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® MANOEL ROMAN FILHO PARTE III ® MANOEL ROMAN FILHO As Principais Referências Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ Prêmio Deming Baldrige.

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2 ® MANOEL ROMAN FILHO PARTE III

3 ® MANOEL ROMAN FILHO As Principais Referências Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ Prêmio Deming Baldrige National Quality Program European Foundation for Quality Management - EFQM

4 ® MANOEL ROMAN FILHO Processo de Avaliação Etapa IEtapa IIEtapa III 1. Análise Crítica Individual 1. Análise Crítica Individual 3. Preparo RA de Etapa I 3. Preparo RA de Etapa I 2. Seleção pela Faixa de Pontuação Média 2. Preparo RA de Etapa II 2. Preparo RA de Etapa II 1. Análise Crítica de Consenso 1. Análise Crítica de Consenso 1. Preparo do Plano de Visita 1. Preparo do Plano de Visita 3. Preparo RA da Etapa III 3. Preparo RA da Etapa III 2. Execução da Visita 2. Execução da Visita Anúncio das Premiadas e Entrega do PNQ Candidata recebe RA OK ÑOK 3. Seleção pela Faixa de Pontuação do Consenso 4. Seleção pela Faixa de Pontuação Final e inform. públicas ÑOK

5 ® MANOEL ROMAN FILHO 300 500 700 1000 pontos 300 500 700 1000 pontos Sistema de Gestão X Pontuação do PNQ Classe Mundial 300 300: Qualidade assegurada; fase inicial de processo de melhoria. 500 500: Melhorias sustentadas; orientada por processos; refinada performance de melhoria. 700 700: Processo de melhoria exemplar; pratica o empowerment; excelentes resultados sustentáveis do negócio; referencial de excelência. Práticas de Gestão Diferenciadas Boas Práticas de Gestão Evolução do Sistema de Gestão

6 ® MANOEL ROMAN FILHO Fundamentos e Critérios do PNQ Gestão Centrada nos Clientes; Foco nos Resultados; Comprometimento da Alta Direção; Responsabilidade Social; Valorização das Pessoas; Visão de Futuro de Longo Alcance; Gestão baseada em Processos e Informações; Ação Pró-Ativa e Resposta Rápida; Aprendizado. 1. Liderança 2. Estratégias e Planos 3. Clientes e Sociedade 4. Informações e Conhecimento 5. Pessoas 6. Processos 7. Resultados

7 ® MANOEL ROMAN FILHO Plan, Do, Check and Act Informações e Conhecimento Resultados Estratégias e Planos Clientes e Sociedade Pessoas Processos Liderança (1 ) (2 ) (3) (5) (6) (7) A P D C (4)

8 ® MANOEL ROMAN FILHO Teoria das Partes Interessadas “A organização só sobrevive se balancear a troca de valor com todas as partes interessadas”. Clientes / Usuários Acionistas / Proprietários Sociedade / Estado Fornecedores / Parceiros Força-de-trabalho (empregados,terceiros, estagiários, trainees,...)

9 ® MANOEL ROMAN FILHO 95% 85% 90% 92% 87% Média da Indústria Meta Benchmark 85% 90% 95% 92% 87% Meta Média da Indústria Benchmark 95% 85% 90% 92% 87% Média da Indústria Meta 95% Meta 85% 90% Meta 95% 85% 90% 92% 87% Meta Análise de resultados relevantes Resultados (Critério 7)

10 ® MANOEL ROMAN FILHO Critérios e Itens 1Liderança 1.1 Sistema de liderança 1.2 Cultura da excelência 1.3 Análise crítica do desempenho global Critérios de Excelência Missão, Visão, Ética, Negócio e Diretrizes Reuniões de PA’s e PMS’s Reuniões de APA Liderança Participa Melhora Analisa Mensal Coletar indicadores Analisar causa Planos de melhoria Revisar PA Analisar correlações Integrar informações Revisar metas Comparar com metas Dia-a- dia Trimestral ou semestral Avaliaçõe s 360o PDL

11 ® MANOEL ROMAN FILHO Critérios e Itens 2Estratégias e Planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Desdobramento das estratégias 2.3 Planejamento da medição do desempenho global Missão, Visão, Negócio PA Plano de Metas Setoriais Acompanhamento de PA’s Programa de Ação Operacional Variáveis de controle Dados em geral Organizacional Gerencial Alinhamento Medição Critérios de Excelência Formulação Cenário (Partes Interessadas) Diretrizes Operacionais Negócio Resultados Desejados Desdobramento Orçamento Comunicação Implementação

