimento quando nossa razão julga que uma coisa tem que ser assim e que não pode ser de outro modo, tem de ser assim, portanto, sempre e em todas as partes (HESSEN, 1980, p.60) A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo

11 Teoria do Conhecimento O TODO É MAIOR DO QUE A PARTE A razão se contradizia a si mesma se quisesse sustentar o contrário. (HESSEN, 1980, p.60) A razão se contradizia a si mesma se quisesse sustentar o contrário. (HESSEN, 1980, p.60) Este juízo possui uma necessidade lógica e uma validade universal. (HESSEN, 1980, p.60) Este juízo possui uma necessidade lógica e uma validade universal. (HESSEN, 1980, p.60) A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo

12 Teoria do Conhecimento A ÁGUA FERVE A 100 GRAUS Este juízo não tem uma necessidade lógica pois é concebível a água ferver a uma temperatura superior ou inferior. Este juízo não tem uma necessidade lógica pois é concebível a água ferver a uma temperatura superior ou inferior. Neste juízo nos encontramos limitados à experiência. Neste juízo nos encontramos limitados à experiência. A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo

13 Teoria do Conhecimento Como resultado destes exemplos temos que: os juízos fundados no pensamento, os juízos que procedem da razão, possuem necessidade lógica e validade universal; os outros, pelo contrário, não a possuem. (HESSEN, 1980, p.62) os juízos fundados no pensamento, os juízos que procedem da razão, possuem necessidade lógica e validade universal; os outros, pelo contrário, não a possuem. (HESSEN, 1980, p.62) A ORIGEM DO CONHECIMENTO - O Racionalismo


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