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Projeto Informacional

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Apresentação em tema: "Projeto Informacional"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Informacional
Prof. Oliveira

2 Localização do projeto informacional
Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Conceitual Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Pós Pré Estratégico dos Produtos Descontinuar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto

3 Entradas e Saídas do PI PI

4 Objetivos do capítulo Definir os diferentes modelos de ciclo de vida e identificar os clientes do produto. Tratar as necessidades obtidas dos clientes e representá-las como requisitos dos clientes. Definir os requisitos do produto a partir dos requisitos dos clientes. Entender o método QFD e como ele pode ser usado na fase de projeto informacional. Definir e estruturar as especificações-meta do produto.

5 Informações principais e dependências entre as atividades da fase de Projeto Informacional
Documentar as decisões tomadas e registrar lições aprendidas Monitorar viabilidade econômica Atualizar o Plano do Projeto Informacional Revisar e atualizar o escopo do produto Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes Identificar os requisitos dos clientes do produto Definir requisitos do produto Definir especificações meta Avaliar Fase Aprovar Fase Projeto Informacional Idéia do produto Especificações-Meta Requisitos com valores meta Informações adicionais qualitativas (Especificações para desenvolvimento – modelo textual do produto)

6 Atualizar o Plano do Projeto Informacional (atividade genérica)
analisar o plano de projeto atual; analisar e sintetizar das novas condições para a realização do projeto; atualizar e detalhar o escopo do projeto; atualizar e detalhar as, atividades, os responsáveis, os prazos e o cronograma; atualizar e detalhar recursos necessários; atualizar estimativa de orçamento do projeto; atualizar, monitorar, valorar e definir novos indicadores de desempenho; analisar a viabilidade econômico-financeira do projeto; avaliar novos riscos; atualizar plano de comunicação; planejar, atualizar e preparar novas aquisições; e definir / atualizar os critérios de passagem dos gates.

7 Informações e tarefas da atividade “Revisar e atualizar o escopo do produto”
Plano do Projeto Revisar e atualizar o Escopo do Produto Analisar o problema de projeto Analisar tecnologias disponíveis e necessárias Pesquisar padrões / normas, patentes e legislação Pesquisar produtos concorrentes e similares Declaração do Escopo do Produto Tecnologias Padrões e aspectos legais Produtos concorrentes Questionários e entrevistas pesquisas orientadas análise do problema grupo de foco Métodos, ferramentas, documentos de apoio Projeto Informacional

8 Tarefas da atividade “Revisar e atualizar o escopo do produto” 1/2
Analisar problema de projeto O escopo do produto contém os objetivos e restrições? O escopo contém informações adicionais necessárias para a busca de novas informações mais detalhadas? Conhecer o problema a ser resolvido Rever e detalhar informações do planejamento estratégico: volume, desejos dos clientes etc. Informações sobre componentes, materiais, fornecedores Analisar tecnologias disponíveis e necessárias Pesquisar padrões / normas, patentes e legislação Pesquisar produtos concorrentes e similares

9 Tarefas da atividade “Revisar e atualizar o escopo do produto” 2/2
Analisar problema de projeto Analisar tecnologias disponíveis e necessárias Rever informações do planejamento estratégico Continuidade da vigilância tecnológica Novas pesquisas para complementar e aprofundar conhecimentos Também tecnologia de fabricação Pesquisar padrões / normas, patentes e legislação Pesquisar produtos concorrentes e similares Foco para reprojetos

10 Informações e tarefas da atividade “Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes”
Declaração do Problema de Projeto Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes Refinar o ciclo de vida do produto Definir os clientes do projeto ao longo do ciclo de vida Estágios do ciclo de vida do produto Clientes envolvidos em cada fase do ciclo de vida Estruturas de desdobramento do ciclo de vida; check-lists; matrizes de mapeamento Métodos, ferramentas, documentos de apoio Projeto Informacional

11 Modelo de ciclo de vida em espiral
Adaptado de Fonseca (2000)

12 Informações e tarefas da atividade “Identificar os requisitos dos clientes do produto”
Projeto Informacional Declaração do Problema de Projeto Ciclo de Vida do Produto Clientes do Produto Identificar os requisitos dos clientes do produto Coletar as necessidades dos clientes de cada fase do ciclo de vida Agrupar e classificar as necessidades Definir os requisitos dos clientes Valorar requisitos dos clientes Requisitos dos clientes Questionário estruturado, entrevistas, check-list, Brainstorming, Matriz de Atributos; Matriz de necessidades; Diagrama de Mudge Métodos, ferramentas, documentos de apoio

