A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos Oração Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos Oração Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos Oração Missionária
JOÃO BATISTA E ÓSCAR ROMERO, ROSTOS DA MISERICÓRDIA QUE CORRIGE E SALVA. COM …

2 Introdução Animador(a) – Irmãs e irmãos, bem-vindos. Convocados por Jesus à volta de Maria, no coração da Igreja, somos um pequeno cenáculo de apóstolos. Aqui, Jesus mergulha-nos no seu Coração Misericordioso, para nos tornar como Ele e sermos fermento para uma sociedade inspirada no Evangelho. É a vocação profética. Só podemos ser profetas se estivermos empapados dos “sentimentos de misericórdia de Deus” (Lc 1, 78), cheios do Amor e da coragem do Coração de Cristo. Temos hoje dois exemplos: João Batista e Óscar Romero, Arcebispo de El Salvador. Um e outro mostram que Deus também é misericordioso quando envia uma “voz” enérgica a repreender o Povo e as classes sociais. Não somos bons cristãos sem praticar a justiça, uns com os outros.

3 Cântico

4 Saudação Animador(a) – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Ámen! Animador(a) – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, que nos vêm pelo Coração aberto de Cristo, fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) - Vinde, Espírito Santo, e inflamai o coração destes vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, inflamai o coração dos vossos fiéis! Animador(a) - Abri os nossos olhos e ouvidos, movei a nossa vontade a uma conversão sincera. Animador(a) – Queimai em nós inveja, injustiça e violência: uni-nos num só coração e numa só alma.

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) - Fazei de nós filhos de Deus à imagem de Jesus e imitemos o Seu amor. Todos - Vinde, Espírito Santo, inflamai o coração dos vossos fiéis! Animador(a) - Dai-nos o olhar e o amor compassivo de Cristo, Filho Amado e Bom Pastor. Animador(a) – Guiai a nossa oração, mostrai-nos o que o Pai quer e dai-nos desejo e força para o fazer.

7 Oração inicial Animador(a) - Oremos, juntos
Todos - Ó Pai de Misericórdia, para motivar o povo a se converter e a acolher Jesus, enviaste o Profeta João. Sim, queremos ouvir e cumprir a sua palavra enérgica: “Preparai- vos para acolher o Senhor. Os caminhos tortuosos sejam endireitados e toda a criatura verá a salvação de Deus”. Sim, Pai, salva-nos! Arrependidos, vivamos unidos a Ti e uns aos outros, no Coração de Jesus, Teu Filho e nosso Irmão e Salvador. Ámen.

8 Leitura Bíblica: Lc 3, 1-18 1 Estava-se no ano quinze do governo do imperador Tibério. Pôncio Pilatos era então governador da Judeia, Herodes governava a Galileia, seu irmão Filipe governava a Itureia e a Traconítide. Lisânias governava a Abilena. 2 Anás e Caifás eram os chefes dos sacerdotes. Foi nessa altura que Deus falou no deserto a João, filho de Zacarias. 3 João foi por todas as terras junto do rio Jordão e anunciava o baptismo de arrependimento para perdão dos pecados. 4 Isto aconteceu como o profeta Isaías tinha escrito no seu livro: Uma voz clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor e abram-lhe estradas direitas. 5 Todo o vale será aterrado, todo o monte e toda a colina serão aplanados. Os caminhos tortos serão endireitados e os pedregosos serão arranjados. 6 E toda a Humanidade verá a salvação de Deus. 7 João dizia às multidões que iam ter com ele para serem baptizadas: «Que raça de víboras! Quem vos disse que podiam escapar ao castigo de Deus, que se aproxima?

9 Leitura Bíblica: Lc 3, 1-18 8 Mostrem pelas acções que estão verdadeiramente arrependidos, em vez de andarem a dizer: “Somos descendentes de Abraão.” Pois eu garanto-vos que Deus até destas pedras pode fazer descendentes de Abraão. 9 O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda a árvore que não der bons frutos será abatida e lançada no fogo.» 10 O povo perguntava a João Baptista: «Que devemos então fazer?» E ele respondia: 11 «O que tem duas túnicas deve dar uma a quem não tem nenhuma, e o que tiver comida, reparta-a com os outros.» 12 Também lá foram cobradores de impostos para serem baptizados e perguntaram a João: «Mestre, que devemos nós fazer?» 13 Ele respondeu: «Não cobrem mais do que está determinado.» 14 Houve também soldados que lhe perguntaram: «E nós, que devemos fazer?» «Não roubem a ninguém, usando a força ou fazendo falsas acusações, mas contentem-se com o que ganham», continuou a responder.

