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© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Estruturas de Repetição Aula nº5 © 2006.

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1 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Estruturas de Repetição Aula nº5 © 2006

2 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Sumário Repetição simples de instruções Enquanto para Repetição com controlo final Repete faz Repetição composta de instruções Exercícios

3 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Fluxo de execução Entrada de dados Processamento (cálculos) Processamento (cálculos) Decisão condicional Decisão condicional Linha de fluxo Conector de fluxo Inicio / Fim Saída de dados

4 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Euromilhoes inicio escrever "números:\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ), "\t" escrever "\nestrelas:\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ), "\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ) fiminicio escrever "números:\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ), "\t" escrever "\nestrelas:\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ), "\t" escrever int ( aleatorio ( ) * ) fim ecra números: estrelas:89 números: estrelas:89

5 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construir um programa que imprima os números de 1 a 10 Euromilhoes inicio escrever 1" escrever 2" escrever 3" escrever 4" escrever 5" escrever 6" escrever 7" escrever 8 escrever 9" escrever 10" fiminicio escrever 1" escrever 2" escrever 3" escrever 4" escrever 5" escrever 6" escrever 7" escrever 8 escrever 9" escrever 10" fim Ecrã

6 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construir um programa que imprima os números de 1 a 1000 Não vou escrever mil vezes a mesma coisa !!!!!!!! Estruturas de repetição Permitem repetir instruções A repetição é controlada por uma condição

7 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Algoritmo 1- Inicio 2- Iniciar um contador a Repetir enquanto contador < Escrever contador Incrementar o contador 4 - fim Algoritmo 1- Inicio 2- Iniciar um contador a Repetir enquanto contador < Escrever contador Incrementar o contador 4 - fim Contar até dez – algoritmo e fluxograma

8 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Repetição - Enquanto

9 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Repetição – ENQUANTO Linguagem Estruturada ENQUANTO FACA Instrução 1 Instrução 2 Instrução FIMENQUANTO ENQUANTO FACA Instrução 1 Instrução 2 Instrução FIMENQUANTO condição não sim Instruções 1.A condição é avaliada 2.Se o resultado for falso O ciclo termina O ciclo termina 3.Se o resultado for verdadeiro São executadas as instruções do bloco São executadas as instruções do bloco Volta-se ao ponto 1 Volta-se ao ponto 1

10 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Repetição Contador inicio inteiro contador inteiro contador contador <- 1 contador <- 1 enquanto contador <= 10 faz enquanto contador <= 10 faz escrever contador, "\t" escrever contador, "\t" contador <- contador + 1 contador <- contador + 1 fimenquanto fimenquantofiminicio inteiro contador inteiro contador contador <- 1 contador <- 1 enquanto contador <= 10 faz enquanto contador <= 10 faz escrever contador, "\t" escrever contador, "\t" contador <- contador + 1 contador <- contador + 1 fimenquanto fimenquantofim Exercícios Numeros impares menores que 10Numeros impares menores que 10 Numeros pares menores que 10Numeros pares menores que 10 Multiplos de 5 entre 100 e 200Multiplos de 5 entre 100 e 200 Numeros impares menores que 10Numeros impares menores que 10 Numeros pares menores que 10Numeros pares menores que 10 Multiplos de 5 entre 100 e 200Multiplos de 5 entre 100 e 200

11 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Escreva um programa que calcule e imprima a média de 10 números introduzidos pelo utilizador Media inicio inteiro contador, valor real soma contador <- 1 enquanto contador <= 5 faz escrever "numero:" ler valor soma <- soma + valor contador <- contador + 1 fimenquanto escrever "a media e :", soma / 5 fiminicio inteiro contador, valor real soma contador <- 1 enquanto contador <= 5 faz escrever "numero:" ler valor soma <- soma + valor contador <- contador + 1 fimenquanto escrever "a media e :", soma / 5 fim

12 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Imprimir os múltiplos de 3 com dois dígitos Imprima a soma de todos os números naturais entre 0 e 10 Imprima a soma de todos os números naturais num intervalo introduzido pelo utilizador

13 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Calcule o e imprima o valor da potencia dado o valor da base e do expoente introduzidos pelo utilizador (NOTA: não utilize o operador ^ ) Calcule e imprima o factorial de um número introduzido pelo utilizador

14 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Construa um programa que calcule o soma de uma sequência de números introduzidos pelo utilizador. O programa deve solicitar o tamanho da sequencia ao utilizador. O mesmo do exercício anterior, mas calcular e imprimir a média dos elementos positivos.

15 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Pretende-se calcular o máximo, o mínimo e a média de uma sequência de números positivos. A sequência termina com o valor -1.