12 ® MANOEL ROMAN FILHO Critérios e Itens 3Clientes e Sociedade 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 3.2 Relacionamento com clientes 3.3 Interação com a sociedade Resposta Rápida ao Cliente Canais de Relacionamento Avaliação da Satisfação Acompanhament o das Transações CLIENTES NÍVEL DE CONHECIMENTO E A IMAGEM DIVULGAÇÃO (PRODUTOS, MARCAS E AÇÕES NECESSIDADES (IDENTIFICADAS, ANALISADAS, COMPREENDIDAS E MONITORADAS) COMPREENDIDAS E MONITORADAS) MERCADO Segmentados Clareza Importância Agrupados Critérios de Excelência

13 ® MANOEL ROMAN FILHO Critérios e Itens 4 - Informações e Conhecimento 4.1 Gestão das informações da organização 4.2 Gestão das informações comparativas 4.3 Gestão do capital intelectual Estabelecer as necessidades de comparação IndicadoresIndicadores InformaçõesInformações Estabelecer os processos à comparar Processo de Benchmarkin g Critérios de Excelência Capital Intelectual Identificado Desenvolvido Compartilhado Cultivado Protegido Competências Back-up de pessoas Know-How Consultorias Gestão de Processos Documentação

14 ® MANOEL ROMAN FILHO 5 - Pessoas 5.1 Sistemas de trabalho 5.2 Capacitação e desenvolvimento das pessoas 5.3 Qualidade de vida Humanas Técnicas Competências a desenvolver Outras Competências Competências Existentes Competências requeridas para o Negócio Treinamento e educação: Incluindo a cultura para a excelência/indicadores/procedimentos/PDCA Clima Organizacional FATORES Saúde Segurança Ergonomia Identificação Avaliação Empowerment Alcançar Resultados Premiaçã o Bonificação Incentivo Reconheciment o Remuneraçã o Avaliaçã o Contrataçã o Critérios de Excelência

15 ® MANOEL ROMAN FILHO Controle orçamentário Analisa e Melhora Critérios e Itens 6 - Processos 6.1 Gestão de processos relativos ao produto 6.2 Gestão de processos de apoio 6.3 Gestão de processos relativos aos fornecedores 6.4 Gestão financeira Processos de apoio Fornecedor Entrada cliente Saída Gerencia Os Processos de Produção Projeta Os Produtos Os Processos de Produção (Qualidade e Prazo ) Critérios de Excelência

16 ® MANOEL ROMAN FILHO Critérios e Itens 7 - Resultados 7.1 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 7.2 Resultados financeiros 7.3 Resultados relativos às pessoas 7.4 Resultados relativos aos fornecedores 7.5 Resultados dos processos relativos ao produto 7.6 Resultados relativos à sociedade 7.7 Resultados dos processos de apoio e organizacionais Total de Pontos 1000 Critérios de Excelência

17 ® MANOEL ROMAN FILHO Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado. E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes jardins. Um dia, um Executivo de Marketing de uma grande empresa americana contratou um desses jardineiros. Chegando em sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 18 anos de idade. Claro que o executivo ficou surpreso. Quando o garoto terminou o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone. O executivo, encantado com a educação do garoto, prontamente atendeu ao pedido e, muito curioso com a atitude do garoto, não pôde deixar de escutar a conversa. O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara: - A senhora está precisando de um jardineiro? - Não. Eu já tenho um - respondeu à senhora. - Mas, além de aparar, eu também tiro o lixo. - Isso o meu jardineiro também faz. - Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço - disse o garoto. - Mas isso o meu jardineiro também faz. - Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível. - O meu jardineiro também me atende prontamente. - O meu preço é um dos melhores. - Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom. Quando o garoto desligou o telefone, o executivo lhe perguntou: - Você perdeu um cliente? - Não - respondeu o garoto. - Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava verificando o quanto ela estava satisfeita com o meu serviço. UM CASO PARA PENSAR

18 ® MANOEL ROMAN FILHO AULA SEMANA 13

19 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS ® MANOEL ROMAN FILHO Gerenciamento de Projetos

20 ® MANOEL ROMAN FILHO Projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Temporário significa que cada projeto tem inicio e fim definidos. Único significa que o produto ou serviço é de alguma maneira diferente de todos o outros produtos ou serviços. O QUE E PROJETO?

