A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Rodrigues Aflatoun International

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Rodrigues Aflatoun International"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Rodrigues Aflatoun International
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira” 3 de Novembro, 2015 Brasília, Brasil Ana Rodrigues Aflatoun International

2 A F L A T O U N É:

3 História… O programa Aflatoun teve início na Índia com a organização Meljol, e em 2003, um dos membros da equipa MelJol, foi viver para Amsterdã. O nome do Programa “Aflatoun” significa Platão em árabe. Este nome foi dado pelas crianças da Índia, pois era o mesmo nome de um personagem empreendedor de um desenho animado. Em 2005, foram feitos 10 projectos piloto no resto do mundo.

4 Aflatoun Internacional
Inspirar as crianças e adolescentes para se capacitarem social e economicamente para que possam ser agentes de mudança das suas próprias vidas e em prol de um mundo mais equitativo (desde 2005) Pilares estratégicos: Conceito: Equilíbrio entre Educação Social e Financeira Programa: No sistema formal e de educação alternativa (aprender-fazendo) Rede: Crianças e adolescentes, membros de organizações da sociedade civil, professores/as, pais, entidades governamentais e financeiras. Social Financeira

5 Aflatoun Internacional
Aprendizagem centrada na criança Comportamento Financeiro Link para video: 1. Rwanda study 2. Ghana RCT – no program (v1), programme with only financial (v2), and programme with social and financial (v3) OECD has recommended that financial education should start as early as possible and be taught in schools. OECD and INFE. Financial Education in Schools. A global study on Life Skills Education (LSE) has discovered that LSE has achieved positive outcomes but still needs to enhance its programming. UNICEF Global Study on Life Skills Education - UNICEF Global Study on Life Skills Education Auto-conhecimento e do outro Direitos e Responsabilidades Poupanças e Gastos Planejamento e Orçamento Empreendimentos

6 Aflatoun Internacional e a rede
2. Resultados e dificuldades enfrentadas TOTAL Crianças Jovens 3,956,620 Professores 112,545 Crianças/jovens alcançados através de campanhas de sensibilização 1,111,420 No Brasil 2700 crianças em ( ) Alagoas Minas Gerais Rio Grande do Norte Tocantins Ceará Maranhão Pernambuco Piauí A compra de uma bicicleta por um aluno da escola Gentil Malta, localizada no sitio Curralinho, pois, o mesmo tinha muita vontade de possuir uma bicicleta, mas a família não tinha condições de comprar, no entanto, todos os meses ele ganhava algum valor em dinheiro dos avós, dos pais e de um padrinho, e gastava tudo em lanches quando vinha à cidade. Porém, após conhecer a metodologia AFLATOUN, colocou em mente, que iria guardar uma pequena quantidade desse valor para comprar a sua bicicleta, assim fez, e depois de alguns meses poupando ele conseguiu realizar o seu sonho, comprou a sua bicicleta que mesmo sendo usada, vai ser utilizada por ele todos os dias para chegar até a escola. Alagoas (Canapi, Inhapi, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Maceió) Minas Gerais (Itinga,  Ponto dos Volantes, Caraí, Comercinho, Jequitinhonha, Veredinha, Minas Novas, Belo Horizonte) Rio Grande do Norte (Janduís, Governador Dix Sept Rosado, Apodí) Tocantins (Cariri - Lavras da Mangabeira, Barbalha, Missão Velha, Milagres, Orós, Solonópole) Ceará – (Fortaleza - Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Limoeiro do Norte, São Luís do Curu, Sobral, Itapiúna, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Ocara) Maranhão - Codo, Sao Luis, Sao Jose do Ribamar e Paço do Lumiar Pernambuco - Jaboatão dos Guararapes Piauí – Teresina TOTAL Aflatot (3-6 anos) - 22,935 Aflatoun (6-14 anos)- 2,575,090 Aflatoun (6-14 NF) - 992,134 Aflateen (15 +anos)- 366,461 113 países

7 II Parte Discussão em pequenos grupos: Quais são as tendências deste tema no Brasil? ex: há bastante trabalho já realizado com um público alvo ‘y’, mas pouco com público alvo ‘x’ Como os diferentes setores (incluindo a minha organização/instituição) pode apoiar esta rede a desenvolver o seu trabalho? ex: o setor financeiro pode criar rede de voluntários dos bancos para serem mentores de empreendimentos iniciados por jovens. Recomendações para próximos passos ex: A rede de parceiros Aflatoun poderá apoiar com sensiblização de secretarias de educação, formação de professores, e implementação de programas fora do marco escolar.


Carregar ppt "Ana Rodrigues Aflatoun International"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google