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Considerações iniciais

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Apresentação em tema: "Considerações iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 Considerações iniciais
2015 M. José Profs Duja Considerações iniciais

2 SARESP – Avaliação de larga escala
As avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – enquanto instrumentos de políticas educacionais, são procedentes da conjunção de três fatores: a tendência internacional de produzir informações através da aferição da aprendizagem; a necessidade de se constituir instrumentos que permitam situar a educação nacional em face ao descompasso entre acesso e sucesso escolar e; como terceiro fator, a configuração do Estado Avaliador.

3 Regulação avaliativa A emergência da regulação avaliativa no campo da educação se deu no percurso da configuração de um novo modelo de gestão: as avaliações em larga escala como subsídios para ações e políticas educacionais são ancoradas em um tripé: avaliação - informação - ação).

4 Os objetivos da avaliação em larga escala
[...] são os de informar o que populações e subpopulações de alunos em diferentes séries sabem e são capazes de fazer, em um determinado momento, e acompanhar sua evolução ao longo dos anos. Não é seu objetivo fornecer informações sobre alunos ou escolas individuais (KLEIN & FONTANIVE, 1995, p.30). KLEIN, Ruben & FONTANIVE, Nilma Santos. Avaliação em larga escala: uma proposta inovadora. Em Aberto, Brasília, ano 15, n.66, abr./jun p

5 Objetivos do SARESP Os objetivos do SARESP explicitados em documentos oficiais abrangem não só o levantamento de informações que permitam estabelecer o controle da rede de ensino, mas também assume pretensões de cunho pedagógico bastante amplas e fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino, relacionadas diretamente com o cotidiano de sala de aula.

6 Desenvolve ainda um sistema de avaliação de desempenho dos
alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, que subsidia a Secretaria da Educação na tomada de decisões quanto à política Educacional.

7 Mudanças implantadas em 2008
a inclusão de itens pré-testados, no sentido de ajustar a qualidade métrica da prova; a adequação das habilidades e competências avaliadas àquelas solicitadas no SAEB/Prova Brasil, com a finalidade de comparar os resultados estaduais com os obtidos pelos alunos em nível federal; e a padronização dos seus resultados na mesma escala utilizada para o SAEB.

8 Avaliação interna e externa
A avaliação educacional passou a ser identificada a partir de duas dimensões: uma interna, avaliação da aprendizagem realizada pelo professor como parte do seu fazer pedagógico, e a outra externa, avaliação do desempenho escolar, em larga escala, de natureza sistêmica, realizada por agente externo à escola. Tanto a avaliação interna como a externa precisam estar na pauta das discussões das escolas, para que de fato possam cumprir com o seu papel, para obtenção de resultados efetivos de melhoria da aprendizagem dos alunos.

9 As diretrizes do SARESP
[...] previam que, com essas informações fornecidas a respeito do rendimento dos alunos nas avaliações, seria possível subsidiar ações como: a capacitação dos professores; reorientar e aprimorar a proposta pedagógica das escolas; articular resultados da avaliação ao planejamento escolar, ao estabelecimento de metas diretamente relacionadas à correção do fluxo escolar; e iniciar um processo de transformação da gestão da educação provida pelo Estado.

10 Caráter diagnóstico e processual
Para Libâneo (2004, p.253), a avaliação sempre deve ter caráter de diagnóstico e processual, pois ela precisa ajudar os professores a identificarem aspectos em que os alunos apresentam dificuldades. A partir daí, os professores poderão refletir sobre sua prática e buscar formas de solucionar problemas de aprendizagem ainda durante o processo e não apenas no final da unidade ou no final do ano...

11 Leitura obrigatória na íntegra
Fundamentação legal Resolução SE nº 41/2015 Resolução SE 46/2015 Leitura obrigatória na íntegra

12 Bom trabalho. Grato.


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