13 Coletar as necessidades dos clientes de cada fase do ciclo de vida
Tarefas da atividade “Identificar os requisitos dos clientes do produto” Coletar as necessidades dos clientes de cada fase do ciclo de vida Levantar necessidades “brutas” (dados originais) Por meio de observação direta, grupos focais etc. Agrupar e classificar as necessidades Definir os requisitos dos clientes Valorar requisitos dos clientes O que os clientes desejam?

14 Fontes de Dados Originais
Informações e Reclamações dos Clientes Cartões de Consulta Informações Comerciais Notícias sobre o Setor Periódicas Pesquisas Entrevistas Dados Originais

15 Agrupar Dados Originais
Ampla Gama de Opções Imprimir trabalho s que estão na rede Pagariam entre 10 a 20% ou pouco mais para melhorar a produtividade maior número de opções de Finisher Possível Acabamento Automático Possibilidade de se ligar facilmente em Rede Não precisar de adapatadores ou cabos especiais para liga a copiadora na rede Imprimir do meu micro ligado em rede Imprimir da mesma forma que minhas impressoras locais Possiblidade de se ligar a um PC Inserir Grampos aonde preciso deles

16 Converter dados originais em requisitos
Dado Original Ser fácil de usar Cena Operador que nunca havia operado o produto consegue instalar Requisito Procedimento simples para serviço rotineiro Requisitos

17 Eliminar Requisitos Redundantes

18 Classificar e Hierarquizar Requisitos

19 Coletar as necessidades dos clientes de cada fase do ciclo de vida
Tarefas da atividade “Identificar os requisitos dos clientes do produto” Coletar as necessidades dos clientes de cada fase do ciclo de vida Agrupar e classificar as necessidades Definir os requisitos dos clientes Valorar requisitos dos clientes Diagrama de Mudge Benchmarking QFD Resultam nos requisitos = qualidade projetada

20 Benchmarking Os produtos dos concorrentes são avaliados Pede-se para o cliente para avaliar os produtos dos concorrentes ... ... e os produtos atuais da empresa (para verificar o quanto se deve melhorar – quando for o caso) Deve-se evitar a qualidade exagerada

21 Diagrama de Kano para avaliação dos requisitos
Cliente satisfeito Cliente insatisfeito Desempenho Excelente Pobre básico esperado excitação Quanto maior o desempenho, maior a satisfação O cliente não esperava, é surpreendido. Causam impacto. O cliente não verbaliza, mas se faltar ele ficará insatisfeito (conhecido também como óbvio)

22 Comparação dos requisitos aos pares Em cada comparação duas perguntas:
Diagrama de Mudge Comparação dos requisitos aos pares Em cada comparação duas perguntas: Qual requisito é mais importante para o sucesso do produto? Quanto mais importante é este requisito?

23 3. DIAGRAMA DE MUDGE Os requisitos dos clientes são comparados aos pares. Em cada comparação duas perguntas: Qual requisito é mais importante para o sucesso do produto? Quanto mais importante é este requisito? PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

24 Esta avaliação é obtida através da comparação direta entre duas
Diagrama de Mudge Esta avaliação é obtida através da comparação direta entre duas funções, de modo a avaliar qual destas é mais importante. Esta comparação deve ser realizada pelo cliente (usuário ou consumidor) e resultará em quatro respostas, baseadas no critério abaixo: Um requisito é considerada muito mais importante do que a outra (valor: 5); Um requisito é considerada mais importante do que a outra (valor: 3); Uma função é considerada pouco mais importante do que a outra (valor: 1); As funções são consideradas de igual importância (valor: 0).

25 Exemplo Requisito do cliente A- Divertir o usuário;
B- Lançar o boneco; C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte.