16 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Construa um programa que imprima os números da sequência de Fibbonaci inferiores a 1000 n1 = 1 n2 = 2 ni = ni-1 + ni-2 Série:

17 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Repetição Para

18 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Repetição – PARA Linguagem Estruturada PARA DE ATE PASSO Instrução 1 Instrução 2 Instrução 3... PROXIMO... PROXIMO PARA DE ATE PASSO Instrução 1 Instrução 2 Instrução 3... PROXIMO... PROXIMO <= variavel <= espressao2 não sim Variavel <- expressão 1 Variavel <- variavel + expressão 3 Instruções

19 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Escreva um programa que imprima os números ímpares menores que 10 Impare s inicio inteiro numero inteiro numero para numero de 1 ate 10 passo 2 para numero de 1 ate 10 passo 2 escrever numero, "\t" escrever numero, "\t" proximo proximofiminicio inteiro numero inteiro numero para numero de 1 ate 10 passo 2 para numero de 1 ate 10 passo 2 escrever numero, "\t" escrever numero, "\t" proximo proximofim

20 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Escreva um programa que calcule e imprima a soma de 10 números introduzidos pelo utilizador Media inicio inteiro contador inteiro contador real valor, soma real valor, soma para contador de 1 ate 10 para contador de 1 ate 10 ler valor ler valor soma <- soma + valor soma <- soma + valor proximo proximo escrever soma escrever somafiminicio inteiro contador inteiro contador real valor, soma real valor, soma para contador de 1 ate 10 para contador de 1 ate 10 ler valor ler valor soma <- soma + valor soma <- soma + valor proximo proximo escrever soma escrever somafim

21 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que imprima a tabuada de um número introduzido pelo utilizador 2 x 1 = 2 2 x 2 = 4 2 x 3 = 6 2 x 4 = 8 2 x 5 = 10 2 x 6 = 12 2 x 7 = 14 2 x 8 = 16 2 x 9 = 18 2 x 10 = 20 5 x 1 = 5 5 x 2 = 10 5 x 3 = 15 5 x 4 = 20 5 x 5 = 25 5 x 6 = 30 5 x 7 = 35 5 x 8 = 40 5 x 9 = 45 5 x 10 = 50

22 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios - FOR Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Imprimir os múltiplos de 3 com dois dígitos Imprima a soma de todos os números naturais entre 0 e 10 Imprima a soma de todos os números naturais num intervalo introduzido pelo utilizador Calcule e imprima o factorial de um número introduzido pelo utilizador

23 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Ciclos com controlo final

24 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Repete – ATE Linguagem Estruturada Repete Instrução 1 Instrução 2 Instrução Ate Ate Repete Instrução 1 Instrução 2 Instrução Ate Ate condição não sim Instruções 1.As instruções são executadas 2.A condição é avaliada 3.Se o resultado for verdadeiro O ciclo termina O ciclo termina 4.Se o resultado for falso Volta-se ao ponto 1 Volta-se ao ponto 1

25 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Linguagem Estruturada inicio inteiro mes repete ler mes ate mes > 0 e mes 0 e mes <= 12 escrever "o mes é ", mes fiminicio inteiro mes repete ler mes ate mes > 0 e mes 0 e mes <= 12 escrever "o mes é ", mes fim Escreva um programa que permita a introdução do numero do mês de nascimento

26 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 faz – enquanto Linguagem Estruturada faz Instrução 1 Instrução 2 Instrução enquanto enquanto faz Instrução 1 Instrução 2 Instrução enquanto enquanto condição Sim não Instruções 1.As instruções são executadas 2.A condição é avaliada 3.Se o resultado for falso O ciclo termina O ciclo termina 4.Se o resultado for verdade Volta-se ao ponto 1 Volta-se ao ponto 1

27 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Linguagem Estruturada inicio inteiro mes faz escrever "introduza um mes :" escrever "introduza um mes :" ler mes ler mes enquanto mes 13 escrever "\nmes introduzido :", mes fiminicio inteiro mes faz escrever "introduza um mes :" escrever "introduza um mes :" ler mes ler mes enquanto mes 13 escrever "\nmes introduzido :", mes fim Escreva um programa que permita a introdução do numero do mês de nascimento

28 © 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Ciclos encadeados

29 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Ciclos encadeados condição não sim Instruções condição não sim

30 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercício Construa um programa que imprima a as tabuadas desde o 1 até ao 10

31 Introdução à programaçãoComputadores e programação I © 2003 Exercícios Para cada um dos exercícios seguintes desenhe o fluxograma e o programa Calcule e imprima o factorial dos números entre 1 e 10 Verifique se um número é primo Um número é primo se for divisível apenas por 1 e por ele mesmo Calcule todos os números primos inferiores a 100


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