A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Turismo Uma Actividade em Expansão. À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Turismo Uma Actividade em Expansão. À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das."— Transcrição da apresentação:

1 O Turismo Uma Actividade em Expansão

2 À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das Nações Unidas – define turista como sendo “toda a pessoa, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, que ingresse no território de uma localidade diferente daquela em que tem residência habitual e nela permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de 6 meses, no decorrer de um ano, com a finalidade de recreio, desporto, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem propósito de imigração. A OMT- Organização Mundial do Turismo - definiu turismo como sendo a deslocação para fora do local de residência por razões não económicas, por um período superior a 24horas e não superior a 60 dias.

3 A EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE TURÍSTICA Evolução do turismo internacional (1950-2007) 25 milhões 750 milhões

4 Desde meados do século XX verificou-se um aumento do número de turistas, devido:  Desenvolvimento dos transportes, que levou a um aumento da mobilidade das populações;  A institucionalização das férias pagas;  A melhoria e diversificação das infra-estruturas de acolhimento turísticas;  A divulgação dos produtos turísticos através da publicidade veiculada pelos meios de comunicação social;  A intervenção dos operadores turísticos, que podem oferecer condições mais atractivas.

5 A Evolução do Turismo por Áreas Geográficas Conclusões: A Europa sempre foi o principal destino Turístico… Grande crescimento da região da Ásia – Pacífico.

6 A EVOLUÇÃO DO TURISMO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS OS FLUXOS MIGRATÓRIOS As principais áreas de emissão e recepção de turistas e os respectivos fluxos

7 A EVOLUÇÃO DO TURISMO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS OS FLUXOS MIGRATÓRIOS As principais áreas emissoras de turistas são: A América do Norte A Europa O Sudeste Asiático (Japão) Que correspondem também às maiores áreas de recepção dos turistas, devido:  Há grande diversidade de património histórico;  Ao maior desenvolvimento das infra-estruturas turísticas;  Ao clima (Europa mediterrânica, Florida, Califórnia) – Turismo balnear.

8 OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Balnear Turismo Religioso

9 OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Termal Turismo de Montanha

10 OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Turismo Cultural Turismo Cinegético

11 OS PRINCIPAIS TIPOS DE TURISMO Agro-turismo Turismo em Espaço Rural Turismo de Habitação

12 Factores Condicionantes do Turismo Factores Físicos  O Relevo - Atrativo para a pratica de turismo de inverno e turismo de aventura ex: escalada, alpinismo, rafting e rappel; Repulsivo quando as cadeias montanhosas impedem o acesso a determinados espaços).  O Clima - Procura preferencial do tempo seco e céu limpo.  A Vegetação - Áreas preservadas em termos ambientais são mais cativantes e permitem o aparecimento de novas alternativas turísticas como o turismo ambiental, o agro-turismo e o turismo rural.  Disponibilidade hídrica - É fundamental quer no turismo balnear, rural ou de montanha, quer no turismo termal, onde a qualidade terapêutica deste recurso é essencial.

13 Factores Condicionantes do Turismo Factores Humanos  Infra- estruturas e equipamentos  Alojamentos  Publicidade  Intervenção de operadores turísticos

14 Alguns destinos Turísticos ÁreasFactores mais Atrativos Europa Região do Mediterrâneo (principal destino turístico) Clima muito favorável, Águas cálidas e calmas, Beleza da paisagem, Riqueza histórica e cultural, Qualidade das infra-estruturas. Algumas cidades: Paris Londres, Veneza, Florença e Pisa Riqueza histórica e cultural, Qualidade das infra- estruturas. Central e de LesteRiqueza histórica e cultural Ásia Alguns países: China, Tailândia, Indonésia, Singapura, Hong Kong (China) Clima, Praias, Riqueza histórica e cultural, Negócios/ Congressos. África Marrocos, Tunísia, EgiptoClima, Praias, Riqueza histórica e cultural. QuéniaFauna/Safaris América CaraíbasClima, Praias. Brasil (Nordeste e Rio de Janeiro) Clima, Praias e Carnaval. E. U.A.Beleza da Paisagem, Clima, Qualidade das infra- estruturas, Negócios/ Congressos.

15 Os maiores destinos no mundo Destacam-se na sua maioria países Europeus, França, Espanha, Itália e Reino Unido. Entre os países mais visitados temos também os EUA, a China e o México.

16 Posição mundial Atração turística CidadePaís Número de turistas (em milhões) Posição mundial Cidade Número de turistas (em milhões) 1Times SquareNova IorqueEUA351Londres15,64 2 National Mall & Memorial Parks Washington, D.C. EUA252Bangkok10,35 3 Walt Disney WorldWalt Disney World's Magic KingdomMagic Kingdom Lake Buena VistaLake Buena Vista, FLFL EUA16,63Paris9,70 4Trafalgar SquareLondres Reino Unido 154Singapura9,50 5DisneylândiaAnaheimAnaheim, CACAEUA14,75Hong Kong8,14 6 Cataratas do Niágara OntárioOntário & Nova IorqueNova Iorque CANCAN & EUAEUA146Nova Iorque6,22 7 Fisherman's WharfFisherman's Wharf & Golden GateGolden Gate São FranciscoSão Francisco,CACA EUA137Dubai6,12 8 Tóquio Disneylândia & Disney Sea Tóquio Japão 12,98Roma6,03 9 Catedral de Notre-Dame de Paris França 129Seul4,92 Atracções turísticas mais visitadas do mundo

17 O turismo em Portugal Em Portugal o turismo começou a desenvolver-se a partir dos anos 70. Durante o séc. XX o termalismo foi predominante, com o passar do tempo, o turismo de sol e praia acentuou-se. Predomina no Algarve, embora se pratique em toda a fachada atlântica.

18 Impactes Ambientais, Sociais e Económicos Negativos Positivos  Aumento e melhoria de infra-estruturas ( por exemplo: aeroportos, redes viárias, saneamento básico etc)  Criação de postos de trabalho  Promoção de produtos locais por exemplo: artesanato e gastronomia  Crescimento económico  Valorização do património cultural e construído Soluções: O turismo e outras actividades económicas devem crescer numa perspectiva diversificada, planeada e, assim, sustentável.


Carregar ppt "O Turismo Uma Actividade em Expansão. À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google