26 (A)Divertir o usuário é (D) é mais relevante do que girar os chapéus
B- Lançar o boneco; C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. (A)Divertir o usuário é um pouco mais importante (1) do que (D) Girar os chapéus (A)Divertir o usuário é (D) é mais relevante do que girar os chapéus muito mais importante do que a outra (valor: 5); mais importante do que a outra (valor: 3); pouco mais importante do que a outra (valor: 1) igual importância (valor: 0).

27 A = 3+3+1+1+5+5+3 A = 21 A- Divertir o usuário; B- Lançar o boneco;
C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. muito mais importante do que a outra (valor: 5); mais importante do que a outra (valor: 3); pouco mais importante do que a outra (valor: 1) igual importância (valor: 0). A = A = 21

28 D = 1+ 1+ 1 D = 3 A- Divertir o usuário; B- Lançar o boneco;
C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. =0 muito mais importante do que a outra (valor: 5); mais importante do que a outra (valor: 3); pouco mais importante do que a outra (valor: 1) igual importância (valor: 0). D = D = 3

29 H= 3+3 H= 6 A- Divertir o usuário; B- Lançar o boneco;
C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. =0 H= 3+3 H= 6

30 GRÁFICO DE PARETO DOS REQUISITOS DOS CLIENTES

31 Aplicação da matriz de QFD
Quality Function Deployment – Desdobramento da função Qualidade Os requisitos identificados podem ser registrados em uma tabela, mas com a aplicação do QFD são preenchidas as regiões marcadas na figura. QFD (quality function deployment)

32 Casa da Qualidade de um Retroprojetor
PI / Identificar os Requisitos dos Clientes do Produto

33 Definir requisitos de projeto do produto”
Converter requisitos de clientes em expressões mensuráveis Analisar e classificar os requisitos do produto Hierarquizar requisitos do produto Projeto Informacional Requisitos dos clientes Definir requisitos de projeto do produto Requisitos do produto Matriz de Atributos, check-lists, Primeira Matriz do QFD, Brainstorming, Análise paramétrica, Diagrama de Mudge Métodos, ferramentas, documentos de apoio

34 Aplicação do QFD () e as atividades do modelo unificado
A aplicação do QFD cobre as seguintes atividade: Identificar os requisitos dos clientes do produto Definir os requisitos do produto Definir especificações-meta do produto Então vamos conhecer os conceitos do QFD, antes de descrever a atividade de definir os requisitos do produto (quadro 6.5)

35 QFD 1: Papel do QFD no desenvolvimento de produtos
Processo Desenvolvimento de Produto QFD: quality function deployment Cliente Time de Desenvolvimento O QFD permite orientar o trabalho do time de desenvolvimento em direção às necessidades dos clientes por meio do desdobramento dos requisitos dos clientes em requisitos do produto

36 QFD 2: Princípio da Casa da Qualidade
Características Técnicas Projetista Requisitos do Produto Cliente Especificação do desempenho do sistema Requisitos dos Clientes Demanda dos clientes

37 QFD 3: Informações e estrutura da casa da qualidade (1ª matriz)
Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

38 Requisitos do Produto Requisitos dos clientes
QFD 4: Exemplo de relacionando entre requisitos dos clientes e requisitos do produto (características técnicas do produto) Características Técnicas. Ex.: No. de ciclos entre a troca de óleo Requisitos do Produto Requisitos dos clientes Metas Mensuráveis para as Características Técnicas hierarquizadas Necessidade dos Clientes. Ex.: Manutenção Barata

39 QFD 5: Desdobramentos sucessivos do QFD
Casa da Qualidade Sistema Componentes Processo Produção Subsistema Utilização mais comum da primeira casa de qualidade De limitada aplicação prática

40 QFD 6: Modelo conceitual para definir as matrizes
Mais flexível Casa da Qualidade Importância das funções com relação aos requisitos dos clientes Requisitos dos clientes A Requisitos do produto Subsistemas D C Funções B Funções que atendam aos requisitos do produto Sistemas que realizam as funções Importância dos requisitos dos clientes E Componentes Maior aplicação prática

41 QFD 7: Relação entre os campos do QFD e as atividades principais da fase de projeto informacional
... de volta à descrição da fase

