A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBBN - Igreja Batista Boas Novas - Sorocaba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBBN - Igreja Batista Boas Novas - Sorocaba"— Transcrição da apresentação:

1 IBBN - Igreja Batista Boas Novas - Sorocaba
EBD 2014 – Família o ideal de Deus para o ser humano

2 A ORAÇÃO E SUA PRATICA DENTRO DE CASA Texto Bíblico – Mateus 6:5-15

3 A PARABOLA DA ORAÇÃO (Lucas 18-8)
“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”

4 Precisamos orar Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 1 Timóteo 2:1 Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. Marcos 11:24 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

5 A pratica dentro de casa
Reunir toda a família para fazer oração e estudar as escrituras nem sempre é algo fácil, mas criando algumas regras e disciplina é possível estabelecer uma rotina diária. Veja como. O estudo das escrituras e a oração familiar devem ser incorporados aos hábitos saudáveis que todos devemos ter diariamente. Eles fortalecem e alimentam nosso espírito tal qual um alimento convencional alimenta nosso corpo. Estabelecer uma rotina de estudo e oração em família deve ser uma preocupação dos pais para criar um lar firmemente alicerçado nos ensinamentos de Cristo.

6 Dicas Não importa se sua família é composta de uma, duas, três, quatro ou mais pessoas, crie com eles uma rotina estabelecendo um horário diário para lerem as escrituras em família. Muitas vezes o desencontro nos horários de cada um torna a leitura mais difícil, no entanto, não desanime, deverá haver um momento em que todos estejam em casa; então determine esse horário para desfrutarem da companhia um do outro lendo as escrituras. Talvez seja no fim da noite ou bem no início da manhã, talvez exija sacrifícios de todos, mas com certeza valerá muito a pena.

7 Deixar as escrituras em um local de fácil acesso e visível a todos também ajuda muito a manter o desejo pela leitura. Divida a quantidade de versículos pela quantidade de membros da família, assim todos poderão ler um pouco e no final da leitura todos podem comentar sobre o capítulo que leram e mencionar o que aprenderam com aqueles versículos. Essa troca de aprendizado cria bons momentos familiares que jamais serão esquecidos.

8 A oração familiar pela manhã e à noite antes de dormirem deve ser tão habitual quanto qualquer outra atividade importante que façam. Ninguém se deita antes de escovar os dentes não é mesmo? Também não deveriam se deitar antes de orarem em família. Se achar necessário coloque lembretes pela casa, nos quartos próximo a cabeceira das camas para que ninguém se deite antes de orarem juntos agradecendo em família as bênçãos concedidas e pedindo ao Senhor aquilo que necessitarem, com um coração quebrantado e demonstrando amor ao Pai Celestial. Lembre-se, o Senhor espera por nossa conversa com Ele todos os dias.

9 Disse certa vez um líder religioso, David Bednar, em um de seus ensinamentos
“Cada oração familiar, cada episódio de estudo das escrituras em família e cada noite familiar é uma pincelada na tela de nossa alma”.

10 Ensine as crianças a respeito da oração familiar desde cedo, muitas vezes serão elas que lembrarão e chamarão toda a família para se ajoelharem em oração.

11 "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24)

12 "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).

13 Este casamento é uma relação para toda a vida
Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).

14 A oração dentro de casa (Salmo 127:1)

15

16 Referência = Conjunto de qualidades ou características tomado como modelo – exemplo positivo.

17 Quais são os modelos, as referências que nossos filhos estão se apegando para questões/problemas que lhes aparecem?

18 Nossa referência na família
Você como pai é modelo para seus filhos? Você como mãe é modelo para seus filhos? Nossos filhos tem que ter referências desde quando nascem.

19 Saber que o pai (o homem) é o protetor, o responsável o guardião da família ou seja o cabeça.

20 Saber que a mãe (a mulher) é a protetora, a responsável a guardiã da família mas a auxiliar do cabeça.

21 Percebe-se que muitos homens não assumem a posição de liderança em sua casa. Seus filhos e sua esposa são o resultado de sua liderança. Se o homem falha na sua liderança, toda a sua família pode fracassar. O líder é o sacerdote da família, é a autoridade constituída por Deus, e essa autoridade tem a ver com sucesso administrativo, organização e proteção. O esposo deve liderar e dirigir a viagem da família, tornando seu casamento uma bênção de Deus para a sociedade. Esta liderança deve ser fundamentada em princípios. Quando o homem transfere a liderança para a esposa, ele transgride a ordem estabelecida por Deus. Nem a esposa, a sogra ou mesmo sua mãe deve liderar sua casa e sua família. No momento em que o homem se casa e estabelece seu lar, a responsabilidade da condução da casa é dele; não é dos pais nem dos sogros.

22

23 O maior mandamento na Escritura é este:
“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5).

24 Retrocedendo ao verso 2, lemos:
“Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.” (Deuteronômio 6:2).

25 Seguindo os versos, mais adiante vemos:
“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” (Deuteronômio 6:6-9).

26 Mas contudo qual a principal referência que nossos filhos tem que ter?

27 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Provérbios 1:7 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Provérbios 9:10 É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. Provérbios 15:16 O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte. Provérbios 14:27 Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal. Provérbios 16:6

28 O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. Provérbios 15:33 O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. Provérbios 19:23 Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor. Provérbios 23:17 Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro. Provérbios 29:25

29 O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada
O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10:27 Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. Provérbios 14:26 Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça. Provérbios 28:14

30 Oração em família E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Mateus 6:5-6 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6:7-8

31 Todas as famílias precisam de Deus, da sua misericórdia
Todas as famílias precisam de Deus, da sua misericórdia. E é preciso simplicidade! Orar juntos. Isso é possível e não requer algo de extraordinário. Como caraterística da vida da família cristã, a alegria: a família como lugar da vida na alegria.

