A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sentenças e Promessas Objetivos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sentenças e Promessas Objetivos:"— Transcrição da apresentação:

1 Sentenças e Promessas Objetivos:
- Compreender que promessas de Deus nos fortalecem e restauram quando enfrentamos nossas tempestades pessoais. - Compreender que na conversão somos transformados, e recebemos um coração capaz de agradar a Deus. - Demonstrar gratidão pelos líderes dedicados e pelos pastores leais, usados por Deus!

2 Texto Aureo: Jer. 24.7  E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração. 

3 Panorama do contexto em que se deram as sentenças e promessas – Jeremias 21 a 30
As palavras do servo de Deus não podem mais ser ignoradas pelo povo.  Suas predições começam a se cumprir, e as pessoas ficam preocupadas.  O povo começa a levar o profeta a sério e pede ajuda.  Mas mesmo assim não estão dispostos a se arrependerem dos seus pecados.  Duras sentenças são proferidas.  Os primeiros judeus seguem para o cativeiro, e a destruição de Jerusalém se aproxima.  Ainda assim, eles recebem promessas de restauração e esperança.

4 Alerta: Sentenças de julgamento – Jeremias 21 e 22
Consulta do Rei Zedequias a Jeremias - (Jr 21.2). Resposta de Jeremias - Os judeus queriam que a situação melhorasse, mas não estavam dispostos a mudar. Por isso, a resposta que Jeremias transmitiu foi dura (Jr ). Sentenças de julgamento contra três reis - Salum (também conhecido como Jeoacaz), que havia sido levado para o Egito, jamais retornaria (Jr 22.11,12). - Jeoaiquim, que o sucedera, não teria honras na sua morte (Jr 22.18,19). - Conias (também chamado Joaquim), morreria no exílio babilônico (Jr 22.27,28).   O castigo estava se cumprindo, o fim se aproximava (Jr 22.29). Alerta:

5 Promessas de Esperanças - Jeremias 23 e 24
A promessa de bons pastores. Os reis, sacerdotes e profetas de Judá haviam falhado como líderes, levando a nação ao desastre. Deus, então, prometeu levantar guias fiéis para as suas ovelhas (Jr 23.4). A promessa de um Salvador. Ao falar sobre os pastores que daria ao seu povo, Deus anuncia a vinda do Bom Pastor, o Senhor Jesus (Jr 23.5,6). A promessa de um novo coração. Na nova aliança não apenas se fazem presentes líderes abençoados e um Salvador poderoso. É concedido àquele que crê um novo coração, fruto da regeneração operada pelo Espírito Santo (Jr 24.7).

6 Conexão com a vida  Na conversão somos transformados, e recebemos um coração capaz de agradar a Deus! De que forma você tem agradado a Deus?  Deus tem levantado guias fiéis, pastores para apascentar o Seu rebanho. O que podemos fazer para demonstrar gratidão aos nossos líderes dedicados e pelos pastores leais, usados por Deus?

7 Dois profetas sentenciados - Jeremias 26 a 28
Caso de Jeremias - Por ter previsto a destruição de Jerusalém e seu templo, Jeremias foi condenado à morte pelos sacerdotes, pelos profetas e por todo o povo. (Jr 26.8,9). Porém, o servo de Deus permaneceu firme na sua posição. Ao final ele foi defendido pelos príncipes e anciãos, e sua vida foi salva (Jr 26.16). Caso de Hananias – Foi um falso profeta que falou aquilo que o povo queria ouvir e foi repreendido por Hananias (Jr 28.15). Deus proferiu uma sentença: por sua atitude, o falso profeta morreria dentro de um ano – o que, realmente, aconteceu (Jr 28.16,17).

8 A última palavra pertence, sempre, ao Senhor.
Conexão com a vida A última palavra pertence, sempre, ao Senhor. Devemos sempre permanecer firmes.

9 Duas promessas de restauração-Jeremias 29 a 30
Primeira promessa - Deus reiterou a previsão de que os judeus haveriam de permanecer em Babilônia por muitos anos. Contudo, não deveriam se desesperar, pois Ele estava preparando a restauração (Jr 29.11,13). Segunda promessa - Deus ordena a Jeremias que escreva um livro, não apenas para os cativos, mas para toda a nação de Judá. O Senhor reafirma a promessa de que o exílio terá fim e a terra será restaurada. (Jr 30.18).

10 Conexão com a vida  Deus tem planos elevados para a nossa vida! Para os que se acham em dificuldades, há sempre uma promessa de restauração. Basta que estejam dispostos a confiar em Deus e a fazer a sua vontade.  A tempestade que havia se abatido sobre os judeus não tinha apenas um caráter punitivo. Visava, acima de tudo, corrigi-los para o seu próprio bem. Passados setenta anos, o povo finalmente entenderia isso (Jr e 24). E quanto a nós? Para aqueles se acham em dificuldades como enfrentamento de perdas, frustrações, angústias, desconfortos, Deus tem a mesma mensagem ((Hb 12.11).

11 3. Sentenças e promessas Atividade prática para a classe
Mensagem do dia para entregar a um não crente: “Para os que se recusam a endireitar seus caminhos, as sentenças do Senhor são graves, e devem ser temidas. Mas para aqueles que se arrependem e se deixam instruir, sempre haverá uma promessa de perdão e esperança sobre a qual se firmar”.

12 Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira. Período: 4º Trimestre de 2015 Autor das lições: Pr. Marcelo de Aguiar Autora dos slides: Eva Souza da Silva Evangelista, redatora da revista e membro da PIB de Nova Iguaçu, RJ

13 Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema.
Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse Este material foi produzido em conjunto com o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira e seu download e uso são livres e gratuitos.


Carregar ppt "Sentenças e Promessas Objetivos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google