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INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

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Apresentação em tema: "INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES"— Transcrição da apresentação:

1 INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 ESTUDO DE SOLOS ARENOSOS FINOS LATERÍTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL PARA EMPREGO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES CRISTIANO SCHMIDT DELLA FLORA VIVER APRENDER TRANSFORMAR

2 INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Inviabilidade do uso de agregados convencionais (custo, escassez, distância e meio ambiente) Necessidade de desenvolvimento de regiões agrícolas Criação de rodovias vicinais Fluxo de cargas e a comunicação entre as regiões Soluções economicamente VIVER APRENDER TRANSFORMAR

3 INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Baseia-se nos estudos de Villibor e Nogami, Metodologia MCT Realizada pelo aluno Cristiano Schmidt Della Flora Orientada pelo Profº Mestre Carlos Alberto Simões Pires Wayhs Grupo de Pesquisa Novos Materiais e Tecnologias para a Construção (DGP CNPQ) Linha de pesquisa Estudo e Desenvolvimento de Novos Materiais Projeto de Pesquisa: Estudo de Solo Argiloso Laterítico para Uso em Pavimentos Econômicos Ensaios foram executados no Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ Campus Ijuí e Laboratório de Engenharia Civil da FURG Campus Carreiros. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

4 JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Solos são abundante em todas as regiões e com baixo valor de aquisição; O Rio Grande do Sul tem apenas 7,25% de sua malha pavimentada e 97,76% da porção não pavimentada é de jurisdição municipal. (DNIT, 2014); Altos custos de materiais convencionalmente empregados na pavimentação e na escassez de recursos públicos; Estradas e rodovias vicinais; As vicinais são mais tolerantes as especificações de seus materiais constituintes, por serem destinadas ao tráfego local; Busca de materiais alternativos, visando-se a viabilização da pavimentação econômica e o progresso, contribuindo para o crescimento das economias locais e diminuindo os danos ao meio ambiente; Viabilidade de execução de pavimentos por prefeituras, mesmo com os baixos orçamentos; Utilização de materiais locais, alternativos aos materiais tradicionais. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

5 OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Este projeto tem como objetivo geral comparar, caracterizar e avaliar o potencial de solos arenosos finos lateríticos encontrados na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul para construção de bases ou sub-bases de pavimentos econômicos destinados a baixo volume de tráfego. Os objetivos específicos são: Identificar jazidas de solos arenosos finos com presumível comportamento laterítico; Realizar ensaios tradicionais de caracterização e compactação; Caracterizar os solos destas jazidas pela Metodologia MCT; Avaliar o solo SAFL de melhor desempenho para emprego em bases e sub-bases na pavimentação aplicando critérios estabelecidos com base na Metodologia MCT para seleção de solos arenosos finos lateríticos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

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8 CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Mesmo que ainda serão realizados os ensaios para obtenção do coeficiente de infiltração que provavelmente atenderá ao recomendado, pode-se afirmar que: O solo de Jóia atendeu a todos os requisitos com exceção da contração; O solo de Tupã atendeu a todos os requisitos. A partir dos resultados já obtidos pode-se recomendar a continuidade dos estudos através de trechos experimentais. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

9 AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs; LEC: Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí e aos funcionários do mesmo, Luiz Donato, Roberto e Túlio pelo auxílio; Colegas Anna, Hugo, Lucas e Mariana; FURG, laboratório de Engenharia Civil da universidade, aos funcionários Bruno e Régis; Prof. Doutor Cezar Bastos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR


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