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Lei e Graça Um debate de mais de dois mil anos: o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e a carta aos Gálatas Concepção mais comum: Lei = Antigo Testamento Graça.

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Apresentação em tema: "Lei e Graça Um debate de mais de dois mil anos: o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e a carta aos Gálatas Concepção mais comum: Lei = Antigo Testamento Graça."— Transcrição da apresentação:

1 Lei e Graça Um debate de mais de dois mil anos: o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e a carta aos Gálatas Concepção mais comum: Lei = Antigo Testamento Graça = Novo Testamento Isto está correto?...

2 Usos da Lei Uso civil (ou judicial ou político)  Aplicável à organização sócio-política de Israel como nação  Limitação no tempo e no espaço (contexto histórico)  Então não serve para nada para nós hoje?  Princípios x Preceitos

3 Uso cerimonial  Normas sobre purificação, dieta alimentar e sacrifícios  Forte conteúdo simbólico  Prefigurava a obra salvífica de Cristo e as obras de regeneração/santificação do Espírito na Nova Aliança Usos da Lei

4 A Lei Moral  Decorre do caráter santo de Deus e se dirige ao ser humano como criatura sua  Possui abrangência universal: não é restrita à nação de Israel  É perpétua: é anterior a Moisés e não foi abolida na Nova aliança

5 Os Dez Mandamentos  Sua entrega foi uma declaração (explicitação, codificação), não uma criação a partir do Sinai.  Eles resumem a lei moral, mas esta se encontra também em outros lugares.  Exposição nos catecismos reformados. A Lei Moral

6 O Antigo Testamento não é “peça de museu” para o cristão. A lei moral tem três propósitos: 1)ser um espelho que reflete tanto a justiça perfeita de Deus como nossa própria pecaminosidade; 2)restringir o mal no mundo; 3)guiar os regenerados às boas obras que Deus planejou para eles. Conclusão e implicações práticas:

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