A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende."— Transcrição da apresentação:

1 Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende

2 Monografia X Artigo Manual de TC Direito, p. 22:

3 Manual de TC – Direito, p. 25

4

5 CAPA; nome da instituição – escrito em letras maiúsculas, na fonte Arial, tamanho 14, sem negrito, centralizado na margem superior da folha; nome do curso – escrito em letras maiúsculas e minúsculas, na fonte Arial, tamanho 14, sem negrito, centralizado logo abaixo do nome da instituição; título – escrito em letras maiúsculas negritadas, na fonte Arial em tamanho 14, centralizado no meio da folha; subtítulo do trabalho – escrito em letras maiúsculas (somente em caso de nomes próprios) e minúsculas negritadas, na fonte Arial, em tamanho 14, centralizado no meio da folha;

6 CAPA (continuação); e) nome completo do autor – escrito em letras maiúsculas e minúsculas, na fonte Arial, em tamanho 14, sem negrito, centralizado logo abaixo do título ou subtítulo; f) local – cidade da instituição onde será apresentado o trabalho, escrito em letras maiúsculas e minúsculas, na fonte Arial, em tamanho 14, sem negrito, centralizado na margem inferior; g) ano de realização – escrito sem negrito na fonte Arial, em tamanho 14, centralizado na margem inferior, logo abaixo do local.

7 Manual de Normalização, p. 90.

8 Manual de Normalização, p. 89.

9 2) FOLHA DE ROSTO; a) nome completo do(s) autor(es) – escrito em letras maiúsculas e minúsculas negritadas, na fonte Arial, tamanho 14, centralizado na margem superior da folha. Em caso de trabalho em grupo, os nomes são digitados em ordem alfabética com espaçamento simples entre os mesmos; b) título do trabalho – escrito em letras maiúsculas negritadas, na fonte Arial, em tamanho 14, centralizado no meio da folha, com espaçamento simples (caso ultrapasse mais de uma linha); c) subtítulo do trabalho (se houver) – precedido de dois pontos, mostrando sua subordinação ao título, escrito em letras maiúsculas (somente em caso de nomes próprios) e minúsculas, na fonte Arial em tamanho 14, sem negrito;

10 2) FOLHA DE ROSTO (continuação);
d) nota de apresentação – deve indicar a natureza acadêmica do trabalho, o nome da disciplina, curso e instituição em que é apresentado e área de concentração. Vem logo abaixo do título ou do subtítulo, digitada em espaço simples, na fonte Arial, tamanho 10, sem negrito em letras minúsculas (exceto a letra da palavra inicial e nomes próprios) recuadas a partir da metade da folha até a margem direita; e) nome completo do professor/orientador – escrito em letras maiúsculas e minúsculas, na fonte Arial, tamanho 10, sem negrito localizado a dois espaços abaixo da nota de apresentação; f) local – cidade da instituição onde será apresentado o trabalho, escrito em letras maiúsculas e minúsculas, na fonte Arial, tamanho 14, sem negrito centralizado na margem inferior; i) ano de realização do trabalho – escrito sem negrito, na fonte Arial, em tamanho 14, centralizado na margem inferior, logo abaixo do local.

11 Manual de Normalização, p. 94.

12 Manual de Normalização

13 3) Editoração do Artigo

14

15 a) Margens (continuação):
Observação: se o trabalho for impresso frente e verso (anverso e verso), as margens dos versos devem ser: Superior 3 cm; Inferior 2 cm; Esquerda 2 cm; Direita 3 cm.  Elementos pré-textuais: impressão no anverso das folhas; Recomendação: elementos textuais e pós-textuais digitados no anverso e verso das folhas.

16 b) Fonte do texto: Arial, corpo 12, cor preta; Exceção: citações diretas no texto, com mais de 3 linhas  tamanho 10, sem aspas, recuadas a 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples; Também em fonte 10: notas de rodapé, legendas das ilustrações, tabelas

17 c) Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas)
títulos das seções: um espaço simples entre linhas antes e outro depois; d) Parágrafo: tradicional, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo (TAB);

18

19 e) Paginação: contagem e numeração das folhas.
a partir do resumo, todas as folhas são contadas sequencialmente. A numeração inicia na primeira folha textual (resumo), em algarismos arábicos, canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior;  Para trabalhos digitados no anverso e verso: no verso a numeração será no canto superior esquerdo! Apêndice a anexo são numerados de forma contínua, dando seguimento ao texto do trabalho;

20  A Contagem não interfere na paginação!
TCC (artigo): mínimo de 15 (quinze) páginas e máximo de 20 (vinte); a contagem se inicia com o Resumo e termina com as Considerações finais.  A Contagem não interfere na paginação!

