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Esquemas-síntese de «Reflexões do Poeta

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Apresentação em tema: "Esquemas-síntese de «Reflexões do Poeta"— Transcrição da apresentação:

1 Esquemas-síntese de «Reflexões do Poeta
Esquemas-síntese de «Reflexões do Poeta O dinheiro enquanto fonte de corrupção» — Canto VIII, estâncias 96-99 (p. 207)

2 Estas estrofes constituem um comentário sobre o poder perverso do dinheiro, indicando o Poeta que a avidez deprava quer os ricos quer os pobres. Origem da reflexão: Esta análise do Poeta surge no seguimento das ciladas sofridas por Vasco da Gama em Calecute. O nauta é detido pelo Catual de Calecute quando regressa às naus. O Catual, corrompido pelos muçulmanos, não permite que a troca das fazendas portuguesas por especiarias da Índia seja efetuada Os portugueses apenas podem partir quando entregam as fazendas.

3 Permanece nas naus, «vagaroso» Decide não tornar a desembarcar
1.ª parte Estância 96 Vasco da Gama: a figura da prudência Permanece nas naus, «vagaroso» Decide não tornar a desembarcar Desconfia do Catual Tripla adjetivação Caracterização do Catual de Calecute: traidor «cobiçoso» «corrompido e pouco nobre» Aviso do Poeta: o poder do dinheiro (de que nem ricos nem pobres se libertam) é fatal

4 Exemplos da mitologia clássica que comprovam a afirmação inicial: o desejo do ouro leva à traição
2.ª parte Estância 97 Rei da Trácia Assassinou Polidoro, filho de Príamo, rei de Troia Desejava roubar o ouro que Polidoro transportava Rei Treício, Polimnestor Filha de Acrísio, Dánae Acrísio encerrou a sua filha numa torre para a impedir de ter filhos Júpiter penetra na torre sob a forma de uma chuva de ouro e seduz a jovem Jovem romana que abriu as portas da cidade aos Sabinos, inimigos de Roma Esperava ser recompensada com pulseiras de ouro Os Sabinos esmagaram-na com os seus escudos Tarpeia

5 consequências negativas 3.ª parte Estâncias 98 e 99
O poder do dinheiro: consequências negativas 3.ª parte Estâncias 98 e 99 Enumeração Faz entregar fortalezas bem guardadas Transforma os amigos em falsos e traidores Leva os mais nobres a perder a sua virtude Corrompe a pureza e a consciência Distorce a interpretação de textos (legais ou sagrados) Provoca alterações nas leis e na aplicação da justiça Incita ao perjúrio e a testemunhos falsos Conduz à tirania dos reis Corrompe os elementos do clero que assumem uma imagem de virtude (espalha a hipocrisia)


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