A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel."— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial. Descrever como o processamento analítico online pode atender às necessidades de informação. Explicar o conceito de sistema de apoio à decisão e como ele difere dos sistemas tradicionais de informação gerencial.

2 A. Sistemas de informação executiva
Objetivos do Capítulo (cont) Explicar como os seguintes sistemas de informação podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas: A. Sistemas de informação executiva B. Portais de informação de empresas C. Portais de conhecimento de empresas Identificar como as redes neurais, lógica difusa, algoritmos genéticos, realidade virtual e agentes inteligentes podem ser utilizados nos negócios. Dar exemplos das diversas maneiras pelas quais os sistemas especialistas podem ser utilizados nas situações de tomada de decisões nos negócios.

3 Aplicação de Suporte às Decisões
Monitoração do Desempenho Empresarial Administração da cadeia de Suprimentos Administração do Relacionamento com o Cliente Funcionário /Gerente Cliente / Parceiro Simulação: Análise do tipo What if Administração do conhecimento/ Inovação

4 Características da Decisão
Decisões no e-Business Administração Estratégica Tática Operacional Decisões Informação Características da Decisão Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

5 Relatórios Periódicos
Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Principais Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Relatórios Periódicos Programados Relatórios de Exceção Informes e Respostas por Solicitação Relatórios em Pilha

6 Processamento Analítico Online
Os dados são recuperados de bancos de dados empresariais e preparados em um banco de dados multidimensional de OLAP Servidor OLAP Bancos de dados de negócios Cliente PC Banco de dados multidimen- sional Bancos de dados operacionais Data marts Data warehouse Software de OLAP

7 Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas
Sistemas de Apoio às Decisões Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões Análise do tipo e-se Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas Análise de Otimização

8 Gateway Portal Corporativo de Informação
Portais Corporativos de Informação e SAD Internet Intranet Extranet Gateway Portal Corporativo de Informação Interface Corporativa do Usuário do Portal de Informação Agentes de Busca OLAP Data Mining SAD Gerenciamento de Conhecimento Modelagem: E-se (What-If) de Sensibilidade de Busca de Metas Otimização Funções de Gerenciamento do Banco de Dados Data Mart Banco de Dados Operacional Outras Aplicações Empresariais Banco de Dados Analítico Base de Conhecimento

9 Utilizar a razão para solucionar problemas
Atributos do Comportamento Inteligente Pensar e raciocinar Utilizar a razão para solucionar problemas Aprender e compreender a partir da experiência Adquirir e aplicar conhecimentos Demonstrar criatividade e imaginação Lidar com situações complexas ou desconcertantes Reagir pronta e eficazmente a situações novas Reconhecer a importância relativa de elementos de uma situação Manipular informações ambíguas, incompletas ou errôneas

10 Aplicações da Inteligência Artificial
da Ciência Cognitiva Aplicações da Robótica Aplicações de Interfaces Naturais Linguagens Naturais Reconhecimento de Discurso Interfaces Multissensoriais Realidade Virtual Sistemas Especialistas Lógica difusa Algoritmos Genéticos Redes Neurais Percepção Visual Locomoção Condução Tatilidade

11 Sistemas de Lógica Difusa Sistemas Especialistas
Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Redes Neurais Sistemas de Lógica Difusa Algoritmos Genéticos Realidade Virtual Agentes Inteligentes Sistemas Especialistas

12 Agentes Inteligentes Interfaces Tutoriais de Procura Agentes de
Apresentação Navegação de Rede Desempenho de Papéis Interface com o Usuário Agentes de Gerenciamento Informações de Procura Corretores de Informação Filtros de

13 Componentes do Sistema Especialista
Conselho Especia-lizado Programas de Interface com o Usuário Base de Conhecimento Programa Utilitário de Inferência Usuário Estação de Trabalho Desenvolvimento do Sistema Especialista Engenharia do Conhecimento Programa de Aquisição de Conhecimento Especialista e / ou Engenheiro do Conhecimento Estação de Trabalho

14 Principais Categorias de Aplicação de Sistemas Especialistas
Aplicações do Sistema Especialista Gerenciamento de Decisões Diagnóstico de Problemas de Operação Manutenção /Programação Projeto /Configuração Seleção /Classificação Principais Categorias de Aplicação de Sistemas Especialistas Monitoração /Controle de Processo

15 Resumo do Capítulo Os sistemas de apoio às decisões nas empresas estão mudando. O crescimento de intranets corporativas, de extranets e de outras tecnologias de rede aumentaram a demanda por uma multiplicidade de técnicas que operam em rede, personalizadas e preventivas, para apoiar os SAD. Os sistemas de informação devem apoiar muitas decisões e níveis da tomada de decisão gerencial. Estes englobam os níveis de atividade administrativa estratégica, tática e operacional.

16 Resumo do Capítulo (cont.)
O processamento analitico online é utilizado para analisar relacionamentos complexos entre grande quantidade de dados armazenados em bancos de dados multidimensionais. O Data mining analisa grande quantidade de dados históricos contidos em data warehouses. Os sistemas de apoio à decisão são sistemas de informação interativos computadorizados, que utilizam software de SAD e modelos de referência para fornecer informações ao apoio da tomada de decisões semi-estruturadas e não-estruturadas.

17 As principais áreas de aplicação da IA compreendem:
Resumo do Capítulo (cont.) Os principais domínios de aplicação da inteligência artificial (IA) incluem uma multiplicidade de aplicações na ciência cognitiva, robótica e interfaces naturais. As principais áreas de aplicação da IA compreendem: Redes Neurais Lógica Difusa Algorítmos Genéticos Realidade Virtual Agentes Inteligentes


Carregar ppt "Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google