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1 Estruturas de Controle. 2 4.2 Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.

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1 1 Estruturas de Controle

2 2 4.2 Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas Controle do Fluxo do Programa –Especificar a ordem na qual as ações são executadas As estruturas de controle ajudam a determinar esta ordem

3 3 4.3 Pseudocódigo Pseudocódigo –Linguagem informal para desenvolver algoritmos –Não é executado em computadores –Ajuda os desenvolvedores a "pensar" em algoritmos

4 4 4.4 Estruturas de Controle Execução seqüencial –As instruções do programa executam uma após a outra Transferência de Controle –Três estruturas de controle podem especificar a ordem de execução das instruções: estruturas de seqüência estruturas de seleção estruturas de repetição

5 5 4.4 Estruturas de Controle As estruturas seqüenciais são o default para a execução de programas Java Java tem três estruturas de seleção –if –if…else –switch Java tem três estruturas de repetição –while –do…while –for Cada uma dessas palavras é uma palavra reservada Java

6 6 4.5 Comando if (sem else) Estrutura de controle "entrada única/saída única" Executa a ação somente se a condição for verdadeira Modelo de programação de ação/decisão

7 7 diagrama de atividade para um comando if [grade >= 60] [grade < 60] print “Passed”

8 8 4.6 comando if…else Realiza a ação somente quando a condição é verdadeira Quando a condição é falsa, executa uma outra ação alternativa especificada pelo programador Operador condicional ternário ( ?: ) Estruturas if…else aninhadas

9 9 diagrama de atividade para um comando if..else [grade >= 60][grade < 60] print “Failed”print “Passed”

10 10 4.7 O laço while Repita a ação enquanto a condição permanecer verdadeira

11 11 Diagrama de atividade para um la ç o while. [product <= 1000] [product > 1000] dobra o valor do produto merge decisão instrução Java: product = 2 * product;

12 12 4.8 Formulando algoritmos: Estudo de Caso 1 (Repetição controlada por um contador) Contador –Variável que controla o número de vezes que um grupo de instruções é executada Media1.java calcula a média de notas –usa um contador para controlar o número de repetições

13 13 total  0 contador  1 Enquanto contador <= 10 Leia a próxima nota total  total + nota contador  contador + 1 fim enquanto media  total / 10 Imprime a média Pseudo código de um algoritmo que usa uma estrutura de repetição controlada por um contador para resolver o problema da média de uma turma.

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15 Outline 15 Declara variáveis; contaNotas é o contador Continua o laço enquanto contaNotas for menor ou igual a 10

16 Outline 16 Media1.java

17 17 4.9 Estudo de Caso 2 (Repetição controlada por uma sentinela) Valor sentinela –Usado para indicar o fim da entrada de dados Media2.java tem o número de repetições indefinido –Usuário entra o valor sentinela ( -1 ) para terminar as repetições

18 18 total  0 contador  0 Leia a primeira nota (talvez até a sentinela) Enquanto o usuário não digitar o valor sentinela total  total + nota contador  contador + 1 Leia a próxima nota (talvez seja a sentinela) fim enquanto se contador <> 0 média  total / contador Imprime a média senão Imprime “Nenhuma nota foi entrada” O problema da média resolvido por um laço com sentinela

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20 Outline 20 efetua o laço até que o valor da sentinela nota seja igual a ( -1 ) Formata o número com duas casas decimais

21 Outline 21 Media2.java

22 22 4.10 Estudo de Caso 3: Estruturas de Controle Aninhadas Estruturas de Controle Aninhadas

23 23 aprovados  0 reprovados  0 estudante  1 Enquanto estudante <= 10 Leia o próximo resultado de exame Se o estudante passou aprovados  aprovados + 1 senão reprovados  reprovados + 1 estudante  estudante + 1 Fim enquanto Imprime o número de aprovados Imprime o número de reprovados Se aprovados > 8 Imprime “Aumentar a dificuldade!” Pseudo código para o problema da estatística dos resultados.

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25 Outline 25

26 Outline 26 Analise.java

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