A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Falácias de ambiguidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Falácias de ambiguidade"— Transcrição da apresentação:

1 Falácias de ambiguidade

2 Ocorrem em argumentos cujas formulações contêm palavras ou frases ambíguas.
O sentido das sentenças muda de modo sutil no desenvolver do argumento.

3 Equívoco: A maioria das palavras tem mais de um sentido literal. Homônimos São palavras que apresentam a mesma pronúncia ou grafia, mas significados diferentes. Homônimos homófonos São palavras que possuem o mesmo som e grafia diferente. Cela – quarto de prisão Sela – arreio Coser – costurar Cozer – cozinhar Concerto – espetáculo musical Conserto – ato ou efeito de consertar

4 Homônimos homógrafos São palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia. Almoço (ô) – substantivo Almoço (ó) – verbo Jogo (ô) – substantivo Jogo (ó) – verbo

5 Homônimos perfeitos São palavras que possuem a mesma pronúncia e mesma grafia. Cedo – verbo Cedo – advérbio de tempo Sela – verbo selar Sela – arreio Leve – verbo levar Leve – pouco peso

6 Se confundirmos os diferentes significados que uma palavra ou frase pode ter, usando-a no mesmo contexto com diversos sentidos, sem disso nos apercebermos, então estaremos empregando-a de maneira equívoca. Exemplos Eles foram caçar, mas ainda não retornaram. (caçar – prender, matar) Vão cassar o mandato daquele deputado. (cassar – ato ou efeito de anular)

7 “ o fim de uma coisa é a sua perfeição; a morte é o fim da vida; logo, a morte é a perfeição da vida”. Se confunde os dois sentidos da palavra “fim” (meta ou último acontecimento). “ a meta de uma coisa é atingir a perfeição” e, “a morte é o último acontecimento da vida”

8 Termos relativos Homem alto e edifício alto. Certas formas de raciocínio, que são válidas para termos não-relativos, perdem sua validade, quando substituíadas por termos relativos. Fulano seria um bom prefeito, porque é um bom professor, ou que deve ser uma boa pessoa, porque é um bom filósofo etc.

9 Anfibologia Um anunciado é anfibológico, quando seu significado não é claro, pelo modo confuso ou imperfeito como suas palavras são combinada. Exemplo de Creso e Oráculo de Delfos “Se Creso declarar guerra à Persia, destruirá um reino poderoso”. “Um fazendeiro estourou os miolos depois de se despedir afetuosamente da família com uma garrucha”

10 Ênfase A maneira como os significados mudam na falácia de ênfase depende de que partes deles sejam enfatizadas ou acentuadas. Exemplo: Não devemos falar mal dos nossos amigos.

11 Composição O primeiro pode ser descrito como raciocinar falaciosamente a partir das propriedades das partes de um todo até às propriedades do próprio todo. Exemplo: Se todas as partes de uma certa máquina são leves no peso, a máquina “ como um todo” é também leve no peso.

12 Divisão A falácia de divisão é, simplesmente, o inverso da falácia de composição. Consiste em pensar que o que é verdadeiro em um todo deve também sê-lo em suas partes. Exemplo: “ A faculdade salesiana é uma empresa muito importante, logo Prof. Canício Scherer é muito importante.

13 Charada Por que as ovelhas brancas comem mais do que as negras?
Resposta: “porque há mais ovelhas brancas”. Exercícios 1 – 10 da página 98 (COPI).


Carregar ppt "Falácias de ambiguidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google