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1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico

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Apresentação em tema: "1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico"— Transcrição da apresentação:

1 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA: NBR – Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ELEMENTOS TEXTUAIS ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

2 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
1) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: CAPA (OBRIGATÓRIA) FOLHA DE ROSTO (OBRIGATÓRIA) ERRATA (SE NECESSÁRIO) FOLHA DE APROVAÇÃO (OBRIGATÓRIA) DEDICATÓRIA (OPCIONAL) AGRADECIMENTO (OPCIONAL) EPÍGRAFE (OPCIONAL) RESUMO EM PORTUGUÊS (OBRIGATÓRIO) LISTA DE ILUSTRAÇÕES (QUADROS, FIGURAS, ETC) (OPCIONAL) LISTA DE TABELAS (OPCIONAL) LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (OPCIONAL) LISTA DE SÍMBOLOS (OPCIONAL) SUMÁRIO (OBRIGATÓRIO)

3 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
CAPA (OBRIGATÓRIA) INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONTER (NA ORDEM APRESENTADA) LOGOMARCA/ NOME DA INSTITUIÇÃO (Universidade, Instituto, Departamento, etc) NOME DO AUTOR TÍTULO SUB-TÍTULO LOCAL (CIDADE) ANO

4 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
FOLHA DE ROSTO (OBRIGATÓRIA) INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONTER (NA ORDEM APRESENTADA) LOGOMARCA/ NOME DA INSTITUIÇÃO (Universidade, Instituto, Departamento, etc) NOME DO AUTOR TÍTULO SUB-TÍTULO TIPO DE TRABALHO NOME DO ORIENTADOR E CO-ORIENTADOR (SE HOUVER) LOCAL (CIDADE) ANO

5 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
ERRATA (SE NECESSÁRIO) A errata apresenta-se, geralmente, em folha avulsa ou encartada, sendo anexada à obra, depois de impressa. Consiste em uma lista de erros tipográficos ou de outra natureza, com as devidas correções e indicações das folhas e linhas em que aparecem.

6 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
FOLHA DE APROVAÇÃO (OBRIGATÓRIA) INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONTER (NA ORDEM APRESENTADA) NOME DO AUTOR TÍTULO SUB-TÍTULO TIPO DE TRABALHO NOME DOS COMPONENTES DA BANCA, COM TITULÇAÕ E ESPAÇO PARA ASSINATURA DATA DA APROVAÇÃO

7 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
DEDICATÓRIA (OPCIONAL) Elemento opcional, às pessoas a quem o autor dedica a pesquisa. Não se escreve a palavra dedicatória. AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) Elemento opcional, às pessoas a quem o autor considera que contribuem para a elaboração da pesquisa. EPÍGRAFE (OPCIONAL) O autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Podem, também, constar epígrafes nas folhas de aberturas dos Capítulos (elemento opcional).

8 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
RESUMO (OBRIGATÓRIO) O resumo trata-se de uma apresentação breve do conteúdo da monografia, que destaca os aspectos de maior importância. O resumo não deve ser confundido com sumário, que é a lista dos capítulos e seções. São os seguintes aspectos a serem considerados na redação do resumo: O resumo será redigido em um único parágrafo, contendo, no máximo, 500 palavras; A primeira parte do resumo deverá situar o assunto tratado e ressaltar, em seguida, os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões; OBS: FAÇAM O RESUMO APÓS TERMINAR A MONOGRAFIA!

9 BLOCO 4: A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OPCIONAL) “Ilustrações” são: Figuras, Quadros, Esquemas, Fluxogramas, Gráficos, Organogramas, etc... Se você tiver utilizado estes recursos ao longo da Monografia, faça a listagem de cada um deles. Só vale a pena fazer uma Lista se você tiver desenvolvido mais de um ítem da respectiva ilustração. Por exemplo: se na sua Monografia aparecer apenas UM QUADRO, não faça LISTA DE QUADROS; se na sua Monografia aparecer três FIGURAS, faça uma LISTA DE FIGURAS...

10 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
Numere as Ilustrações: Quadro 1 – Título do Quadro, Quadro 2 – Título do Quadro, etc.... Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título, como acima. As Listas devem ser elaboradas de acordo com a ordem em que as ilustrações aparecem no texto. Os itens da lista devem ser identificados pela palavra designativa, conforme o tipo de ilustração (Quadro, Figura, etc), e acompanhados do respectivo número de página.

11 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
LISTA DE TABELAS (OPCIONAL) Para Lista de Tabelas, valem as mesmas regras das Listas de Ilustrações....

12 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
LISTA DE ABREVIATURA E SIGLAS (OPCIONAL) Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. MUITO RECOMENDADO QUE SE FAÇA, PARA UTILIZAR AS ABREVIATURAS AO LONGO DA MONOGRAFIA. DE QUALQUER FORMA, QUANDO APARECER PELA PRIMEIRA VEZ NO TEXTO, COLOQUE O NOME TODO, A SIGLA ENTRE PARÊNTESIS, E DALI PARA FRENTE VOCÊ PODE UTILIZAR APENAS A ABREVIATURA. Exemplo: “O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ...” [Depois que isso aparecer, você pode utilizar diretamente “PIB”.

13 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
LISTA DE SÍMBOLOS (OPCIONAL) Se forem utilizados Símbolos, seguir a mesma regra da Lista de Abreviaturas...

