A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Educação

2 Metodologia de abordagem dos temas e textos
Domínio temático-conceitual. Problematização Posicionamento Pessoal

3 O conteúdo dos slides foi extraído/adaptado do livro FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, de Cipriano Carlos Luckesi. 3 ed. São Paulo, Cortez, Capítulo 1: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: Elucidações conceituais e articulações.

4 Filosofia e Educação: Elucidações conceituais e articulações
“A educação é uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica. A prática pedagógica está articulada com uma pedagogia, que nada mais é que uma concepção filosófica de educação”. (p. 33) Educação Prática pedagógica Pedagogia Concepção filosófica da educação.

5 O que é Filosofia? “amigo da sabedoria” (sentido etimológico: filon- philos/amigo + sofia/sabedoria). Conceito de senso comum: “pela minha filosofia, considero certo fazer isto ou aquilo”. “O termo filosofia é muito utilizado. Mas sabemos nós (e sabem todos aqueles que usam esse termo) o que significa filosofia?” (p. 34).

6 Não há consenso quanto a uma definição de
Filosofia. A história da filosofia apresenta um emaranhado de conceitos e definições.

7 “A filosofia é uma ciência com a qual o mundo continua tal e qual”.

8 1. NATUREZA DA FILOSOFIA 2. “O filósofo é aquele que se encontra num quarto escuro, à procura de um gato preto que não está lá. E ele o encontra...“

9 1. NATUREZA DA FILOSOFIA 4. "Os filósofos até hoje se preocuparam apenas em interpretar o mundo; trata-se, porém, de transformá-lo“...

10 “Fugindo do emaranhado histórico dos conceitos
elaborados (e do descrédito), vamos tentar conceituá-la de uma forma simples e existencial”. “Filosofia é um corpo de conhecimento, construído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo”. (p. 34) Quando lemos um texto de Filosofia, nos apropriamos do entendimento que o seu autor teve do mundo que o cerca, especialmente dos valores que dão sentido a esse mundo. Conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade.

11 [benefícios imediatos] [sentido da existência]
“A filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e direciona a existência humana em suas mais variadas dimensões”. (p. 35) Finalidades restritas do agir humano: comprar um carro, assumir um cargo. [benefícios imediatos] Cotidianidade dos seres humanos. Finalidades amplas do agir humano: buscar o bem da sociedade, lutar pela superação das desigualdades... [sentido da existência]

12 Definições (existenciais) de filosofia...
Georges Politzer define a filosofia “como uma concepção geral do mundo da qual decorre uma forma de agir”. Leôncio Basbaum: “a filosofia não é, de modo algum, uma simples abstração independente da vida. Ela é, ao contrário, a própria manifestação da vida humana e a sua mais alta expressão. [...] A filosofia traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. Evidentemente, ele não se alimenta da filosofia, mas, sem dúvida nenhuma, com a ajuda da filosofia”.

13 Compreender o mundo. Eis a questão!
“Todos têm uma forma de compreender o mundo, especialistas e não especialistas, escolarizados e não escolarizados, analfabetos e alfabetizados. Esta é uma necessidade ‘natural’ do ser humano, pois que ninguém pode agir no ‘escuro’, sem saber para onde e por que vai. Só pode agir a partir de um esclarecimento do mundo e da realidade”. (p. 36)

14 Arcângelo Buzzi ... Quem vive possui uma filosofia de vida, uma concepção de mundo. (...) a vida concreta de todo homem, é, assim, Filosofia. (...) Nesse sentido, todo homem é filósofo no sentido usual da expressão... Luckesi “Quando o autor acima diz que todos temos uma ‘filosofia de vida’, ele quer dizer que todos nos orientamos por valores (...), nem sempre conscientes, explícitos. Então, temos aí, propriamente, filosofia desde que esta é sempre reflexão crítica sobre o sentido e o significado das coisas, ações, etc.

15 Reflexão crítica é ruptura com o
senso comum (conjunto de valores assimilados espontaneamente, na vivência cotidiana). Sobre o senso comum é que deve desenvolver-se o filosofar. O que foi demonstrado até o momento, resume-se no seguinte: Não temos como fugir da filosofia. “Se nós não escolhermos qual a nossa filosofia, qual é o sentido que vamos dar à nossa existência, a sociedade na qual vivemos nos dará, nos imporá qual a sua filosofia. (...) quem não pensa é pensado por outros”.

16 Filosofia... Sentido usual do termo.
Conjunto de entendimentos/conhecimentos. Atitude frente à vida. Ferramenta, arma, instrumento para a ação. Ler a citação da p. 26 Leôncio Bausbam: “Devemos repelir qualquer ideia de que a filosofia seja um quadro exposto à contemplação passiva... A filosofia é, antes de mais nada, uma arma, uma ferramenta, um instrumento de ação com a ajuda da qual o homem conhece a natureza e busca o conforto físico e espiritual para a vida... É também um instrumento de ação e ama política”.

