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Aula de Bateria.

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Apresentação em tema: "Aula de Bateria."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de Bateria

2 AULA 08 – TIPOS DE PEGADAS (grip) DE BAQUETAS

3 DEFINIÇÃO Grip ou pegada é o modo como o baterista ou percussionista segura a baqueta em sua mão. Basicamente existem dois grupos para você seguir ao segurar uma baqueta corretamente, o Matched Grip, e o Tradicional Grip. TRADICIONAL GRIP MATCHED GRIP

4 Matched grip O Matched Grip é uma pegada mais moderna, ideal para estilos musicais mais modernos e menos clássicos, a sua vantagem é que ele é fácil de pegar o jeito, e as duas mãos apresentam as mesmas pegadas. Esta pegada consiste em movimentos de “pinça” e “mola”. A pinça você faz ao segurar a baqueta com o polegar (a polpa do polegar) e o indicador (baqueta na lateral da falange média). A pegada correta para fazer a pinça não pode ser nem muito acima nem muito abaixo da baqueta, o ideal é deixar uma “bunda” da baqueta sobrando. A mola você faz ao flexionar os três últimos dedos (médio, anular, mínimo).

5 02 – Forma correta de segurar a baqueta corretamente
matched grip 01 – Pegada de pinça 02 – Forma correta de segurar a baqueta corretamente 03 – Posicionamento das mãos em pegada Matched Grip

6 matched grip

7 Matched grip - variações
Esse é o conceito básico do Matched Grip, mas dentro dele, existe 3 variações em suas execuções que nas quais veremos agora.

8 Matched grip – german grip
A Pegada Alemã é mais comum para bateristas de rock ou para rufos militares, ela permite toques com grande potência. A sua execução é feita paralela à pele. O movimento é executado mais no punho e antebraço e exige maior esforço muscular do que em relação à pegada francesa. A execução de rimshot também é bem facilitada quando se adota a GG. O mecanismo de pinça-e-mola funciona de modo menos eficaz na GG, o que pode atrapalhar a execução de rolls mais sutis. O que torna essa pegada diferenciada é o ângulo de execução ao tocar, com as palmas das mãos viradas para baixo, ela forma uma angulação de 90° com a pele do tambor.

9 Matched grip – german grip

10 Matched grip – american grip
A pegada americana é muito semelhante à pegada alemã, mas nesse caso mudamos o ângulo de suas baquetas. Em vez de ter seus cotovelos mais afastados e suas baquetas em um ângulo de 90 graus, relaxe um pouco, e deixe seu braço ceder um pouco. Você vai notar que suas baquetas vão abaixar um pouco, reduzindo a um ângulo exatamente de 45°. Este é o estilo de segurar a baqueta mais usado, justamente por ser mais confortável. De modo geral ele tem um aproveitamento melhor do movimento pinca-e-mola. Fisiologicamente, o maior arco de movimento do punho se faz exatamente neste posicionamento, e o mecanismo de pinça-e- mola é melhor aproveitado porque o movimento da baqueta na pinça passa a seguir o mesmo plano de movimento do punho.

11 Matched grip – american grip

12 Matched grip – french grip
O estilo francês de segurar a baqueta é um pouco mais diferenciado em relação ao alemão e americano. Aqui você relaxa mais ainda e você irá notar que as baquetas ficam mais próximas uma das outras, e a palma da mão em um plano perpendicular ao da pele do tambor. Com as duas mãos em FG, as palmas ficam voltadas uma para outra. A FG foi desenvolvida para execução de toques rápidos e leves, preferencialmente em caixas sinfônicas, pois oferece grande controle de dinâmica. Por outro lado, é uma pegada que não permite execução com muita potência. Na FG o movimento é praticamente limitado aos dedos.

13 Matched grip – french grip

14 Tradicional grip A pegada tradicional ou regular vem dos tempos de guerras do séc. XVIII, quando o percussionista tinha que tocar de pé com as baquetas. Muitos bateristas e percussionistas, principalmente os que tocam o estilo jazz, continuam a usar este modo, mas apenas para a mão esquerda. Esse tipo de Grip ainda é muito utilizado em Bandas Marciais e Fanfarras. Diversos bateristas de rock também a utilizam, como Neil Peart e Stewart Copeland. Nesta pegada, a baqueta é passada entre o dedão e o indicador (estes dois dedos desempenhando a função de eixo da alavanca formado pelo conjunto dedos+baqueta) e entre o dedo médio e o anelar (cuja função é controlar a descida e subida da baqueta, através da alavanca)

15 Tradicional grip Embora a TG não exija um posicionamento especial da caixa, normalmente quem a adota prefere usar a caixa com o lado esquerdo 1 a 2 cm mais alto que o direito, para facilitar a execução de rimshots. A TG normalmente é utilizada somente na mão esquerda (para os destros), embora sujeitos como Billy Cobhamterem chegado a adotá-la nas duas mãos. A TG é considerada uma pegada difícil e cheia de macetes, exatamente por ser relativamente antinatural, mas uma vez dominada, é provavelmente a mais versátil de todas, que permite ter desde a potência da GG até a sutileza e precisão da FG. Uma limitação da TG é em relação ao alcance de peças posicionadas à esquerda do kit (para destros), que exige uma torção acentuada do tronco para que a ponta da baqueta atinja corretamente a peça.

16 Tradicional grip


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