A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

2 INTRODUÇÃO DE ONDE ESTOU FALANDO? Núcleo de Educação em Saúde da Família  Criado em 1983 vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva e Social 2008  O NESCON passa a ser um órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG

3 INTRODUÇÃO O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/Estratégia Saúde da Família (CEABSF/CEESF), ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais/Nescon, baseia-se na experiência acumulada de capacitação de profissionais de saúde para a rede pública para atuar na atenção primária à saúde (NESCON, 2015).

4 METODOLOGIA Os cursos (CEABSF/CEESF), desenvolvidos em larga escala, utilizam a metodologia da educação a distância e contam com parcerias interdepartamentais, secretarias municipais de saúde e polos municipais de apoio à educação a distância em Minas Gerais e Alagoas. São apresentados os dados do período de 2013 a 2015.

5 RESULTADOS Os mapas mostram os municípios de Minas Gerais e Alagoas atendidos pelo Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) 2013 a 2015 e PROVAB – 2015, com a distribuição dos profissionais. No período de 2008 a 2012 outros 2039 profissionais concluíram e foram certificados.

6 TOTAL DE MÉDICOS: 1682 MUNICÍPIOS ATENDIDOS: 493 em 853

7 TOTAL DE MÉDICOS: 238 MUNICÍPIOS ATENDIDOS: 72 em 102

8

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS O NESCON, após sete anos de oferta dos cursos, vem contribuindo expressivamente com as politicas públicas de provimento de profissionais para atendimento em áreas remotas e periféricas, na atenção básica à saúde. Tratando-se de um curso a distância, a evasão é inferior às observações realizadas em outros cursos desta modalidade.

10 REFERÊNCIAS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. Faculdade de Medicina UFMG. Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF)/Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF): integração com políticas públicas Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB)/Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Belo Horizonte, 2015, 39 p.


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google