10 Leitura Bíblica: Lc 3, 1-18 15 O povo estava na expectativa e cada um se interrogava a si próprio se João não era o Messias. 16 Mas ele explicou a todos: «Eu baptizo-vos em água, mas está a chegar quem tem mais autoridade do que eu, e a esse eu nem sequer mereço a honra de lhe desatar as correias das sandálias. Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo. 17 Tem nas mãos a pá para separar, na eira, o trigo da palha. Guardará o trigo no seu celeiro e queimará a palha numa fogueira que não se apaga.» 18 Era com estas e outras exortações que João Baptista anunciava ao povo a boa nova. Palavra do Senhor.

11 Comentário João Batista deixou a família e foi viver, longe das cidades (v 2), numa comunidade de pobres. Com a Palavra de Deus, penitência e oração, preparavam-se e preparavam o Povo para a vinda do Messias, o qual traria consolação, liberdade e paz. Pelos 30 anos, João sentiu que Deus o mandava “ percorrer toda a muito habitada região do Vale do Jordão”. Pregava: “Convertam-se com sinceridade e façam boas obras, para não serem vítimas do desastre causado pelos pecados!”. Quem aceitava era mergulhado ( = batizado) no Jordão. Mostrava abandonar o pecado e abrir-se à vinda do Messias, que daria o Espírito Santo (v 16).

12 Comentário “Frutos do arrependimento sincero” (v 8) eram: a) viver a religião como obediência a Deus (v 8); b) praticar a partilha de bens com os pobres (v 11); os agentes dos impostos tinham que c) deixar de abusar dos seus cargos e de praticar extorsões (v 12-13); os soldados deviam d) abandonar a violência, denúncias falsas, roubos e chantagens (v 14). A coragem profética de João vinha-lhe de olhar para Deus e escutar a Sua Palavra; de olhar para o Povo, as autoridades e os excluídos: via os seus pecados e ouvia-lhes as reivindicações. Nestas, captava a ordem de Deus de intervir, mesmo com riscos. “ O profeta, diz o Papa Francisco, conhece Deus e conhece os homens e as mulheres, seus irmãos e irmãs. É capaz de discernimento e, também, de denunciar o mal do pecado e as injustiças, porque é livre, não deve responder a outros senhores senão a Deus…”. João viveu assim. E pôs em risco a sua segurança e vida, ao “censurar” o rei pela injustiça e o pecado dum falso casamento “e por todas as más ações que tinha praticado” (v 19). Herodes fez como os grandes: “encerrou João na prisão” (v 20) e, depois, “mandou- o decapitar” (Lc 9, 9).

13 Pistas para o diálogo em grupo
- Quais os frutos que daremos no nosso ambiente se nos convertemos com sinceridade?

14 D. ÓSCAR ROMERO, O BISPO MÁRTIR
Leitura missionária D. ÓSCAR ROMERO, O BISPO MÁRTIR Romero, de Bispo ligado ao poder, converteu-se ao Evangelho dos pobres, em 12 de Março de 1977, quando o Padre Jesuíta Rutílio Grande, muito envolvido na formação cívica dos camponeses, foi assassinado. Passou então a denunciar energicamente uma religião que não se interessava do sofrimento do povo: “Uma Igreja que se instalasse só para estar bem, para ter muito dinheiro e muitas comodidades, mas que esquecesse as reivindicações contra as injustiças, não seria a verdadeira Igreja do nosso Divino Redentor”. Como S. João Batista, D. Romero denunciava energicamente também o sistema político e económico, que produzia pobreza, injustiça social, assassínios e tortura. Ao ver que o exército salvadorenho torturava e matava muitos camponeses pobres e alguns padres que os defendiam, o Bispo Óscar Romero falou diretamente para os soldados, que tinham recebido ordens para praticar aquelas atrocidades: «Irmãos, vós vindes do mesmo povo. Estais a matar os vossos irmãos camponeses. Nenhum soldado é obrigado a obedecer a uma lei contrária à lei de Deus.

15 Leitura missionária Ninguém tem de obedecer a uma lei imoral. É altura de obedecer às vossas consciências e não a uma ordem pecaminosa. Em nome de Deus, em nome deste povo sofredor, cujos gritos se elevam cada vez mais alto para o Céu, imploro-vos, suplico-vos, ordeno-vos: em nome de Deus, parai com a opressão». O Governo decidiu silenciar esta voz dos que não tinham voz e mandou ao seu assassino que agisse. O Arcebispo Óscar Romero foi morto no altar, quando celebrava a Missa, às 06h30 do dia 24 de Março de Mas a partir daí a voz do Bispo mártir passou a crescer e a apoiar ainda mais os pobres, em cujo nome falava. Por ordem do Papa Francisco, Romero foi beatificado, na sua diocese, em 23 de maio de 2015 (cf. Além-Mar, Junho 2015, pg 32-35).

