A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO FÓRMULAS, REFERÊNCIAS E FUNÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO FÓRMULAS, REFERÊNCIAS E FUNÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO FÓRMULAS, REFERÊNCIAS E FUNÇÕES

2 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Fórmulas As fórmulas e funções fazem da folha de cálculo uma excelente ferramenta de trabalho, pois permitem realizar diversos tipos de cálculos de forma automática, com base nos dados armazenados nas diversas células. As fórmulas são inseridas numa célula e permitem efectuar um conjunto de cálculos, de forma automática, sobre os dados, sendo apenas visualizado o seu resultado. Para visualizar o conteúdo de uma fórmula, clica-se na célula respectiva para a activar e observa-se a barra de fórmulas ou passa-se a célula para o modo de edição (duplo clique).

3 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Fórmulas Assim, quando são alterados os dados sobre os quais são efectuados os cálculos, é automaticamente recalculado e visualizado o novo resultado. Nas fórmulas podemos combinar diferentes tipos de dados. Uma fórmula inicia-se sempre com o sinal igual (=).

4 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Fórmulas Elementos constituintes de uma fórmula  Uma fórmula pode conter qualquer um dos seguintes elementos: constantes, referências, funções, nomes de intervalos e operadores. = Soma(A1:A4)*B19 - 10 EXEMPLO: Converter horas em minutos A fórmula seguinte multiplica o conteúdo da célula B2 por 60. =B2*60

5 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Operadores de cálculo Os operadores são símbolos que indicam o tipo de cálculo que se pretende realizar com os elementos de uma fórmula. O Excel dispõe de quatro tipos de operadores de cálculo distintos: Operadores aritméticos Operadores relacionais Operadores de texto Operadores de referência. Operandos Os operandos são os itens de ambos os lados de um operador (+, –, *, …) numa fórmula. No Excel, os operandos podem ser valores, referências de células, nomes, rótulos e funções. A seguir…

6 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Operadores de cálculo Operadores aritméticos Utilizados para executar operações aritméticas elementares, os operadores aritméticos combinam valores numéricos e produzem resultados numéricos.

7 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Operadores de cálculo Operadores de comparação Os operadores de comparação, como o próprio nome indica, comparam valores e geram um valor lógico do tipo VERDADEIRO ou FALSO.

8 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Operadores de cálculo Operadores de texto Podemos unir (concatenar) uma ou mais cadeias de caracteres (texto), de modo a formar um único texto. Para tal utilizamos o operador & (“E” comercial). Exemplo 1 – Unir ou concatenar as duas cadeias de texto para produzir uma única: “Olá tudo bem”. =”Olá tudo “&”bem” Exemplo 2 –

9 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Operadores de cálculo Operadores de referência Estes tipos de operadores combinam intervalos de células para realizar cálculos.

10 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Operadores de cálculo Precedência dos operadores O Excel utiliza regras para determinar qual das operações de uma fórmula deve ser realizada em primeiro lugar, ou seja, as fórmulas calculam os valores através de uma ordem específica. A precedência dos operadores é muito importante quando numa fórmula existem diferentes tipos de operadores. Para além desta tabela de precedência, existe a precedência máxima, ou seja, a operação que se realiza primeiro é a que estiver entre parêntesis ( ).

11 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Referências e Nomes Quando se trabalha com fórmulas e funções é quase obrigatório que se utilizem referências a células ou a um conjunto de células. As referências são ligações para um determinado local, isto é, quando numa fórmula se escreve =SOMA(C1;D1), está-se a pedir ao Excel que some o conteúdo da célula C1 com o conteúdo da célula D1. Quando se utiliza uma referência, na realidade está-se a utilizar o valor contido na célula referenciada. Este conceito é de extrema importância para uma utilização correcta da folha de cálculo. Existem 3 tipos de referências: relativas, absolutas e mistas. A diferença entre os vários tipos de referências está relacionada com a forma como estas se indicam, bem como com o comportamento das mesmas quando copiadas para outras células de uma folha de trabalho.

12 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Referências relativas Quando se copia uma fórmula, as referências a linhas e colunas alteram-se, isto é, a fórmula adapta-se à célula de destino, de acordo com a “distância” entre a célula de origem e a célula de destino. Isto acontece por defeito. Referências e Nomes  Se agora se copiar a célula A2 para B2, como a célula de destino se encontra uma coluna à direita, a fórmula altera-se automaticamente para =B1+20.  O único elemento da fórmula que varia é a referência à célula A1: ao copiá-la uma coluna para a direita, o nome da coluna incrementa uma unidade (e o número da linha também, se fosse p caso), ou seja, em vez de A passa a ser B e o número da linha passaria a ser 2. EXEMPLO:

13 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Referências absolutas As referências a linhas e a colunas não se alteram. Ao copiar-se uma fórmula para outra célula, as referências permanecem fixas. Referências e Nomes  Se agora se copiar a célula A2 para B2, embora a célula de destino se encontre uma coluna à direita, como se utilizou o símbolo $ antes do identificador de coluna e antes do identificador de linha, a fórmula permanece igual; assim, em B2, teremos =$A$1+20. EXEMPLO: Referências mistas Fixando com $ a coluna ou a linha que nos interessar

