A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores não conseguiram decifrar sua escrita.

17 1- Civilização do Vale do Indo
Para estudarmos a Índia Antiga vamos dividi-la em três períodos: 1- Civilização do Vale do Indo 2- Civilização Védica 3- Civilização Clássica

18 1- Civilização do Vale do Indo
Viviam ao redor do Rio Indo; Civilização Harapense; Praticavam agricultura irrigada, na beira do rio Indo, onde produziam trigo, cevada, ervilha, gergelim, legumes e frutas como a tâmara e melão; Produziam um refinado artesanato em ouro, prata, bronze, marfim, e pedras semipreciosas; Criavam animais; Faziam a pesca e caça;

19 Comercializavam produtos como tintas para os olhos, pérola, madeira e ornamentos de marfim.
Tinham como animal sagrado o unicórneo;

20 Principais cidades desta civilização: Harapa e Mohenjo-Daro.

21 Ruínas de Harappa Ruínas de Mohenjo Daro

22 O que aconteceu com esta civilização?
DESAPARECEU Por que esta civilização desapareceu?

23 1- A invasão de um povo estrangeiro- os arianos ou árias, que teriam destruído as cidades harapenses. 2- Mudanças climáticas, secas prolongadas, crise na economia e política podem ter contribuído para o declínio desta civilização.

24 ATIVIDADES SOBRE CIVILIZAÇÃO DO VALE DO INDO:
01- Por que pouco se sabe sobre os harapenses? 02- O que se sabe sobre os mesmos? 03- Por que desapareceram? Como material de auxílio utilizem o livro didático nas páginas 64 e 66.

25 2- Civilização Védica Povos arianos;
O principal documento para estudarmos os arianos são os hinos védicos (textos antigos transmitidos de geração em geração, são hinos, orações, mágicas, rituais e encantamentos); Os arianos eram nômades; Praticavam o pastoreio; Com o tempo foram se sedentarizando, o que fez surgir povoados ao redor do Rio Ganges e da Cordilheira do Himalaia;

26

27 Eram politeístas- BRAMANISMO
1-crença na reencarnação, 2-sistema de castas  O Bramanismo sofreu uma transformação e passou a ser o Hinduísmo. Com a transformação da religião de Bramanismo para Hinduísmo encerra-se o período védico e começa o Clássico, que trabalha basicamente esta nova religião. Deus Brahma

28 Podemos dizer que o bramanismo é o estado de espírito (nirvana) e o Hinduísmo é a religião que acredita na reencarnação e sistemas de castas/politeísmo.

29 3- CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA
Período em que predominou os sistema de castas e o Hinduísmo; Rio Ganges- rio sagrado, pois acreditam que suas águas descem diretamente do céu por obra do deus Brahma;

30 SISTEMA DE CASTAS De acordo com este sistema, pessoas de castas diferentes não podem casar ou ter relacionamentos. Também não é permitida a mudança de casta, pois a crença é a de que a natureza de cada pessoa é determinada pelos deuses. Porém, como os hindus acreditam na reencarnação, a mudança de uma casta poderia acontecer numa outra vida, de acordo com a evolução espiritual.

31 Dalits

32 A cabeça (Brâmanes) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços (Xátrias) são os militares e os governantes; As pernas (Vaixás) são os comerciantes e os agricultores; Os pés (Sudras) são os artesãos, os operários e os camponeses. A "poeira sob os pés" não foram originados do corpo de Brahma, por isso não pertencem às castas, mas tem um nome: são os Dalit ou párias

33 O sistema de castas foi abolido oficialmente da Índia na Constituição de Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos. Hoje são cerca de 160 milhões de dalits- discriminação.

34 Brahma: é princípio de tudo, criador do universo e “alma do mundo”.

35 Vishnu: é o Deus bom e misericordioso, salvador.

36 Shiva: é o Deus da Guerra e também da fecundidade/ deus da morte.

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46


Carregar ppt "ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google