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Experiências bem sucedidas na criação de projetos turísticos de integração: O caso da Estrada Real e sugestões.

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1 Experiências bem sucedidas na criação de projetos turísticos de integração: O caso da Estrada Real e sugestões

2 Minas Gerais 20 milhões de habitantes; 853 municípios/5.000 distritos/povoados; 60% do patrimônio histórico do país  Turismo Histórico-Cultural altamente diversificado Turismo Religioso; Turismo de Lazer com grande diversidade; Turismo de Negócios crescendo a cada ano; Turismo de Natureza/Aventura; Turismo Sustentável; Promoção da culinária a nível mundial (FGM, AMiGa) ICMS turístico.

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5 Instituto Estrada Real (IER) Criado pela FIEMG em 1999, o Instituto Estrada Real tem como objetivo organizar, fomentar e gerenciar o produto turístico Estrada Real; Apoio do Governo, do BID, do MTur, além de parceiros da iniciativa privada; 199 municípios (169 em MG, 22 em SP e 8 no RJ); >1.600 Km. de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, gastronomia, cultura e arte.

6 Objetivos básicos de um circuito turístico Promover sua área de influência como um destino turístico; Aumentar a oferta de roteiros nos mercados nacional e internacional; Form are apoiar uma rede de micro e pequenas empresas; Aumentar o fluxo, o gasto e a permanência média de turistas.

7 Parcerias Parcerias com diversos setores (Setur, comércio, indústria, serviços e prefeituras); Capacitação do setor de serviços e sensibilização de comunidades (SEBRAE); Benchmark em destinos consagrados; Identificação/Promoção de oportunidades de investimentos em sua área de influência; CETs e COMTURs.

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12 Parcerias: Parcerias com diversos setores (Setur, comércio, indústria e serviço, prefeituras); Capacitação do setor de serviços e sensibilização de comunidades (SEBRAE); Benchmark em destinos consagrados; Identificação/Promoção de oportunidades de investimentos em sua área de influência; CETs e COMTURs.

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14 Planejamento estratégico Aumentar a taxa média de ocupação nos meios de hospedagem Aumentar o gasto médio do turista Aumentar a permanência média Aumentar o índice de sustentabilidade financeira Aumentar a participação do circuito no mercado turístico Aumentar a participação de pacotes no portfólio de operadoras nacionais e internacionais Aumentar a diversidade e qualidade de produtos e serviços Aumentar o número de acessos ao portal (com indicadores, metas e unidades de medição)

15 Ações estratégicas Estruturar informações sobre o destino (pesquisa de mercado e análise da oferta e demanda atual e georeferenciamento) Identificar as carências e implementar melhorias nos serviços turísticos Implementar banco de dados de consultoria para empresas Viabilizar parcerias para fundo de financiamento (fundraising) Implantar e difundir o acesso ao ICMS Turístico Realizar promoção segmentada para o público alvo Promover relações com e manter o interesse de organismos públicos, privados, nacionais e internacionais Desenvolver licenciamentos da marca Coordenar restauro e reforma de bens do Patrimônio Histórico Prestar consultoria em serviços turísticos Promover o desenvolvimento e a valorização das pessoas com foco em resultados Estimular a participação de Micro, Pequenas e Médias Empresas

16 Circuitos Turísticos Integrados Turismo de Lazer + Turismo de Negócios + Turismo Gastronômico + Turismo Religioso +......... Promovem o Desenvolvimento Econômico e Social: Criando emprego e renda; Melhorando as distribuições demográfica e geográfica; Melhorando a distribuição de renda; Reduzindo desigualdades sociais; Promovendo a inclusão digital; Respeitando os princípios de sustentabilidade.

17 Promoção do destino - PressTrips/FamTours com a Setur, Nacionais e Internacionais; - Parcerias Internas e Externas (Google Street View) - Participação em seminários no Brasil e no exterior; - Benchmark em destinos consagrados; - Promoção de eventos culturais-esportivos; - Desenvolvimento de produtos segmentados: Cavalgadas, Ecoturismo, Passeios de bicicleta, Balonismo - Orientação ao turista: Marcos, totens, displays, SITGeo. - Ações conjuntas com prefeituras - Divulgação de histórias, estórias e “causos” - Identificação/Promoção de oportunidades de investimentos.

18 Promoções Oferta de produtos segmentados; Mídias em canais de TV especializados: NatGeo, CNN, Canal Off; Mídia na WEB – Redes Sociais; Passaporte; Edições especiais de revistas; OdT; Projeto Cavalgada Cultural; Restauro (MTur/CEF): 13 obras em 8 cidades Participação efetiva no CET-MG, COMTURs.

19 Relacionamentos Internacionais Copa 2014 e Olimpíadas 2016: identificação de oportunidades; Univ. St. Galen (Suiça) + FGV/SP: Aula inaugural com case ER; MadridFusion Chile: Reuniões em Chañaral/Copiapó e Santiago (EuroChile e AllInvest)  Visita de 17 empresários chilenos do Agroturismo. Haiti: Visita de equipe do MTur/BID à ER (Out/12) e da Ministra do Turismo Villedrouin(Mai/13)  Ciclo de reuniões em Port-au-Prince e Cap Haitien (2013) Jamaica: Convenção da CopaAir El Salvador: Case ER em Forum Intl. de Turismo; Revistas de bordo: JAL, TAP, AVIANCA Divulgação do destino ER no exterior permanentemente;

20 Areas e projetos especiais Área de Assessoria Técnica e Financeira para projetos; Área de Fundraising; Núcleo de Geografia Aplicada ao Desenvolvimento Turístico. Realização de Pesquisas de Mercado e Análises de Carências de Serviços nos municípios. Promoção e disponibilização para o mercado de Produtos e Serviços. Participação, à pedido da SETUR, nas ações em todos os 42 circuitos atendidos pela SETUR. Embaixadores + Casa de Minas + CCYA + Prêmios Mtur

21 Políticas Públicas Participação, juntamente com a SETUR, nas Revisões e Atualizações do Plano Estadual de Turismo e da lei que cria o Fundo Estadual de Turismo, juntamente com o trade, em reuniões dos conselhos e em outros encontros. Objetivo: Fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo, dos programas de capacitação, de promoção e também inovar, empreender e aplicar conceitos da economia criativa.

22 GOVERNO + INICIATIVA PRIVADA: AÇÕES CONJUNTAS ABAV ABIH ABRAJET ABRASEL ADETUR CONVENTION & VISITORS BUREAU FEDERAÇÕES DO COMÉRCIO, INDÚSTRIA, AGRICULTURA IER MTur Secretarias Estadual e Municipais de Turismo e Cultura SINDETUR SINDHORB SINDIPROM SKAL É assim que vejo um negócio: grandes coisas em negócios nunca são feitas por uma pessoa; elas são feitas por um time. (Steve Jobs)

23 Baques Vladimir Carvalho Sanna (55 31) 9288-9505 bsanna@amcham.com.br


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