42 Informações e tarefas da atividade “Definir requisitos de projeto do produto”
Converter requisitos de clientes em expressões mensuráveis Analisar e classificar os requisitos do produto Hierarquizar requisitos do produto Projeto Informacional Requisitos dos clientes Definir requisitos de projeto do produto Requisitos do produto Matriz de Atributos, check-lists, Primeira Matriz do QFD, Brainstorming, Análise paramétrica, Diagrama de Mudge Métodos, ferramentas, documentos de apoio

43 Tarefas da atividade “Definir requisitos de projeto do produto” 1/2
Converter requisitos de clientes em expressões mensuráveis (requisitos do produto) Brainstorming Analisando pesquisas de mercado Check list (quadro 6.4) Informações de outros produtos Focar nos requisitos de clientes mais importantes Converter (extrair) e depois correlacionar Analisar e classificar os requisitos do produto Hierarquizar requisitos do produto

44 Transformar requisitos dos clientesem requisitos do produto
Correlação Priorização (clientes, interna) Requisitos do produto Benchmarking Extração Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)

45 Matriz para a Transformação dos Requisitos
Elementos Requisitos do produto Requisitos do cliente

46 Matriz para a Transformação dos Requisitos
Requisito Cliente Facilidade de Instalação Elementos Tamanho Requisito Produto Volume Requisitos Produto

47 Exemplo: Matriz de Conversão
Requisitos Cliente Elementos Requisitos Produto Compatibilidade da Conexão Física com o Cliente Conector de Entrada do Cabo Número de Entradas Padrões Disponíveis de Entrada Compatibilidade com o Protocolo do Cliente Protocolo de Rede Tipos de Protocolo de Rede Facilidade para o Reconhecimento da Máquina pela Rede Conector de Entrada do Cabo Protocolo de Rede …. Software de Instalação No. Passos Inst. No. Passos Config.

48 Obs.: Todo requisito do produto tem de ser mensurável na prática !!!!

49 Tarefas da atividade “Definir requisitos de projeto do produto”
Converter requisitos de clientes em expressões mensuráveis (requisitos do produto) Analisar e classificar os requisitos do produto Hierarquizar requisitos do produto Requisitos Requisitos do produto

50 Primeira casa de qualidade

51 Aplicação QFD

52 Legendas ₊ ₊₊ ₋ -- LEGENDA Proporcional Mais proporcional
Inversamente proporcional -- Mais inversamente proporcional

53 Requisitos do consumidor
Qualidade planejada Novo equipamento PESO 5 2 3 1 4 RC: REQUISITOS DO CONSUMIDOR Operação Alta Produtividade Alta Capacidade Silenciosa Baixo Consumo de energia Fácil utilização Alta durabilidade Fácil limpeza Reaproveitamento do sumo Precisão na fatiação Baixo ruído Transporte Baixo peso Pequena Fácil de montar Manutenção Fácil de limpar Pouca manuteção Dúravel Segurança Evite lesões Meio ambiente Não polui Reaproveitamento de água Aparência Cor Agradável Forma agradável Fabricação Baixo custo Fácil fabricação ∑ (Correlação RC-RP X Qualidade Planejada) Percentual correlação

54 DIRECIONADOR DE MELHORIA >>>
Requisitos do produto DIRECIONADOR DE MELHORIA >>> Unidade >>> Kwh L % k m.m.m Anos unid Un Kgf/ cm² Consumo de energia Consumo de água Ergonômica Preço de custo Rigidez estrutural Capacidade de produção Dimensões Peso Aparência Resistência a corrosão Nível de ruído Vida útil Nº de funções oferecidas Controles Operacionais Design Segurança Facilidade de uso Durabilidade Resistência mecânica Praticidade de uso Portátil

55 Telhado Consumo de energia Consumo de água Ergonômica Preço de custo
Consumo de água Ergonômica Preço de custo Rigidez estrutural Capacidade de produção Dimensões Peso Aparência Resistência a corrosão Nível de ruído Vida útil Nº de funções oferecidas Controles Operacionais Design Segurança Facilidade de uso Durabilidade Resistência mecânica Praticidade de uso Portátil

