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Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou 6M

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Apresentação em tema: "Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou 6M"— Transcrição da apresentação:

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2 Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou 6M

3 Objetivo e Entendimento da Ferramenta.
Entender a importância e utilização do Diagrama de Ishikawa. Identificar causa raiz de um problema (item “Causa” para a geração da Não Conformidade no SGNC). Tomar decisões.

4 POSSÍVEIS CAUSAS ou SUBCAUSA
O que é Diagrama de ISHIKAWA? O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M" (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em processos diversos. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes. FAMÍLIA DE CAUSA A FAMÍLIA DE CAUSA B FAMÍLIA DE CAUSA C FAMÍLIA DE CAUSA D FAMÍLIA DE CAUSA E FAMÍLIA DE CAUSA F PROBLEMA/NC POSSÍVEIS CAUSAS ou SUBCAUSA

5 Para elaborar o diagrama, Ishikawa definiu as chamadas “causas principais” de qualquer NC, que também são chamadas de 6 M’s: 1. “Mão de obra”, qualquer fator relacionado à falha humana ou relacionado às pessoas, (Ex: Ausência de experiência na função, erro na digitalização do documento ou documento fora da pasta correta por displicência); 2. “Materiais”, problemas ou fatores relacionados com componentes, insumos ou matérias-prima, (Ex: Braçadeiras que não prendem ou canaletas amassadas); 3. “Máquinas”, problemas ou fatores relacionados com equipamentos, (Ex: Cabo com defeito, roupa anti-chamas não resistiu ao calor, esmerilhadeira parou de funcionar ou software com defeito) ; 4. “Métodos”, problemas ou fatores relacionados com métodos ou procedimentos, (Ex: Falta de procedimento específico, falta de treinamento e avaliação de eficácia); 5. “Meio ambiente”, problemas ou fatores relacionados com meio/local, (Ex: Chuva , local impróprio para o tipo de serviço ou condições insalubres); 6. “Medição”, problemas ou fatores relacionados com controle do processo, monitoramento, (Ex: Falha no monitoramento ou de execução do cronograma). A seguir, as etapas para a construção do diagrama:

6 Para elaborar o diagrama, Ishikawa definiu as chamadas “causas principais” de qualquer tipo de NC, que também são chamadas de 6 M’s: Lembrem-se, existem dois tipos de NC’s: Corretivas - A não conformidade já ocorreu Preventivas - A não conformidade poderá ocorrer As causas de ambas, são identificadas da mesma forma pelo Diagrama 1. Defina o problema ou o tema que será abordado no diagrama, mas evite usar termos muito abstratos ou genéricos; NC ou tema: No escritório de uma empresa, faltou papel A4 para a impressão de um contrato com o cliente no dia da reunião marcada. Falta de Papel A4

7 Falta de Papel A4 2. Insira as “Causas Principais” no diagrama;
MEDIÇÃO MÃO DE OBRA MATERIAIS MÁQUINAS MÉTODO MEIO AMBIENTE Falta de Papel A4

8 MÁQUINAS 3. Reúna informações sobre possíveis causas ou subcausas
geradoras da NC ou tema abordado; POSSÍVEIS CAUSAS OU SUBCAUSAS: SOFTWARE - MÁQUINA LINHA TELEFÔNICA - MÁQUINA AUSÊNCIA DE TREINAMENTOS – MEIO AMBIENTE AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO - MÉTODO BARULHO - MEIO AMBIENTE AUSÊNCIA DE EXPERIÊNCIA – MÃO DE OBRA DESORGANIZAÇÃO DAS FUNÇÕES – MÉTODO AUSÊNCIA DE MONITORAMENTO – MEDIÇÃO AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO FALTA DE MATERIAIS – MÉTODO NÃO SABIA QUE ERA SUA FUNÇÃO - MÉTODO IDENTIFIQUE O GRUPO (CAUSAS PRINCIPAIS) DE CADA SUBCAUSA E INSIRA NO DIAGRAMA; MÁQUINAS SOFTWARE LINHA TELEFÔNICA

9 4. Agora iremos identificar qual dentre as “Causas Principais” é a mais impactante dentro da NC encontrada: 9 MEDIÇÃO MÃO DE OBRA MATERIAIS MÁQUINAS MÉTODO MEIO AMBIENTE Falta de Papel A4 1 3 2 4 6 7 5 10 8 DE ACORDO COM AS SUBCAUSAS RELACIONADAS, A “CAUSA RAIZ” DA NC ENCONTRADA FOI O MÉTODO, E ESTÁ SERÁ A “CAUSA” UTILIZADA EM NOSSA ABERTURA DE NC NO SISTEMA. NÃO ISENTA AS DEMAIS EM ORDEM DECRESCENTE DE SEREM TRATADAS

10 4. Podemos agora gerar uma SGNC para a NC encontrada identificando a CAUSA.
Somente como exemplo , as tratativas/Tomadas de Ação para essa NC. Podem ser: Criação de procedimento para o setor de materiais, estabelecendo responsabilidades (estipular responsáveis pela criação do procedimento e prazo). Treinamento no procedimento criado (estipular responsáveis pelo treinamento do procedimento e prazo).

11 Vamos Treinar?

12 Com a finalidade de melhoramento contínuo do SGQ,
Foi elaborado este Sistema de Treinamentos. Agora, será exibido um treinamento prático com 10 perguntas a fim de identificar a assimilação ao processo em questão. O link anexo a esta apresentação deve ser respondido em no máximo 30 dias. Terá o resultado na hora. Juntamente a este, está o link de Avaliação de Reação que também deverá ser preenchido. O passo a passo para o preenchimento encontra-se no final do treinamento. Não serão necessários novos treinamentos neste módulo, para as notas acima de 70% de aproveitamento. Boa sorte.

13 Acrescentar seus dados “Nome” e “Função”.
Nome Completo Função/Cargo

14 Finalizar Responder

15 Você poderá imprimi-lo em PDF.
Aguarde, o sistema automaticamente lhe dará o resultado. Você poderá imprimi-lo em PDF. O mesmo procedimento deverá ser realizado para a AVR (avaliação de reação). Não serão necessários novos treinamentos neste módulo, para as notas acima de 70% de aproveitamento. Boa sorte.


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