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Planejamento e Controle e obras

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Apresentação em tema: "Planejamento e Controle e obras"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Controle e obras
PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II Planejamento e Controle e obras Apresentar os documentos integrantes de um projeto Conceituar os documentos escritos _____________________________________________________ Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

2 PASSOS DO PROCESSO DE ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO
Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do anteprojeto Orçamento preliminar Estudo de viabilidade Desenvolvimento Projeto básico Elaboração Projeto executivo Elaboração Projeto legal Lançamento comercial

3 Planejamento e Controle de obras
FASES DE UM PROJETO CONCEPÇÃO TERMOS DE REFERENCIA ESTUDO PRELIMINAR ANTEPROJETO CONSOLIDAÇÃO PROJETO BÁSICO ANÁLISE DE VIABILIDADE DESENVOLVIMENTO PROJETO OFICIAL PROJETO EXECUTIVO PROJETO PARA LEGALIZAÇÃO DETALHAMENTO DO PROJETO RIMA PROJETOS COMPLEMENTARES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO CADERNO DE ENCARGOS

4 Planejamento e Controle de obras
Resultados do projeto de edificações é dividido em: Documentos gráficos Documentos escritos

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Definindo a nomenclatura e os objetivos dos documentos: 1) Termo de referência: documento destinado a explicitar os objetivos do projeto. O que se deseja, seus destinos e usos, a qualidade esperada, o desempenho. Enfim o objetivo é orientar o profissional quanto a elaboração do projeto.

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2) Estudo Preliminar – Corresponde ao esboço ou concepção iniciais do que deverá ser construído para verificar se todas as necessidades foram corretamente identificadas e se a construção as atenderá satisfatoriamente.

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3) Anteprojeto – apresentação gráfica simplificada em escala de construção para confirmação e/ou correção do estudo preliminar e definição do projeto.

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4) Projeto básico – corresponde á concepção final do projeto. Dele é possível desenvolver o projeto executivo e os complementares, pois com ele é possível entender, avaliar e orçar o produto final.

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5) Projeto executivo – é o projeto completo, com todas as informações gerais necessárias á execução. O projeto executivo prevê todas as interferências dos projetos complementares.

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6) Projeto legal – é uma versão do projeto indicativo contendo as informações para aprovação e registro nos órgão públicos de fiscalização e nas concessionárias de serviços.

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7) Detalhamento do projeto – é a definição precisa de todos os elementos construtivos a serem empregados na construção. Detalhes construtivos são informações gráficas adicionais para melhor definição, visualização ou esclarecimento de elementos construtivos a serem executados.

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8) Projetos complementares – são os projetos que complementam o projeto executivo. São os projetos de fundação, estrutura, instalações, etc.

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9) Especificações Técnicas – descrevem de forma precisa, completa e ordenada, os materiais e os procedimentos de execução a serem adotados na construção. Tem como finalidade complementar a parte gráfica do projeto. Possui as seguintes partes: a) Generalidades – incluem objetivo, identificação a obra, regime de execução, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto, classificação dos serviços

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b) Especificações dos materiais – pode ser escrito de duas formas: Genérica - relaciona materiais aplicáveis a qualquer obra. Específica – relacionando apenas os materiais a serem usado na obra em questão.

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ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAL: DESCRIÇÃO DO MATERIAL:   DIMENSÃO:  NORMAS TÉCNICAS: especificações e procedimentos (execução)  RENDIMENTO/CONSUMO:  CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO:  EMBALAGEM:  ESTOCAGEM:  SEGURANÇA: transporte manuseio  ACESSÓRIOS: DOSAGEM/MISTURA/TRAÇO:  DILUIÇÃO:  LIMPEZA DE FERRAMENTAS:  DESCARTE DO MATERIAL: resíduos, embalagem, sobra, etc.

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c) Discriminação dos serviços – especifica como devem ser executados os serviços indicando traços de argamassa, método de assentamento, forma de corte das peças, etc.

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10) Caderno de encargos – é o conjunto de especificações técnicas, critérios, condições e procedimentos estabelecidos pelo contratante para a contratação, execução, fiscalização e controle dos serviços e obra. O texto é semelhante ao da especificação técnicas, mais normalmente é mais geral, servindo para todas as obras, enquanto que as ET são particulares.

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11) Memorial descritivo – é outro tipo de resumo de especificações técnicas. Há memoriais descritivos para finalidades específicas, tais como venda, propaganda, registro de imóveis ou aprovação de projetos na municipalidade. Deve ser ajustado ao orçamento, seguindo a mesma ordem deste (ordenamento e nome dos serviços ou atividades).

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12) Manual do proprietário – Parte do manual é um resumo das especificações técnicas destinado ao usuário final (proprietário) e indica como deve ser conservado o imóvel, a posição da tubulações elétricas e hidráulicas. É importante que contenham detalhamentos e croquis das instalações elétricas, telefônicas e hidro sanitárias, evitando os acidentes comuns de perfurações as paredes de imóveis.

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13) Memória justificativa do projeto – é a descrição do projeto com justificativas para as soluções adotadas, sob os aspectos econômico, técnico e artístico. São utilizadas em concursos ou perícias, por exemplo.

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14) Orçamento – documento cujo objetivo é estabelecer custos e preços. 15) Cronograma – Apresenta a programação temporal da execução da obra nos aspectos físicos e financeiros. As diversa etapas de que se compõem a edificação são distribuídas no prazo de execução definindo-se ainda que provisoriamente, datas de início e fim para cada uma.

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16) RIMA – relatório de impacto ambiental é um documento onde constem o impactos e vantagens propiciados pelo projeto para o meio ambiente bem como conste a recomendação e solução apresentada.


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