A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PESSOA CONTRA O CAPITALISMO E CONTRA O MARXISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PESSOA CONTRA O CAPITALISMO E CONTRA O MARXISMO"— Transcrição da apresentação:

1 A PESSOA CONTRA O CAPITALISMO E CONTRA O MARXISMO
Personalismo A PESSOA CONTRA O CAPITALISMO E CONTRA O MARXISMO

2 Objetivos Apresentar o Personalismo como uma filosofia que coloca o ser humano (Pessoa) no centro de toda economia.

3 ‘Pessoa’ Origem do TERMO Prósopon = Persona = Pessoa = Máscara
Máscara como expressão De uma interioridade Máscara como alto falante

4 “Ser Pessoa” significa:
Inobjetivável Inviolável Livre Criativo Responsável Encarnada: Corpo Situada na História Constitutivamente comunitária

5 Sistemas Sociais: Liberalismo Capitalismo Político Econômico
Tudo no mercado dura Pouco e se modifica Político Econômico No mercado tudo é Produto, até a forço Do trabalho Indivíduo Capital Regula o mercado Propriedade privada Lei da oferta e da procura A vontade individual como Fundamento das relações sociais O ser humano de Pessoa, torna-se, por um lado, consumidor e, Por outro de sempre mudar para Que seu produto seja apreciado.

6 Sistemas Sociais: Socialismo Comunismo Econômico Político Comum
Propriedade estatal Estado Colocação em comum dos bens Ou que absorve os indivíduos na coletividade O indivíduo se torna Regulado pelo Estado

7 A PESSOA CONTRA O CAPITALISMO E CONTRA O MARXISMO
I – O CAPITALISMO: Mounier afirma: “o capitalismo é a metafísica do lucro”. Dupla forma de parasitismo: Contra a natureza – baseado no dinheiro; Contra o homem – sobre a pessoa – do ter sobre o ser

8 Afirma Mounier: “No capitalismo (...) o dinheiro transforma-se em tirania. Inimigo do trabalho digno da pessoa, o capitalismo também é inimigo da propriedade privada, já que priva o assalariado de seu lucro legítimo e defrauda regularmente o poupador através de especulações catastróficas”. A propriedade: A propriedade não pode deixar de se fundar em uma concepção total do homem; O fundamento da propriedade é inseparável da consideração do seu uso, isto é, de sua finalidade. Mounier defende: uma gestão pessoal e uso comum dos bens.

9 II – O MARXISMO: Crítica ao marxismo:
O marxismo é filho rebelde do capitalismo, mas apesar disso é seu filho, enquanto o marxismo também reafirma o primado da matéria; O marxismo substitui o capitalismo por outro capitalismo: o capitalismo de Estado; O marxismo professa o otimismo do homem coletivo que implica o pessimismo radical da pessoa, coisa que o personalismo não pode aceitar; O marxismo, no plano histórico, levou a regimes totalitários; Porque não é inimaginável que, a um imperialismo capitalista, se suceda um imperialismo socialista.

10 Elogio ao comunismo marxista:
Afirma Mounier: “O cristão não pode dar adesão doutrinária completa a uma filosofia que negue ou subestime a transcendência, avilte a interioridade e tenda a unir a crítica fundamental da religião à justa crítica da evasão idealista”. Elogio ao comunismo marxista: Na realidade histórica do comunismo, há elementos essenciais de libertação que não temos o direito de desconhecer ou rejeitar.

11 O centro da história para comunismo e cristianismo:
Centra todo o problema humano na história econômico-política; O cristianismo: O realismo cristão configura a história humana em torno de dois pólos: Pólo material Pólo sobrenatural Observação: Afirma Reale: “Mounier nunca acreditou no monopólio do partido comunista sobre as transformações necessárias para a reconstrução da ordem e da justiça. E não pensava sequer que só o marxismo pode interpretar a história contemporânea e que o faz sempre adequadamente”.

12 RUMO À NOVA SOCIEDADE A Sociedade pregada por Mounier:
Sociedade personalista e comunitária: Baseia-se no amor que se realiza na comunhão; A pessoa chama a si e assume o destino, o sofrimento, a alegria e o dever dos outros; É uma sociedade que nunca poderá se realizar: Funciona como ideal normativo; Critério de juízo para as mudanças políticas reais e as possíveis. Mounier a partir do conceito de Pessoa: Defende o direito da mulher; Adversário de toda forma de racismo e xenofobia; Defensor de uma escola e uma educação que não fosse atributo do Estado; Defensor das autonomias locais.

13 Deixemos Mounier falar:
“Em plena sociedade capitalista, já aparecem os primeiros esboços de um mundo socialista, que deve se desenvolver, entendendo-se por socialismo: a abolição da condição do proletariado; a substituição de uma economia arcaica, baseada na utilidade, por uma economia organizada segundo uma visão total das perspectivas da pessoa; a socialização, não a estatização, dos setores da produção que mantêm a alienação econômica; o desenvolvimento da vida sindical; a reabilitação do trabalho; a atribuição de dignidade de pessoa ao operário, contra o compromisso paternalista; o primado do trabalho sobre o capital; a abolição da divisão das classes segundo o trabalho ou a renda; o primado da responsabilidade pessoal sobre a etiqueta anônima”.

14 Em relação ao Estado: Em relação ao Poder:
O Estado existe para o Homem e não o Homem para o Estado. Em relação ao Poder: O poder deve ser baseado exclusivamente nas finalidades últimas da pessoa, em um poder que deve respeita e encorajar pessoa.

15 O Cristianismo Deve Romper Com Todas As Desordens Estabelecidas:
Em relação à história mantém-se o ‘otimismo trágico’: É a convicção que, de qualquer forma, a verdade está destinada ao triunfo. O cristianismo: Não se identifica e não se reduz a nenhuma ordem estabelecida, pois a tensão escatológica do cristianismo não permite considerar nenhuma situação de fato como perfeita ou absoluta.


Carregar ppt "A PESSOA CONTRA O CAPITALISMO E CONTRA O MARXISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google