14 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
SUMÁRIO (OBRIGATÓRIO) Trata-se da enumeração dos principais capítulos (seções) e subcapítulos (subseções) e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que aparecem no trabalho. A página do sumário não deve ser numerada e os itens não podem apresentar recuos em função da subdivisão de seções do texto, primeira, segunda e terceira ordem. Evitar divisões em demasia (quarta ordem em diante). Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário.

15 BLOCO 4: A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico 2) ELEMENTOS TEXTUAIS: Os elementos textuais presentes na monografia devem contemplar inicialmente os conteúdos referentes à “Introdução” do trabalho, destaque para a apresentação do problema de pesquisa, dos objetivos do trabalho, hipótese, relevância do estudo e metodologia de trabalho. Num segundo momento essa parte deve apresentar o “Desenvolvimento” do trabalho, que pode ser dividido em capítulos que se estruturam de uma forma lógica a fim de apresentar as teorias edificadoras, os dados coletados, os ensaios possíveis diante do tema, os insights e as principais contribuições do estudo. O terceiro momento, a “Conclusão”, retoma os principais resultados e discute as contribuições da pesquisa dentro do campo de conhecimento que se pretendeu analisar. É aqui que a resposta ao problema de pesquisa é sistematizada, de acordo com tudo aquilo que foi discutido durante a monografia. As conclusões devem ter conexão direta com os objetivos do estudo. Nas conclusões em geral não se usam citações de autores.

16 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
3) ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS: REFERÊNCIAS (OBRIGATÓRIAS) GLOSSÁRIO (OPCIONAL) APÊNDICE (OPCIONAL) ANEXO (OPCIONAL)

17 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
REFERÊNCIAS (OBRIGATÓRIAS) GLOSSÁRIO (OPCIONAL) É uma lista, em ordem alfabética, de palavras especiais, de sentido pouco conhecido, obscuro, ou mesmo de uso muito restrito, acompanhadas de suas respectivas definições; APÊNDICE (OPCIONAL) Texto ou o documento elaborado pelo próprio autor, com a finalidade de complementar seu trabalho. O termo APÊNDICE deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Identifica-se por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex.: APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias

18 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
ANEXO (OPCIONAL) Elemento opcional, destinam-se à inclusão de materiais não elaborados pelo próprio autor, como cópias de artigos, manuais, folders, balancetes, etc. e não precisam estar em conformidade com o modelo. O termo ANEXO deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Identifica-se por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex.: ANEXO A – Dados Brutos Utilizados

19 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO Sobre Tamanho de Letra e Margem da Página O texto deve ser formatado com as seguintes margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm. Para o texto referente ao elemento textual, sugere-se o uso de letras Times New Roman, tamanho 12, ou Arial, tamanho 11, com exceção de citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme. Sobre Títulos de Capítulos e Subcapítulos 1 CONJUNTURA POLÍTICA DO PERÍODO 1.1 OBJETIVOS 1.1.1 Objetivo Geral 1.1.2 Objetivos Específicos

20 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
Sobre Paginação O trabalho começa a ser contado a partir da FOLHA DE ROSTO, mas a numeração só começa a aparecer com os ELEMENTOS TEXTUAIS. O número deve aparecer do LADO DIREITO EM CIMA da folha. Sobre Espacejamento A Monografia deve utilizar espaço entre linhas 1,5, exceto excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

21 1. A Estrutura da Monografia/ de um Artigo Científico
Sobre Legendas, Ilustrações, Tabelas, Notas de Rodapé Devem ser digitados em espaço simples e com uma fonte menor; A identificação da Tabela sempre é no topo da tabela; o título é precedido pela palavra “TABELA”, seguido do seu número de ordem (em algarismos arábicos), travessão e seu título. A fonte deve situar-se logo abaixo da tabela. É obrigatória a indicação da fonte, quando a tabela não for elaborada pelo autor. Quando for elaborada pelo autor, inserir: “Fonte: Elaboração Própria a partir de XXXX” A identificação das ilustrações é na parte inferior, precedida da palavra designativa (gráficos, fotografias, mapas, quadros, plantas, organogramas e outros), seguida do número de ordem de ocorrência no texto (em algarismos arábicos), travessão e do respectivo título. Devem ser citados no texto e inseridos próximos à sua localização.

22 2. A Apresentação Oral de um Trabalho Científico
ALGUMAS SUGESTÕES GERAIS Prepare uma APRESENTAÇÃO em Power Point. Ajuda a Banca e, principalmente, ajuda a você; lhe dá segurança, caso você esqueça alguma coisa; Inicie sempre agradecendo à Banca e ao seu Orientador; Não faça muitas Transparências; tente resumir seu trabalho em, no máximo, 10 a 15 transparências; Não faça Transparências com muito texto, para não cansar a leitura; Você NÃO precisa apresentar a Monografia TODA; as pessoas que estão ali já leram;

23 2. A Apresentação Oral de um Trabalho Científico
O mais importante não é apresentar TODO o conteúdo, mas demonstrar que você tem SEGURANÇA sobre o que escreveu; Uma boa APRESENTAÇÃO deve conter: O que você quis fazer na Monografia; qual era seu OBJETIVO central; Como você fez isso; ou seja, como você organizou sua Monografia para atingir seu objetivo; que passos você deu, apresentando o conteúdo de cada Capítulo (não exponha, só faça um pequeno resumo de cada um); Quais foram os seus resultados, suas conclusões; ANOTE todos os comentários ou perguntas que forem feitos pelos membros da Banca; tente comentar ou responder a cada um dos Comentários ou Perguntas feitas; e, quando terminar, pergunte se cada um está satisfeito com suas respostas.


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