21 ® MANOEL ROMAN FILHO Caráter Temporário; Singularidade; Orçamento Pré definido; Alocação dos Recursos Envolvidos; Principais Caracteristicas de um Projeto

22 ® MANOEL ROMAN FILHO CONHECIMENTOS E PRATICAS DA GERENCIA DE PROJETOS Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Integração do Projeto Elaboração do Plano de Projeto; Execução do Plano do Projeto; Controle Integrado de Alterações. Gerenciamento de Custo do Projeto Planejamento dos recursos; Estimativa de Custos Orçamento de Custos Controle de Custos Gerenciamento das Comunicações do Projeto Planejamento das comunicações Distribuição de informações Relatório de Desempenho; Encerramento Administrativo Gerenciamento de Escopo do Projeto Iniciação; Planejamento do Escopo; Definição do Escopo; Verificação do Escopo; Controle de Alterações do Escopo. Gerenciamento da Qualidade do Projeto Planejamento da Qualidade; Garantia de Qualidade; Controle de qualidade. Gerenciamento de Riscos do Projeto Planej Gerenciamento de Riscos; Identificação de riscos; Analise Qualitativa de riscos; Analise Quantitativa de Riscos; Planej de Respostas a riscos; Monitoração e Controle de Riscos Gerenciamento de Tempo do Projeto Definição das atividades; Sequenciamento das atividades; Estimativa de duração das atividades Elaboração do cronograma; Controle do Cronograma. Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto Planejamento Organizacional; Formação da Equipe; Desenvolvimento da Equipe. Gerenciamento das Aquisições do Projeto Planejamento das aquisições; Planejamento da solicitação; Solicitação; Seleção das fontes; Administração do Contrato; Encerramento do Contrato.

23 ® MANOEL ROMAN FILHO Ligações entre os grupos de processos dentro de uma fase Processo de Iniciação Processo de Iniciação Processo de Planejamento Processo de Planejamento Processo de Controle Processo de Controle Processo de Execução Processo de Execução Processo de Encerramento Processo de Encerramento (As fechas representam o fluxo de informações)

24 ® MANOEL ROMAN FILHO Liderança; Autoridade; Conhecimento Técnico; Habilidades de Comunicação; Resolução de Conflitos; Trabalho em Equipe. Princípios a serem seguidos pelos gerentes de projeto

25 ® MANOEL ROMAN FILHO Documento de Visão Planejamento Dimensionamento de Atividades MS Project Status Report Planejamento Plano de Testes Princípios a serem seguidos pelos gerentes de projeto

26 ® MANOEL ROMAN FILHO  O que É um Projeto ?  Quais o Objetivo de um Projeto ?  Quais os principais Tipos de Projetos?  Quais os Resultados/ Produtos de um Projeto?  O que é um Gerenciamento de Projetos?  Quais as Habilidades para um Gerente de Projetos?  Quais as Fases de um Projeto?  O que é Gestão de Risco de um Projeto?  Exercício de Aplicação

27 ® MANOEL ROMAN FILHO É um conjunto de atividades inter-relacionadas caracterizadas por: Início e Fim claramente definidos Objetivos bem definidos em Qualidade, Tempo e Custos. Projetos são diferentes das atividades funcionais que são caracterizadas por: Rotineiras, se repetem sempre do mesmo modo, com pequenas variações ao longo do tempo Sem perspectivas de Terminar (Exemplos : Marketing, Vendas, Compras, Produção, Logística,,,) O que é Projeto ?

28 ® MANOEL ROMAN FILHO O objetivo de um projeto consiste em executar um conjunto de ações que devem estar voltadas para uma única resultante que é o RESULTADO/PRODUTO do projeto. O objetivo é o trabalho que a equipe deverá realizar  O QUE PRETENDEMOS ALCANÇAR E QUE EXIGÊNCIAS DEVERÃO SER CUMPRIDAS A redação de um Objetivo de um projeto deverá conter :  AÇÃO : definida por um verbo no infinitivo, iniciando a declaração do objetivo : projetar; desenvolver; construir; transformar; transferir; determinar; modernizar; ensaiar; obter; transportar; colocar;;;;  OBJETO :sobre o qual a ação exerce e/ou da qual ele resulta : um carro; um sistema; uma ponte; uma simulação; um software; um processo empresarial; uma oficina; um bar; uma confeitaria da D. Maria,,,  REQUISITOS, RESTRIÇÕES OU CONDIÇÕES COMPLEMENTARES : de Desempenho; de Tempo: de Local; de Qualidade; de Quantidade; de Área de Aplicação;;;  EXEMPLO : Colocar um homem na Lua até o fim do ano de 1970, com custo de US$xxBI Quais os Objetivos de um Projeto ?

