A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
SEMINÁRIO INTEGRADO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL

2 O QUE É : Eixo articulador e problematizador do Currículo escolar como forma de apropriação da realidade; Espaço de articulação dos conhecimento e realidades sociais com os formais, constituindo-se por essência o exercício da interdisciplinaridade; Espaço de produção de conhecimento por meio de postura investigativa.

3 A QUE SE DESTINA: possibilitar o diálogo entre os demais componentes curriculares, no sentido vertical, considerando um único campo de conhecimento, pelo aprofundamento, e no sentido horizontal, entre mais de um campo de conhecimento, consolidando as relações teoria – prática e parte-totalidade. consolidar a proposta curricular interdisciplinar, como prática coletiva de professores e alunos;

4 orientar sobre as múltiplas possibilidades de diálogo entre o que é lido, pesquisado, estudado e discutido nas áreas de conhecimentos e disciplinas, e a vivencia em visitas ou participações pesquisadoras ou práticas pedagógicas em espaços educativos; possibilitar a ampliação dos diálogos, ultrapassando os limites físicos da escola, utilizando os espaços educativos do município, região, estado e país;

5 O QUE PROPÕE : ESPAÇO DE PRODUÇÃO
DE CONHECIMENTO sociocultural entre professores e alunos, rompe e supera padrões estabelecidos e dicotomias como teoria-prática, saber científico – saber popular, repetição-criação, pensar-fazer, produzidas pela ciência moderna hegemônica. que qualifica as produções orais e escritas dos alunos; es

6 que possibilita olhar crítico-participativo de alunos e professores;
que amplia caminhos do diálogo e aproxima professores e alunos; que familiariza os alunos com a produção de projetos de pesquisa, de relatórios analíticos, e a organização de encontros científicos, para socializá-las.

7 COMO SE CONSTITUI: Por projetos, nos quais a pesquisa, se articula com eixos temáticos transversais, com eixos conceituais ou linhas de pesquisa, desde que sintetizem uma necessidade ou uma situação problema contextualizado na vida do aluno. Professores e alunos organizam leituras, desenvolvem os caminhos metodológicos e a realização da investigação.

8 O conceito de espaço educativo de forma ampla: a escola, a sala de aula, a cidade, o cinema, o museu, o teatro, locais de trabalho, etc. De complexidade crescente, tece uma rede que identifica e cria possibilidades de intervenção na realidade, pela contextualização e significado dos conhecimentos construídos.

9 COMO PODE SER ORGANIZADO:
POR EIXOS CONCEITUAIS: Cultura, Tecnologia e Trabalho, Infraestrutura, Solidariedade, Organização Social, etc... . POR EIXOS TEMÁTIOS TRANSVERSAIS : Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Cultura e Artes, Cultura Digital, Prevenção e Promoção da Saúde, Comunicação e Uso de Mídias, Investigação no campo das Ciências da natureza, Educação Econômica e áreas da Produção, etc... .

10 LINHAS DE PESQUISA (exemplos)
A função social da arte em distintas instituições/localidades/épocas . Até que ponto os modelos democráticos e participativos de organização resultam melhoria da qualidade de vida. A forma de utilização da matemática na vida de cada um, e no mundo do trabalho, produz soluções diferentes para questões cotidianas Impactos Ambientais e implementação de estratégias de conservação da Biodiversidade regional.

11 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DIÁLOGO ARTICULAÇÃO -PROBLEMATIZAÇÃO SEMINÁRIO INTEGRADO CONHECIMENTOS SOCIAIS CONHECIMENTOS FORMAIS Arte; Ed. Física; Língua Portuguesa; Língua Materna; Línguas Estrangeiras; Matemática; Biologia; Física; Química; Filosofia; Geografia; História; Sociologia. PRÁTICAS SOCIAIS REALIDADE Pesquisa Linhas de Pesquisa Eixos temáticos Ação – Reflexão-Ação Reconhecimento dos Saberes Parte-Totalidade Interdisciplinaridade EIXOS TEMÁTICOS TRANSVERSAIS ENFOQUE CRÍTICO-INVESTIGATIVO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE NOVA PROBLEMATIZAÇÃO


Carregar ppt "ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google