32 Oração o modelo Alguns tratam a oração do Pai Nosso quase como uma fórmula mágica, como se as palavras por si só tivessem algum poder específico ou influência sobre Deus. A Bíblia nos ensina o oposto. Deus está muito mais interessado em nossos corações quando oramos do que em nossas palavras. Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus (Filipenses 4:6-7), e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas. Ao invés disto, a oração do Pai Nosso deve ser entendida como um exemplo, um padrão de como orar. A oração do Pai Nosso nos ensina a orar. Ela nos dá os “ingredientes” que devem fazer parte da oração

33 Fraqueza – precisamos de Deus Humildade – estamos abaixo Dele
Vocês, orem assim:  Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Mateus 6:9 Nos ensina a quem devemos dirigir nossas orações, ao Pai. Nos diz para adorarmos a Deus, e louvá-lo por quem Ele é. Demonstramos nossa: Fraqueza – precisamos de Deus Humildade – estamos abaixo Dele Respeito - temor Adoração e louvor

34 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu Mateus 6:10
Devemos orar pelo plano de Deus em nossas vidas e no mundo, não o nosso próprio plano. Devemos orar para que seja feita a vontade de Deus, não por nossos desejos.  Demonstramos: Que o plano de Deus em nossas vidas e no mundo, é mais importante que o nosso próprio plano. Que sempre seja feita vontade de Deus, não nossos desejos.

35 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Mateus 6:11
Somos encorajados a pedir a Deus pelas coisas que precisamos para viver com saúde. Demonstramos nossa: Dependência de Deus Necessidade de pedir somente o necessário para viver com saúde.

36 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12 Nos lembra que confessemos nossos pecados a Deus e nos desviemos deles e também que perdoemos os outros assim como Deus já nos perdoou.  Demonstramos que: Confessar nossos erros, nossos pecados a Deus é importante Devemos perdoar os outros porque Deus nos perdoa

37 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Mateus 6:13 É uma petição por socorro em alcançar a vitória sobre o pecado e um pedido por proteção contra os ataques do inimigo.  Demonstramos que: Somos fracos e pedimos por socorro para não nos deixar pecar Somos fracos e pedimos proteção contra o mal

38 Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". Mateus 6:14, 15

39 Preocupação com o relacionamento
Lembre-se: em oração, Deus está muito mais interessado em nossa comunhão com Ele e na sinceridade de nossos corações do que em palavras específicas que possamos usar. Deus se preocupa com seu relacionamento no momento da oração. Com a esposa ou marido. Com os filhos ou pais.

40 A oração realiza grandes coisas
A oração realiza grandes coisas. Algumas vezes, quando oramos, não enxergamos o resultado de nossa oração. Outras vezes, você vai ouvir que a reunião de oração da qual participou foi diretamente usada pelo Senhor, e que um dos nossos irmãos, entes queridos foi abençoado no exato momento em que você intercedeu por ele, ou que a sua oração com a pessoa que está a seu lado lhe transforma o coração. Muitas vezes não temos noção do poder da oração, não damos a importância que deveríamos. (FÉ)

41 A importância de orar em família
Quando oramos dentro de casa em família, além de conversarmos com Deus, nosso supremo Pai, nós abrimos nosso coração para: Nossa humildade; Simplicidade; Nossa consciência da própria indignidade; Nossa miséria humana; Nosso desejo do perdão e da misericórdia de Deus. Reconhecer que também nós temos necessidade de Deus.

42 Sem hipocrisia e com caráter cristão damos nosso testemunho.
Demonstramos que todos da família precisam de Deus, da sua misericórdia. E é preciso simplicidade! Orar juntos. Isso é possível e não requer algo de extraordinário. A verdadeira alegria que se vive na família não é algo de superficial, não provém das coisas, das circunstâncias mais ou menos favoráveis.

43 Orar juntos. Isso é possível e não requer algo de extraordinário.
A verdadeira alegria provém da harmonia profunda que reina entre as pessoas, aquela alegria que todos sentem no fundo do seu coração e que os faz viver a beleza de estarem juntos, ajudarem-se mutuamente. Mas na base deste sentimento de alegria profunda está a presença de Deus na família, o seu amor misericordioso, respeitoso de todos. Só Deus sabe criar a harmonia das diferenças. O individualismo é sinal do fim da alegria.

44 Conclusão Orar é voltar a alma para Deus. (Salmo 25.1) Precisamos proclamar e dizer muitas vezes: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.” (Lc 1:46,47) Será que podemos ter o mesmo espírito que o salmista e cantar: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu Santo Nome” (Salmo 103:1) “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, como tu és magnificente” (Salmo 104:1)

45 A razão de nosso fracasso é que vemos os homens antes que a Deus
A razão de nosso fracasso é que vemos os homens antes que a Deus. Já é tempo de termos uma nova visão de Deus – de Deus em toda sua glória. Cada vez mais em nosso tempo temos que ser realmente filhos de DEUS. Nós sabemos que o mundo não está nem aí pra Deus. Mas está de olho nos que se dizem filhos de Deus. Precisamos da referência em nossa casa, precisamos do exemplo, de dar exemplo, de ser modelo.

46 “Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa
“Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Lucas 18:8b


Carregar ppt "IBBN - Igreja Batista Boas Novas - Sorocaba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google