56 RC: REQUISITOS DO CONSUMIDOR
Consumo de energia Consumo de água Ergonômica Preço de custo Rigidez estrutural Capacidade de produção Dimensões Peso RC: REQUISITOS DO CONSUMIDOR Operação Alta Produtividade Alta Capacidade Silenciosa Baixo Consumo de energia Fácil utilização Alta durabilidade Fácil limpeza Reaproveitamento do sumo Precisão na fatiação Baixo ruído Transporte Baixo peso Pequena Fácil de montar Manutenção Fácil de limpar Pouca manuteção Dúravel Segurança Evite lesões Meio ambiente Não polui Reaproveitamento de água Aparência Cor Agradável Forma agradável Fabricação Baixo custo Fácil fabricação ∑ (Correlação RC-RP X Qualidade Planejada) Percentual #####

57 Informações e tarefas da atividade “Definir especificações meta do produto”
Esta etapa compreende o estabelecimento de valores-meta para os requisitos do produto. Em princípio considera-se a lista de todos os requisitos, ordenados segundo a classificação obtida no QFD e definem-se as unidades de medida e as faixas de tolerância (estas que serão as metas do produto). As especificações devem levar em consideração as saídas ou características indesejáveis no produto e os objetivos devem ser contemplados

58 Informações e tarefas da atividade “Definir especificações meta do produto”
Projeto Informacional Definir especificações- meta do produto Valorar requisitos do produto Analisar perfil técnico e de mercado Analisar restrições de projeto do produto (contrato, ambientais, legislação, normas...) Elaborar o conjunto de especificações-meta do produto Especificações-meta do produto Requisitos de projeto; Check-list; Primeira matriz do QFD, Análise paramétrica Métodos, ferramentas, documentos de apoio Requisitos de projeto do produto

59 Tarefas da atividade “Definir especificações meta do produto”
Valorar requisitos do produto Definir unidade de medida e valor / faixa de tolerância Analisar perfil técnico e de mercado Benchmarking de produto (clínica de produto – desmontar e analisar produtos / características da concorrência) Analisar restrições de projeto do produto (contrato, ambientais, legislação, normas...) Elaborar o conjunto de especificações-meta do produto Avaliar a correlação entre requisitos (positiva e negativa) Ver exemplo de avaliação de correlação na página 226.

60 Estrutura de uma lista de especificações-meta do produto

61 Exemplo de especificações metas

62 Evolução das informações na fase de projeto informacional

63 Atividade genérica: monitorar viabilidade econômico-financeira
Avaliar mudanças nas condições do mercado, características técnicas do produto, indicadores de desempenho do projeto (prazos e custos) Avaliar impacto dessas mudanças no projeto Atualizar as premissas financeiras do projeto Atualizar o custo-alvo nos diversos níveis do produto Atualizar as necessidades de investimentos Atualizar as receitas futuras Calcular o novo fluxo de caixa Calcular os novos indicadores financeiros Analisar as novas premissas e indicadores Avaliar possíveis desvios e impactos no projeto

64 Atividade genérica: avaliar fase
Avaliar o cumprimento das tarefas planejadas    Avaliar os resultados obtidos segundo os critérios estabelecidos Avaliar os demais critérios quantitativos e indicadores Avaliar o estudo da viabilidade econômica Decidir implementar ações corretivas Decidir se pode ser realizada a atividade de aprovação Preparar relatório para o time de avaliação Auto-avaliação O conceito de revisão de fases é apresentado pelo tópico 2.7. A atividade de avaliar a fase no tópico 3.4. time de desenvolvimento

65 Processo da sistemática de gates: avaliar fase
Modelo de referência Projeto do produto ABC Fase gate anterior gate atual critérios Definição de critérios para próximo gate Auto-avaliação Os critérios iniciais dessa fase estão na tabela 6.2 (página 232), mas devem ser complementados pelo time de desenvolvimento e demais interessados na fase de planejamento do projeto e também durante o gate anterior. Leia discussão na página 75 (critérios de avaliação). relatório “catálogo” de critérios time de desenvolvimento

66 Atividade genérica: aprovar fase
Avaliar o relatório da auto-avaliação e discuti-lo com o time de desenvolvimento Analisar as evidências dos resultados e término das atividades planejadas Analisar o portfólio de produtos e projetos Analisar o estudo de viabilidade econômica Aplicar os critérios de avaliação e tomar a decisão Preparar relatório Definir ações corretivas cancelar congelar redirecionar aprovar Analisar risco Melhorar processo de gate Ajustar critérios próxima fase time de desenvolvimento time de avaliação O conceito de revisão de fases é apresentado pelo tópico 2.7. A atividade de aprovar a fase no tópico 3.5.

