A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline."— Transcrição da apresentação:

1

2 BANDAGENS E ATADURAS

3 Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline ou flanela, de diversos tamanhos, comprimentos e larguras. A atadura se divide em corpo da atadura, ponta inicial, ponta final, face interna e face externa, e está sempre disposta em rolo.Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline ou flanela, de diversos tamanhos, comprimentos e larguras. A atadura se divide em corpo da atadura, ponta inicial, ponta final, face interna e face externa, e está sempre disposta em rolo. A bandagem é a manobra de aplicar atadura, envolvendo o local a fim de cobrirA bandagem é a manobra de aplicar atadura, envolvendo o local a fim de cobrir uma determinada parte do corpo. uma determinada parte do corpo. Bandagens e ataduras

4 Os objetivos das bandagens são:Os objetivos das bandagens são: 1. Contenção: utilizada para fixar curativos, aplicar talas em casos de luxação e imobilização.1. Contenção: utilizada para fixar curativos, aplicar talas em casos de luxação e imobilização. 2. Compressão: exercer pressão sobre determinada área do corpo, através de curativos compressivos2. Compressão: exercer pressão sobre determinada área do corpo, através de curativos compressivos com a finalidade de estancar com a finalidade de estancar hemorragias. hemorragias.

5 Bandagens e ataduras 3. Correção: para manter o posicionamento de um membro e corrigir deformidades.3. Correção: para manter o posicionamento de um membro e corrigir deformidades. 4. Proteção: para evitar o contato das partes em tratamento com o meio exterior, proteger curativos e proporcionar calor.4. Proteção: para evitar o contato das partes em tratamento com o meio exterior, proteger curativos e proporcionar calor.

6 CUIDADOS NA APLICAÇÃO DE BANDAGEM 1. Colocar o paciente em posição anatômica e apoiar o membro.1. Colocar o paciente em posição anatômica e apoiar o membro. 2. Escolher o tipo e o tamanho da atadura, de acordo com o local.2. Escolher o tipo e o tamanho da atadura, de acordo com o local. 3. Passar a atadura da parte distal para a proximal, sentido da circulação venosa.3. Passar a atadura da parte distal para a proximal, sentido da circulação venosa. 4. Proteger com algodão as pregas naturais do corpo, axilas, orelhas, espaços interdigitais e seios.4. Proteger com algodão as pregas naturais do corpo, axilas, orelhas, espaços interdigitais e seios. 5. A parte externa da atadura devera ficar5. A parte externa da atadura devera ficar em contato com a pele. em contato com a pele.

7 CUIDADOS NA APLICAÇÃO DE BANDAGEM 5. Aplique de maneira uniforme, evitando pressão excessiva que restrinja a circulação.5. Aplique de maneira uniforme, evitando pressão excessiva que restrinja a circulação. 6. Proteja sempre o ferimento com gase antes de passar a atadura6. Proteja sempre o ferimento com gase antes de passar a atadura 7. Não inicie ou termine a bandagem diretamente sobre um ferimento, deixe sempre uma margem7. Não inicie ou termine a bandagem diretamente sobre um ferimento, deixe sempre uma margem 8. Nunca utilize atadura suja.8. Nunca utilize atadura suja.

8 CUIDADOS NA APLICAÇÃO DE BANDAGEM 9. Não deixar a atadura muito frouxa, nem muito apertada.9. Não deixar a atadura muito frouxa, nem muito apertada. 10. Verificar a cor e a sensação das extremidades dos membros com frequência.10. Verificar a cor e a sensação das extremidades dos membros com frequência.

9 TIPOS DE BANDAGEM CircularCircular É utilizada nas partes cilíndricas do corpo ou para manter curativos. Ela simplesmente envolve segurar com uma das mãos a extremidade livre do rolo e colocar a atadura em torno da área, trazendo-a de volta ao ponto de partida. É uma volta sobre a outra.É utilizada nas partes cilíndricas do corpo ou para manter curativos. Ela simplesmente envolve segurar com uma das mãos a extremidade livre do rolo e colocar a atadura em torno da área, trazendo-a de volta ao ponto de partida. É uma volta sobre a outra.

10

11 TIPOS DE BANDAGEM EspiralEspiral Aplicada a uma parte do corpo com circunferência uniforme, cilíndrica como dedos, punhos e tronco. A volta em espiral sobrepõe-se em parte, a volta anterior. A sobreposição varia da metade a dois terços da largura da atadura.Aplicada a uma parte do corpo com circunferência uniforme, cilíndrica como dedos, punhos e tronco. A volta em espiral sobrepõe-se em parte, a volta anterior. A sobreposição varia da metade a dois terços da largura da atadura.

12

13 TIPOS DE BANDAGEM Espiral inversaEspiral inversa É uma modificação da volta em espiral. Quando utilizada, o rolo é invertido a meio caminho da volta anterior. Também usada para partes cilíndricas do corpo. É uma modificação da volta em espiral. Quando utilizada, o rolo é invertido a meio caminho da volta anterior. Também usada para partes cilíndricas do corpo.

14

15 TIPOS DE BANDAGEM OitoOito É empregada em áreas de articulação como braços e pernas. São voltas repetidas, feitas alternadamente para cima e para baixo da articulação em forma de 8. Muito utilizada para imobilizações.É empregada em áreas de articulação como braços e pernas. São voltas repetidas, feitas alternadamente para cima e para baixo da articulação em forma de 8. Muito utilizada para imobilizações.

16

17

18 TIPOS DE BANDAGEM EspicaEspica Constitui uma variação da volta em oito. Difere no sentido de que inclui uma parte do tronco ou do peito. Constitui uma variação da volta em oito. Difere no sentido de que inclui uma parte do tronco ou do peito.

19 TIPOS DE BANDAGEM RecorrenteRecorrente É utilizada para cobrir porções distais do corpo como extremidades dos dedos das mãos e dos pés, coto de membros amputados ou cabeça. Inicialmente se faz uma volta circular, para fixar a atadura e posteriormente vira-se o rolo, trazendo o para o centro da extremidade a ser coberta. Para finalizar realiza-se uma volta circular para fixação da ataduraÉ utilizada para cobrir porções distais do corpo como extremidades dos dedos das mãos e dos pés, coto de membros amputados ou cabeça. Inicialmente se faz uma volta circular, para fixar a atadura e posteriormente vira-se o rolo, trazendo o para o centro da extremidade a ser coberta. Para finalizar realiza-se uma volta circular para fixação da atadura

20 TIPOS DE BANDAGEM

21


Carregar ppt "BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google