29 ® MANOEL ROMAN FILHO  Desenvolvimento de novos produtos e idéias. Ex: protótipo; pesquisa; projetos de melhoria e inovação,,,  Construção de instalações e equipamentos unitários. Ex:Construção de qualquer tipo de edificação; Projeto e montagem de navio; desenho,projeto e instalação de um sistema de ar condicionado em uma loja,,,,  Eventos e Tarefas. Ex: Olimpíadas; Corrida de fórmula 1; Quermesse; Eleições,,,, Quais os principais Tipos de um Projeto ?

30 ® MANOEL ROMAN FILHO OS RESULTADOS /PRODUTOS de um projeto é aquilo que será entregue ao cliente e que deve estar referido no objetivo do Projeto. É UM NOVO BEM OU SERVIÇO CRIADO PELO PROJETO:  EQUIPAMENTOS  MATERIAIS  RELATÓRIOS  MAPAS E FLUXOS  FÁBRICAS  REDESENHO DE UM PROCESSO EMPRESARIAL  IDÉIAS  INOVAÇÃO  ANÁLISES DE VIABILIDADES TÉCNICAS-ECONÔMICAS  PLANOS DE AÇÃO Quais os Resultados/Produtos Esperados ?

31 ® MANOEL ROMAN FILHO O Gerente do Projeto é a pessoa que tem a responsabilidade e a autoridade de integrar todos os recursos orientados para a realização do projeto. O Gerente de Projetos deverá possuir as seguintes habilidades :  LIDERANÇA  EXPERIÊNCIA TÉCNICA  COMPORTAMENTAIS  GERÊNCIAIS E ADMINISTRATIVAS  ORGANIZACIONAIS  CONCEITUAIS Quais são as habilidades para um Gerenciamento?

32 ® MANOEL ROMAN FILHO  É uma forma utilizada para gerenciar atividades relacionadas, através da utilização de métodos de planejamento e controle. É o mesmo que administrar o ciclo de vida do projeto, que compreende as 4 fases principais :  INICIALIZAÇÃO/PREPARAÇÃO Reconhecimento das necessidades do cliente Comprometimento com a realização  PLANEJAMENTO/ESTRUTURAÇÃO Concepção do projeto e seu planejamento nas fases Organização de um esquema de trabalho para a obtenção dos resultados  EXECUÇÃO Coordenação das atividades e tarefas Efetiva alocação dos recursos para realização do plano  FINALIZAÇÃO/CONCLUSAO Aceitação formal do projeto ou de uma das fases pelos STAKEHOLDERS  EM TODAS AS FASES : CONTROLE Certificação do alcance dos objetivos por meio de Monitoramento e Ações Corretivas O que é um Gerenciamento de Projetos ?

33 ® MANOEL ROMAN FILHO RISCO : é a possibilidade de ocorrência de um resultado indesejável, como conseqüência de um evento qualquer e tem duas dimensões :  A probabilidade de sua ocorrência  O impacto sobre o projeto A SEVERIDADE do dano, que poderá ser de maior ou menor intensidade para o projeto pode afetar:  Desempenho, pela intensidade de atingir determinado requisito  O custo, por promover despesas acima das orçadas  O cronograma pode acarretar atrasos e/ou uma combinação das acima citadas A GESTÃO DOS RISCOS, consiste em processos sistemáticos de identificação, de análise e avaliação dos riscos e no estabelecimento de respostas adequadas aos mesmos, compreende o conteúdo :  PLANEJAMENTO DA GESTÃO DOS RISCOS  IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS  AVALIAÇÃO  QUANTIFICAÇÃO  PLANEJAMENTO ÁS RESPOSTAS  CONTROLE E MONITORAMENTO Gestão dos Riscos