67 Processo da sistemática de gates: avaliar fase
Modelo de referência Projeto do produto ABC Fase gate anterior gate atual critérios Definição de critérios para próximo gate Auto-avaliação Aprovar gate Definição de critérios para próximo gate relatório “catálogo” de critérios + time de desenvolvimento time de avaliação

68 Sumário do capítulo – atividades da fase
Atualizar o Plano do Projeto Informacional Revisar e atualizar o escopo do produto Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes Identificar os requisitos dos clientes do produto Definir os requisitos do produto Definir especificações-meta do produto Monitorar a viabilidade econômico-financeira Avaliar fase Aprovar a fase Documentar as decisões tomadas e registrar lições aprendidas

69 Síntese do que foi visto
Atividades e Informações Conceitos e ferramentas Principais resultados Apresentações complementares QFD (quality function deployment) Próxima fase

70 Sumário do capítulo – conceitos e ferramentas (quadros)
Clientes e Ciclo de Vida (quadro 6.2) Visão dos custos do ciclo de vida (quadro 6.3) Checklist para obtenção de requisitos de produto (quadro 6.4) QFD (Quality Function Deployment) (quadro 6.5)

71 Principais resultados das fases
Desenvolvimento Planejamento Projeto Projeto Informacional Projeto Conceitual Projeto Detalhado Preparação Produção Lançamento do Produto Descrição do Produto no Portfólio Plano do projeto Escopo do Projeto Escopo do Produto (conceito) Atividades Pessoal Prazos Orçamento Recursos Qualidade Riscos Indicadores Este slide está mais complicado. Os termos dos resultados não estão tão coerentes. O Daniel fez uma proposta de definição dos termos dentro da fase sob a responsabilidade dele. Como falei, deveríamos começar com a definição dos termos resultantes das fases (como proposta do Toledo em 2002). Coloquem aqui as criticas de vocês.. Especificações Meta Requisitos com valores meta Informações adicionais qualitativas

72 Próxima fase: projeto conceitual
Melhoria do processo de desenvolvimento de produtos Gerenciamento de mudanças de engenharia Processos de apoio Desenvolvimento Projeto Detalhado Conceitual Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Planejamento Pós Pré Estratégico dos Produtos Descontinuar Produto Acompanhar Produto/ Processo Gates >> Processo de Desenvolvimento de Produto Algumas atividades de fases subseqüentes podem ocorrer em paralelo

73 Atividade capitulo 6 FASE 1 - PLANEJAMENTO DO PROJETO
- PROJETO INFORMACIONAL Atividade capitulo 6

74 FASE 1 – PLANEJAMENTO DO PROJETO E PROJETO INFORMACIONAL
ITENS A SEREM ENTREGUES Elaborar a Declaração de escopo Realizar o Benchmark de produtos concorrentes ou similares Realizar Pesquisa de Mercado: Elaborar questionário (usar o máximo de perguntas abertas possível) Realizar entrevistas (15 pessoas por membro do grupo) Apresentar e analisar resultados Fazer o QFD Os requisitos dos clientes devem ter ligação direta com a pesquisa de mercado Criar a Lista de Especificações-meta Elaborar Relatório (CONFORME MODELO)

75 PLANEJAMENTO DO PROJETO

76 DECLARAÇÃO DE ESCOPO A declaração de escopo é um dos principais documentos utilizados para a Gestão de Projetos. Sua principal função é esclarecer a todos os membros da equipe de projeto quais os resultados esperados (deliverables) e em que condições (limitações e restrições) devem ser entregues os resultados do projeto. Um exemplo simplificado para o projeto VAR é apresentado CONTEÚDO Título do projeto Apelido do projeto Justificativa Objetivos Partes Envolvidas Equipe Responsável/Organização Lista de Produto(s) do Projeto/Metas. Deliverables (subprodutos ou produtos intermediários). Premissas, Limitações e Restrições Custo e Preço-Meta.

