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Democracia, Cidadania, Direitos Humanos e a Cultura de Paz Professor: João Edisom FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO DIREITO.

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1 Democracia, Cidadania, Direitos Humanos e a Cultura de Paz Professor: João Edisom FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO DIREITO

2 I – A ANTIGUIDADE O APARECIMENTO DE CRISTO O NASCIMENTO DA IDÉIA MODERNA DE HUMANIDADE por LUC FERRY O mundo grego era basicamente aristocrático, um universo hierarquizado no qual os melhores por natureza deviam, em princípio, estar “acima”, enquanto se reservavam aos menos bons os níveis inferiores (escravidão e exclusão de estrangeiros). O cristianismo vai trazer... a noção de que a humanidade é fundamentalmente uma e que os homens são iguais em dignidade – idéia incrível na época, e da qual nosso universo democrático será em parte herdeiro.

3 I – A ANTIGUIDADE O APARECIMENTO DE CRISTO O NASCIMENTO DA IDÉIA MODERNA DE HUMANIDADE por LUC FERRY Para o mundo grego,... : alguns são naturalmente feitos para comandar, outros, para obedecer... Mas (PARA O CRISTIANISMO), no plano moral, essas desigualdades não têm nenhuma importância. Porque importa apenas o uso que fazemos das qualidades recebidas no início, não as qualidades em si. O que é moral ou imoral é a liberdade de escolha, o que os filósofos vão chamar de livre-arbítrio.

4 I – A ANTIGUIDADE O APARECIMENTO DE CRISTO O NASCIMENTO DA IDÉIA MODERNA DE HUMANIDADE por LUC FERRY Assim, saímos (DEVEMOS SAIR) do mundo natural das desigualdades para entrar no mundo artificial, no sentido em que é construído por nós, da igualdade. Pois a dignidade dos seres humanos é a mesma para todos, quaisquer que sejam as desigualdades de fato, já que ela repousa, desde então, na liberdade e não mais nos talentos naturais. Talvez, pela primeira vez na história da humanidade, é a liberdade e não mais a natureza que se torna o fundamento da moral.

5 I – A ANTIGUIDADE O APARECIMENTO DE CRISTO O NASCIMENTO DA IDÉIA MODERNA DE HUMANIDADE por LUC FERRY A idéia de igual dignidade de todos os seres humanos faz a democracia moderna devedora do cristianismo. Paradoxalmente, embora a Revolução Francesa seja por vezes hostil à Igreja, ela não deixa de dever ao cristianismo uma parte essencial da mensagem igualitária que vai se contrapor ao Antigo Regime. Aliás, constatamos ainda hoje o quanto as civilizações que não conheceram o cristianismo têm dificuldade em dar à luz regimes democráticos, porque a idéia de igualdade, em especial, não é evidente para elas.

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