14 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Referências e Nomes As referência mistas, como vimos, são uma combinação das outras duas e, assim sendo, deve preceder-se a coluna ou a linha do símbolo $, dependendo do que se pretende fixar ($A12, B$23, AA$1,…) Referência relativa – não apresenta qualquer cifrão, por isso não tem elementos fixos. Ou seja, quando copiada, adapta-se à nova localização. Referência absoluta – apresenta um cifrão antes da coluna e um cifrão antes da linha, ou seja, ambos os elementos são fixos. Quando copiada, não sofre qualquer alteração. Referência mista – apresenta um cifrão antes da linha ou da coluna, isto é, a linha ou a coluna é fixa. Ao ser copiada, o elemento fixo não sofre alterações, enquanto que o elemento não fixo se adapta à nova posição.

15 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Referências a outras folhas ou livros Outra funcionalidade extremamente interessante é a possibilidade de se inserir referências a células que se encontrem noutras folhas de trabalho, ou mesmo noutros livros. Para se fazer referência a células de outras folhas deve indicar-se o nome da respectiva folha, seguido do símbolo de exclamação (!) e do nome da célula. Exemplo: Folha3!A3. Esta referência diz respeito ao conteúdo da célula A3, da folha de trabalho Folha3. No caso da folha ter um nome personalizado, por exemplo, “Total de vendas”, então a referência passaria a ter a seguinte forma: ‘Total de vendas’!A3 (a única diferença é que o nome da folha deve ser mencionado entre plicas). Para se fazer referência a células de outros livros, deve indicar-se o nome do livro entre parêntesis recto, sendo o restante idêntico à referência a outras folhas. Exemplo: ‘[Vendas 2005.xls]Total de vendas’!A3 Referências e Nomes

16 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Nomes O ser humano memoriza melhor um nome do que um conjunto de referências. Pode analisar-se uma fórmula relativamente simples, no entanto, se a mesma contiver diversas referências, pode ser difícil a sua interpretação. Assim sendo, o Excel permite a atribuição de nomes às células e às formulas, de modo a que se possam identificar facilmente. Para atribuir um nome a uma célula, utilizamos o menu aberto com o botão direito do rato sobre a célula ou pressionamos a combinação de teclas Ctrl + F3. Referências e Nomes

17 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Constantes Referências e Nomes Uma constante é um elemento que mantém sempre o mesmo valor. Por exemplo, a constante polegada tem sempre o valor 25,4 mm. Podem ser criadas constantes sem se recorrer a células da folha de cálculo, sendo que estas podem ser numéricas ou de texto. Para criar uma constante, utilizamos o menu ou pressionamos a combinação de teclas Ctrl + F3.

18 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Sintaxe de uma função A sintaxe de uma função começa com o sinal igual (=), seguido do nome da função, um parêntesis inicial, os argumentos da função, separados por vírgulas e um parêntesis final. = Nome_da função(argumento1;argumento2;…;argumentoN) Os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos do tipo VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro do tipo #N/D ou referências de célula. O argumento a indicar deve produzir um valor válido para esse argumento. Os argumentos podem também ser constantes, fórmulas ou outras funções. Funções As funções são fórmulas predefinidas que executam cálculos, utilizando valores específicos, denominados argumentos, numa ordem específica ou numa estrutura. Estas podem ser utilizadas para executar cálculos simples ou complexos.

19 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções Exemplo: Este exemplo demonstra uma das grandes vantagens da utilização de funções. =SOMA(B1:C8)  Neste exemplo é utilizada a função SOMA(), que devolve como resultado a soma de todos os seus argumentos, ou seja, neste caso, devolve a soma de todos os valores armazenados nas células pertencentes ao intervalo B1:C8.  Se não existisse a função soma, este exemplo teria de ser substituído pela fórmula: =B1+B2+B3+B4+B5+B6+B7+B8+C1+C2+C3+C4+C5+C6+C7+C8 Funções Uma função é uma fórmula predefinida, que permite executar cálculos complexos de forma simplificada, retornando um valor.

20 TIC 10FOLHA DE CÁLCULO Fórmulas, referências e funções As fórmulas podem conter mais do que uma função, por exemplo: =SOMA(C1:C5)/SOMA(E1:E5) Existem muitos tipos de funções, sendo que se encontram agrupadas de acordo com o tipo de operação ou cálculo que realizam. Temos funções matemáticas e trigonométricas, estatísticas, financeiras, de texto, de datas e horas, lógicas, de base de dados, de procura e referência e de informação. A Ajuda do Excel contém uma lista de todas as funções disponibilizadas pela aplicação. Funções Exemplos de funções matemáticas ABS(número) Devolve o valor absoluto de um número Exemplo: =ABS(-45) devolve 45 ALEATORIO() Devolve um número entre 0 e 1 Exemplo: =ALEATORIO() devolve 0,387838506

21 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO – Microsoft Excel


Carregar ppt "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO FÓRMULAS, REFERÊNCIAS E FUNÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google