77 Exemplo de Declaração de Escopo para o VAR

78 BENCHMARK Um dos primeiros elementos solicitados no trabalho da disciplina é o Benchmark. Ele pode ser descrito como um método para o conhecimento e comparação do mercado existente. Ele é uma ferramenta onde são analisados os pontos fortes e fracos dos processos ou produtos existentes Exemplo: Para executar um Benchmark para um “Veículo Aquático de Recreação (VAR) movido por Propulsão Humana”, podem-se analisar os modelos de veículos relacionados à recreação e/ou propulsão humana existentes no mercado

79 Exemplos - Benchmark do Veículo Aquático de Recreação (VAR).
A análise de benchmark é feita no QFD (item 2.2), mas é necessário descrever os produtos antes, ressaltando as características principais destes produtos, seus pontos fortes e fracos e seus principais elementos de qualidade.

80 PROJETO INFORMACIONAL

81 PESQUISA DE MARKETING A pesquisa de marketing tem por objetivo obter as necessidades dos consumidores para transformá-las em requisitos dos clientes e posteriormente adquirir os requisitos do projeto. Para realizá-la é confeccionado pela equipe de projetos um “Questionário de Pesquisa de Mercado”, este deverá ser feito com base em um bom planejamento da pesquisa. Alguns quesitos do projeto têm que estar bem definidos para que com o término da pesquisa de mercado as informações coletadas correspondam aos objetivos do projeto. Para isto, se faz necessário o esclarecimento das seguintes informações:

82 Questionário de Pesquisa de Mercado
PRODUTO: Tema do projeto. PROBLEMA: Onde será focado o projeto, qual o motivo da abertura do projeto. CONSUMIDOR DO QUÊ? Produto em questão. CONSUMIDOR ONDE? Em que situações o consumidor utilizará o produto desenvolvido. CONSUMIDOR QUANDO? Quando o produto será utilizado. CONSUMIDOR QUEM? O público alvo do produto desenvolvido. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS: Quais são as necessidades dos clientes que serão coletadas com a pesquisa. ESTABELECIMENTO DAS QUESTÕES DA PESQUISA: Tópicos que não poderão faltar na pesquisa, relacionados a características do produto, grau de aceitação, etc. ESTABELECIMENTO DAS NECESSIDADES: Definições que direcionarão o público que será coletado as informações como idade, sexo, perfil profissional. DETERMINAÇÃO DAS FONTES DE DADOS: Elas podem ser Primárias (consumidores ou lugares específicos que será aplicada a pesquisa) ou Secundárias (publicações nacionais ou internacionais). DETERMINAÇÃO DA METODOLOGIA: Definição do tipo de pesquisa que poderá ser: exploratória, conclusiva descritiva ou conclusiva casual.

83 Questionário de Pesquisa de Mercado
A pesquisa exploratória tem por objetivo obter uma maior abrangência sobre o tema pesquisado, sendo útil quando o pesquisador tem uma noção vaga do problema. Para realizá-la podem ser utilizado levantamento de fontes secundárias como pesquisa em documentos e bases estatísticas, levantamento de experiências com o auxílio de especialistas ou conhecedores do assunto e observações informais. Vale ressaltar que para projetos de novos produtos a pesquisa exploratória é o que atende melhor as necessidades do projeto, uma vez que o comportamento do mercado perante o produto ainda é desconhecido.

84

85 QFD – DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
Uma vez que se conhecem os concorrentes (benchmark) e os clientes (pesquisa de marketing), o próximo passo é o desenvolvimento do Quality function Deployment (QFD), ou desdobramento da função qualidade. Particularmente, será focado apenas em sua primeira matriz, denominada “Casa da Qualidade”. O objetivo é a definição dos requisitos do produto a partir dos requisitos dos clientes, derivados das necessidades dos clientes.

86 ESPECIFICAÇÕES-META Esta etapa compreende o estabelecimento de valores-meta para os requisitos do produto. Em princípio considera-se a lista de todos os requisitos, ordenados segundo a classificação obtida no QFD e definem-se as unidades de medida e as faixas de tolerância (estas que serão as metas do produto), as formas de medição também devem ser determinadas. As especificações devem levar em consideração as saídas ou características indesejáveis no produto e os objetivos devem ser contemplados a fim de evitarem essas saídas

87 Especificações-meta para o exemplo do projeto Veículo Aquático de Recreação

88 Continuação


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