17 Por que o governo militar, a ditadura brasileira, aboliu a filosofia do currículo escolar?
Jaspers (p. 27): “[...] A filosofia se vê rodeada de inimigos, a maioria dos quais não tem consciência dessa contradição. A autocomplacência burguesa, os convencionalismos, o hábito de considerar o bem-estar material como razão suficiente de vida, o hábito de só apreciar a ciência em função de sua utilidade técnica, ilimitado desejo de poder, a bonomia dos políticos, o fanatismo das ideologias, a aspiração a um nome literário – tudo isso proclama a antifilosofia. E os homens não o percebem porque não se dão conta do que estão fazendo. E permanecem inconscientes de que a filosofia é uma filosofia, embora pervertida, que, se aprofundada, engendraria sua própria liquidação”.

18 Definição “final” de filosofia...
“Em síntese, a filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Essa forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico, como também é seu condicionante. Ao mesmo tempo, pois, é uma interpretação do mundo e é uma força de ação” – [Luckesi, p. 27.

19 Como é que se constitui a filosofia
* Como é que se constitui a filosofia? * Como é que se constrói esse corpo de entendimentos que compreende e dá sentido ao mundo e à existência?

20 O processo do filosofar
Primeira providência: entender (colocar na nossa cabeça, estar convencido) de que o filosofar, além de não ser algo inútil, não é tão difícil e complicado, como se fosse tarefa para gente ultraespecializada. “Não há muita diferença entre a mesa de bar e a mesa-redonda dos acadêmicos”. Márcia Tiburi “Deve-se destruir o preconceito , muito difundido, de que a filosofia seja algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas ou de filósofos profissionais e sistemáticos”. Antonio Gramsci

21 Método do filosofar 1º) Inventariar valores. 2º) crítica 3º) construção crítica dos valores Análise e proposição filosófica Quais são os valores que dão sentido e orientam a vida familiar? Quais são os valores que dão sentido e orientam a juventude? Quais são os valores que dão sentido e orientam a educação? Questionar esses valores por todos os ângulos possíveis para verificar se são significativos. Reafirmar criticamente os valores ou reformulá-los, afirmando-os com argumentos que lhes garantam VALIDADE. Esse processo não acontece de forma mecânica, natural; é preciso não só olhar o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores...

22 Filosofia e Educação Sabemos o que é EDUCAÇÃO?
Já sabemos o que é “filosofia”. Sabemos o que é EDUCAÇÃO? “A educação é um típico “que-fazer”, ou seja, um tipo de ATIVIDADE que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma FINALIDADE a ser atingida”. Luckesi, p. 30 A educação é um INSTRUMENTO de MANUTENÇÃO ou de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

23 “As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase ‘naturais’
“As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase ‘naturais’. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como dever ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade”. [Pág, 31]. “A filosofia fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar”. [p. 32]

24 De que “lado” você está? Duas possibilidades:
ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; (transformação social) ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscurecida e opaca existente na cultura vivida do dia a dia – e assim se realização uma ação educativa com baixo nível de consciência. (Manutenção social) De que “lado” você está?

25 Pedagogia, nesse sentido, transcende a filosofia.
Uma pedagogia inclui elementos que vão muito além dos pressupostos filosóficos. (ex. processos socioculturais, forma de organização educacional, elementos psicológicos do educando, etc). Pedagogia, nesse sentido, transcende a filosofia. Entretanto, é a reflexão filosófica sobre educação que dá o tom à pedagogia; não há como ter uma proposta pedagógica sem pressuposições (fundamentos) e proposições filosóficas (intencionalidade). *** Quais são os pressupostos e objetivos da “Pedagogia da libertação”, de Paulo Freire? ***

26 Questões para estudo e compreensão do texto (I)
a) Qual tem sido a reação cotidiana das pessoas à filosofia? Além de verificar como o texto expressa essa questão, analise como você pessoalmente e as pessoas de sua convivência falam da filosofia. b) Que tipo de entendimento da realidade é produzido pela filosofia? c) É possível viver sem uma compreensão valorativa da vida? O direcionamento valorativo inconsciente da vida constitui-se em uma prática filosófica? Por quê? d) Como o entendimento produzido pela filosofia se articula com a vida humana e a orienta?

27 Questões para estudo e compreensão do texto (II)
e) Que comprometimentos pode ter a filosofia com determinados segmentos da sociedade humana? f) Identifique e explique os três passos do processo do filosofar. g) Que relação existe entre filosofia e educação? h) Qual a relação entre filosofia e pedagogia?


Carregar ppt "Filosofia da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google