34 ® MANOEL ROMAN FILHO Prepare uma proposta de um projeto qualquer dividido em 2 grupos principais e as 8 etapas conforme :  PRIMEIRO GRUPO : DEFINA SEUS OBJETIVOS  1-1 Esclareça a necessidade a ser atendida  1-2 Defina o produto do projeto  SEGUNDO GRUPO: DEFINA OS MEIOS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS  2-1 Prepare um programa de trabalho, as tarefas, as atividades  2-2 Prepare um cronograma, distribuição das tarefas no tempo  2-3 Identifique os recursos necessários para realizar as atividades  2-4 Defina o custo do projeto  2-5 Defina a equipe e a organização do projeto  2-6 Defina a forma de administrar o projeto EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO

35 ® MANOEL ROMAN FILHO Sobreposição dos Grupos de Processos dentro de uma fase Processos de iniciação Processos de Planejamento Processos de execução Processos de controle Nível de Atividade Tempo Início da Fase Fim da Fase

36 ® MANOEL ROMAN FILHO AULA SEMANA 14

37 ® MANOEL ROMAN FILHO CONCEITOS - Pesquisa Laboratório de Informática - PERT - COM - GANTT - MSPROJECT

38 ® MANOEL ROMAN FILHO Exercício de aplicação 1- Atividades de um projeto 2- Fazer a rede PERT e CPM - Manual 3- Fazer a rede utilizando o MSPROJECT

39 ® MANOEL ROMAN FILHO AULA SEMANA 15

40 ® MANOEL ROMAN FILHO ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

41 ® MANOEL ROMAN FILHO ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Conceito: é a união da Capacidade Centrais de duas ou mais empresas para aumentar o valor para o cliente. Objetivos: Intensificar a competição pelos mercados globalizados, de forma a ampliar a capacidade e o âmbito de ação das empresas minimizando os investimentos, principalmente em ativos, criando valor para o acionista. ANÁLISE GERAL DO NEGÓCIO MODELO EMPRESA A EMPRESA B FORÇAS MERCADO FINANÇAS FRAQUEZAS FINANÇAS GESTÃO AMEAÇAS SEM INVESTIMENTO P&D BAIXO INVESTIMENTO OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM $ TECNOLOGIA Ex : Fuji Photo & Xerox ; Wal-Mart & Cifra ; Hewlet – Packard & Canon; Corning & Siemens

42 ® MANOEL ROMAN FILHO METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO DE ALIANÇAS Identificação Avaliação Negociação Implementação DEFINIR ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS DEFINIR ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS DEFINIR ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS DEFINIR ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS AVALIAR O PODER DE BARGANHA PLANEJAR A INTEGRAÇÃO IMPLEMENTAR SELECIONAR PARCEIROS

43 ® MANOEL ROMAN FILHO Estudos de Casos 1- Fuji Photo & Xerox 2- Wal-Mart & Cifra 3- Hewlet – Packard & Canon 4- Corning & Siemens 5- ITAU e UNIBANCO 6- SADIA E PERDIGÃO

44 ® MANOEL ROMAN FILHO AULA SEMANA 16

45 ® MANOEL ROMAN FILHO DOCUMENTOS NORMATIVOS

46 ® MANOEL ROMAN FILHO Documentação Normativa Conjunto de documentos que estabelecem para todos os níveis da Organização – Estratégico – Tático e Operacional – as ações adotadas pela Empresa. Têm por objetivos: Orientar, educar, atribuir responsabilidades ou padronizar Resultados.

47 Otimizar recursos técnicos e humanos. Padronizar resultados (Direcionamento de esforços). Definir/Atribuir responsabilidades. Auxiliar nos processos de análise crítica e de estudo e implementação de melhorias. Reduzir esforços na implantação de novos conceitos e/ou tecnologias. Evitar não conformidades. Rastrear históricos de desenvolvimento de atividades/processos. Criar condições para um adequado nível de delegação. Registrar o conhecimento. Otimizar recursos técnicos e humanos. Padronizar resultados (Direcionamento de esforços). Definir/Atribuir responsabilidades. Auxiliar nos processos de análise crítica e de estudo e implementação de melhorias. Reduzir esforços na implantação de novos conceitos e/ou tecnologias. Evitar não conformidades. Rastrear históricos de desenvolvimento de atividades/processos. Criar condições para um adequado nível de delegação. Registrar o conhecimento. Qual a Importância dos Documentos Normativos?


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