21 f) Numeração progressiva:
títulos das divisões e seções na margem superior, alinhada a esquerda, separando o número da palavra por um espaço de caracter (não pode usar ponto, hífen, travessão e parênteses); Manual de Normalização, p. 26.

22 Títulos seções primárias: letras MAIÚSCULAS negritadas; continuando na mesma página;
Exceção do artigo! Em trabalhos e monografias, inicia-se nova seção em uma folha nova e distinta; Títulos seções secundárias e seguintes: apenas letra inicial maiúscula;

23 Manual de Normalização, p. 26
Apresentação Gráfica para Títulos e Subtítulos: Manual de Normalização, p. 26

24 Manual de Normalização, p. 27.
 Alíneas: Manual de Normalização, p. 27.

25 g) Aspas: As ‘simples’ indicam citação em outra citação; As “duplas” são empregadas no início e no final de uma citação direta que não exceda três linhas e em citações textuais no rodapé;  Se a citação exceder três linhas, deverá ser formatada da seguinte forma: espaçamento simples, recuo de 4 cm;

26 h) Notas de Rodapé: Digitadas dentro das margens, separadas do texto por espaço simples e por traço contínuo de 5 cm, a partir da margem esquerda; Tamanho 10, espaçamento simples.

27 i) Linguagem: Impessoal (terceira pessoa do singular ou plural); Manual TC Direito, p. 22:

28 4) Resumo e Palavras Chaves
Manual TC Direito 2014, p. 27:

29 4) Resumo e Palavras Chaves
Manual de Normalização, p. 35/36:

30 5) Introdução Manual TC, p. 28:
Apresentação do trabalho: tema, problema, justificativa, contextualização, principais conceitos, objetivos (geral e específicos), metodologia;

31 6) Desenvolvimento Manual TC, p. 28/30;
Parte principal do artigo: resultados da pesquisa, com a fundamentação científica; Não há necessidade de titular item do trabalho como “desenvolvimento”, ou “referencial teórico”, etc.

32 6) Desenvolvimento Referencial teórico: discussão teórica do problema (autores mais importantes e clássicos);

33 7) Conclusão ou considerações finais
Manual TC, p. 31

34 8) REFERÊNCIAS: Título “Referências”: maiúsculas negritadas, fonte Arial, tamanho 14, centralizado na parte superior da folha; Ordem Alfabética; As referências devem ser alinhadas à margem esquerda, não justificadas; Espaçamento simples, separadas por um espaço entre elas; Finalizam com ponto final; Ajuda na formatação:

35 7) REFERÊNCIAS (continuação):
título da obra citada em negrito; não uso de travessão (______) quanto repetir autor e obra. SOBRENOME PATERNO, Prenome. Título completo da obra. xx. ed. v. 2. Local: Editora, ano publicação, p. xx-xx.

36 Citações: Ao longo do texto: Sobrenome do autor, com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e da página, entre parênteses; Exemplo: Para Macedo (2013, p. 02) (...).

37 Citações: Ao final do texto: b) Sobrenome do autor, com letras maiúsculas, seguido do ano da publicação e da página, entre parênteses; Exemplo: “(...)” (MACEDO, 2013, p. 02) (...).

38 Citações: Com documentos com três ou mais autores: acrescentar a expressão ‘et al’ após o sobrenome; Em citações de documentos de mesmo autor e ano de publicação: acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética, sem espaço, que devem constar nas referências.

39 Manual de Normalização, p. 104.

40 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FORMATAÇÃO abnt de trabalhos acadêmicos pelas regras e normas padrão abnt. Disponível em: Acesso em 13 março MACEDO, Solange Madalena Souza. (Org.). Manual de normalização da Faculdade Novos Horizontes: orientações para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos – padrão FNH. Revisão, atualização e ampliação Niúra Ferreira e Barbosa. 6. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Faculdade Novos Horizontes, p. SAPURU, Daniel Vieira (Org.). Manual de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso: Direito. Organização:. Belo Horizonte: Faculdade Novos Horizontes, p.


Carregar ppt "Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google