A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porque o homem foi criado nas vésperas do Shabat? Os Rabis ensinaram: Adam (o humano) foi criado na véspera do Shabat. E o que podemos aprender sobre a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porque o homem foi criado nas vésperas do Shabat? Os Rabis ensinaram: Adam (o humano) foi criado na véspera do Shabat. E o que podemos aprender sobre a."— Transcrição da apresentação:

1 Porque o homem foi criado nas vésperas do Shabat? Os Rabis ensinaram: Adam (o humano) foi criado na véspera do Shabat. E o que podemos aprender sobre a ordem da criação do Bereshit 1? 1) Para que os hereges não sejam capazes de argumentar que D’s teve um parceiro no ato da criação. 2) Outra resposta: para que o humano pudesse cumprir uma mitzvá imediatamente. 3) Outra resposta: se o homem se tornar arrogante pode ser dito: o inseto te precedeu na ordem da criação. 4) Outra resposta: assim puderam entrar imediatamente em um banquete. Isso é o mesmo que um rei de carne e osso que constrói um palácio, o mobília, serve um banquete, e assim convida o seu convidado de honra. (Talmud Sanhedrin 38a)

2 Necessidade humana X Natureza Os comentaristas da bíblia assumem uma postura conciliativa com uma síntese dos dois extremos expressos nos versos aparentemente contraditórios do Bereshit 1 e 2. Por exemplo, Malbim, um moderno comentarista aponta o verso de Genesis 1 como uma benção, e não uma diretiva. Portanto, se a humanidade cuidar dos comandos divinos, então Deus permitirá que a natureza não se volte contra o homem. Os ensinamentos religiosos nos apontam Deus como dono da criação e não o homem. Rabbi Joseph B. Soloveitchik sugere, mais categoricamente, que os dois versos representam dois aspectos da natureza humana que estão em constante tensão. De acordo com a sua interpretação, ai reside a consciência da inevitável tensão entre a capacidade de exercer o controle da natureza com o dever de agir em relação a natureza de forma responsável.

3 A manipulação produtiva da natureza não é um direito absoluto do homem. Em um nível simbólico, o direito do homem de explorar a natureza está rigorosamente circunscrito na Bíblia. Uma das mais essenciais instituições religiosas do judaísmo é o Shabat. A característica central do Shabat é formada da proibição contra o melacha (usualmente traduzido como trabalho) durante o Sábado. A tradição judaica insiste com a noção de que melacha não está relacionado com o esforço físico, nem com o trabalho criativo resultado do comportamento. Ao invés disso, os sábios insistem com a ideia de transformação de objetos, sendo naturais ou feitas pelos homens. Por este motivo, enquanto é permitido fazer mudanças na decoração da casa, não é permitido acender a luz ou dirigir um carro, de forma que nestes casos o que está envolvido é o uso de energia. O ponto essencial desta proibição contra a melacha (“trabalho produtivo”) durante o Shabat é para ensinar que a manipulação produtiva da natureza não é um direito absoluto do homem.

4 Você não é proprietário absoluto de suas terras. As leis referentes ao ano sabático ensinam que os indivíduos não têm o direito exclusivo sobre suas próprias propriedades. Esses ensinamentos emergem da indicação bíblica de que as pessoas tem o dever de permitir que suas terras não sejam cultivadas durante todo este ano. Pessoas necessitadas podem entrar nesta terra para o próprio sustento e o sustento da família.

5 As Mitzvot Ecológicas 19 Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco. 20 Mas as árvores que souberes que não são árvores de alimento, destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes, até que esta seja vencida. Dvarim 20

6 Baal Tashchit Baal Tashchit, então é uma inferência pragmática específica elevada a uma categoria de princípio que foi expandida para cobrir todos os atos de destruição e ajudar a criar no mundo o sentido de apreciação pela criação.

7 Tzahar Baalei Chaim: Deut. 22:6-7 Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes; Deixarás ir livremente a mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias. Deut 22:4 Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los. Exodus 23:5 Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo. Lev. 22:28 Também boi ou gado miúdo, a ele e a seu filho não degolareis no mesmo dia. TOTAL DE 18 LEIS DIFERENTES QUE SE PREOCUPAM COM O CUIDADO COM O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS


Carregar ppt "Porque o homem foi criado nas vésperas do Shabat? Os Rabis ensinaram: Adam (o humano) foi criado na véspera do Shabat. E o que podemos aprender sobre a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google