16 Diálogo sobre a leitura
Animador(a) – Digam nomes de pessoas do nosso tempo que, como João e Óscar Romero arriscam a vida pelo bem e a dignidade dos pobres e dos excluídos e para testemunhar Jesus e anunciar o seu Evangelho? - Que reação provoca em vós a palavra: “Nenhum soldado é obrigado a obedecer a uma lei contrária à lei de Deus. Ninguém tem de obedecer a uma lei imoral”? – Essa palavra aplica-se também na vida social, económica e política?

17 Oração Missionária Animador(a) – Peguemos de novo no que ouvimos no Evangelho, na leitura missionária e nos comentários. Digamo- lo, agora em oração ao Pai por meio de Jesus (oração de louvor, ação de graças, súplica, intercessão…) À oração espontânea de cada um, responder: Todos: Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia. Pai Nosso.

18 Oração pelo mundo Animador(a) – Pai de Jesus e nosso Pai, sois justo e misericordioso! Todos – Toda a Terra vos adore, ó Pai, e glorifique a vossa misericórdia! Animador(a) – Para que o machado da violência e do mal não destrua o Povo e a Igreja, enviais os Profetas, como João para alertar, corrigir e orientar. Quereis que todos se salvem! Animador(a) – Pela Morte e Ressurreição de Jesus, destruís o poder de Satanás, e chamais à conversão pessoas, religiões e povos.

19 Oração pelo mundo Animador(a) – Pai, seguindo Jesus Bom Pastor, o Bispo Óscar Romero construiu a paz com a força do amor e testemunhou a fé com a sua vida até à doação total. Todos – Toda a Terra vos adore, ó Pai, e glorifique a vossa misericórdia! Animador(a) – Pai, mergulhai o mundo e as religiões no Fogo do Espírito Santo. Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Animador(a) – Nos acontecimentos e dores do mundo, Ele é o Sopro criador de novos céus e nova terra.

20 Oração pelo mundo Animador(a) – O Espírito-Amor faz dos crentes um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho entre as Nações! Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! Animador(a) – Perante a gravidade do pecado, ó Pai, respondeis com o Dom do Espírito Santo, Plenitude do perdão. A Vossa misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado. Ninguém pode colocar um limite ao Vosso amor, ó Deus que perdoais. Todos - Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e cobri a Terra com o orvalho do vosso perdão. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

21 Entrega do Cenáculo Animador(a) – Unidos a Maria, entreguemos todos os Cenáculos a Jesus. Todos - Ó Jesus, pelas mãos de Maria, entregamo-nos a Vós e Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. A Vós pertencemos. Animador (a). Atraí-nos mais e mais ao vosso Coração de Filho, Missionário, Irmão e Bom Pastor Misericordioso. Tornai-nos semelhantes a Vós. Todos. Inflamai-nos nas labaredas do Espírito Santo, que jorra do Vosso Coração Aberto. Uni-nos especialmente à vossa oração missionária e à oferenda que sem cessar de vós mesmo fazeis ao Pai.

22 Entrega do Cenáculo Animador (a). Fazei de nós comunidades de discípulos missionários santos e capazes de comunicar o calor da ternura fraterna e a luz do Evangelho aonde quer que cheguemos. Todos. E todos os Povos, reunidos no Vosso Coração, louvem para sempre o Pai na unidade do Espírito Santo. Ámen.

23 III Parte – Compromissos e Atividades
Revisão do compromisso anterior Sugestão do novo compromisso: Neste mês, mostre este livro dos COM a um amigo/amiga, explique-lhe o que fazeis com ele e convide-o a ir consigo ao próximo encontro. No dia do Cenáculo passe por onde essa pessoa mora, para irdes juntos.

24 Oração Conclusiva Pai, como S. João e o Bispo Mártir Óscar Romero, compreendemos hoje que há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na Vossa misericórdia, para nos tornarmos, nós também, sinal eficaz do Vosso agir de Pai. Doravante, permeai as nossas vidas de misericórdia, para irmos ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a Vossa Bondade e Ternura. Por Jesus, Rosto da Vossa Misericórdia no meio de nós, na Comunhão do Espírito Santo. Todos- Ámen.

25 Cântico

26 Bênção e Despedida Animador(a) – Por intercessão de Maria, Mãe e Educadora do Cenáculo, abençoe-nos Deus todo- poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Todos - Amén. Animador(a) – Envolvidos na misericórdia, vamos, com Maria, levar a Paz. Todos – Graças a Deus.


Carregar ppt "Cenáculos Oração Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google