Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVítor Gabriel Fortunato Pinto Alterado mais de 8 anos atrás
1
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Creche Municipal Oscar Lobato Supervisora bolsista: Ana Claudia Ribeiro Gomes Bolsista: Ana Carolina dos Santos Amorim FUNDO DO MAR Portfólio da turma Pré I B
2
2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma do Pré I B, surgiu através da roda de conversa em sala de aula, onde depois das férias o tema de pesquisa do último Projeto de Trabalho veio a ser debatido, gerando um novo tema: Fundo do Mar. 2.2 Questões problematizadoras: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: O que tem no mar? O que é alga? Como o peixe respira dentro do mar? Quais animais que vivem no mar eu posso ter em casa? O que o peixe come? Tubarão tem dentes? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Creche Municipal Oscar Lobato, na turma do Pré I B da professora Daniela Ribeiro no turno da manhã, sendo que ao todo são 21 crianças, 08 meninas e 13 meninos. FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO
3
2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Tem no mar caranguejos, golfinhos, tubarões, areia, estrelas do mar, baleias, peixes, raias, algas, águas vivas, conchinhas, tartarugas e cobras que dão choque. É uma coisa verde, que os peixes comem. Os peixes tem um “nariz”, que fazem com que eles respirem dentro do mar. Peixe e Tartaruga. Ração para peixe. Sim, muitos dentes afiados. 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões. FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO
4
3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem Oral e Escrita: Elaboração da escrita espontânea; ampliação do vocabulário; exploração do nome próprio e géneros textuais diferentes. Raciocínio Lógico e Matemático: Quantidade; cores; raciocínio lógico; formas geométricas; números e medidas. Natureza e Sociedade: Preservação do meio ambiente; animais marinhos; percepção do espaço e estados físicos da água. Corpo e Movimento: Coordenação motora fina; coordenação motora ampla; ampliação da flexibilidade, agilidade concentração, socialização e trabalho em equipe. FOTO DA ATIVIDADE
5
4. CONCLUSÃO O Projeto de Trabalho se desenvolveu bem ao decorrer do semestre, durante as pesquisas as crianças se interessaram mais sobre as Baleias Jubarte e Orca, ocasionando um trabalho mais voltado para esse assunto. Posso afirmar que trabalhar com o Projeto de Trabalho é muito interessante, é sempre uma grande oportunidade conhecer e vivenciar novos conhecimentos. Percebo quanto se torna mais significativo e prazeroso para o educando este tipo de aprendizagem e o quanto eu como bolsista venho aprendo sempre com os mesmos. Me sinto muito realizada pela forma como as crianças se entusiasmaram pelo tema e participaram da construção do conhecimento da turma. Por fim, podemos afirmar que esse ano de descobertas foi enriquecedor para todos. BIBLIOGRAFIA HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação; os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 ed. São Paulo: Artmed, 1998. FOTO DA ATIVIDADE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.