A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA Heidegger. A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA Heidegger. A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA."— Transcrição da apresentação:

1 A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA Heidegger

2 A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA

3 Objetivos “ Apresentar a morte no pensamento de Heidegger como a ‘possibilidade da impossibilidade‘, mas no entanto, como aquela que nos possibilita uma vida autêntica ”.

4 A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA A morte é a possibilidade de não-poder-mais-Ser-aí; Enquanto poder-Ser, o Ser-aí não pode ultrapassar a possibilidade da morte; A Morte: –Possibilidade da impossibilidade Revela-se como a possibilidade mais própria (vem da essência da existência), incondicionada (porque é a última possibilidade da existência) e insuperável do Ser-aí (porque aniquila a existência). –A antecipação da morte dá sentido ao ser dos entes, mediante a experiência do seu nada possível;

5 A Angústia: O ser-para-a-morte é essencialmente angústia! –A angústia põe o homem diante do nada: Na angústia, o Ser-aí se encontra diante do nada da possível impossibilidade da própria existência; –A angústia é a disposição afetiva pela qual se revela ao homem o nada absoluto sobre o qual se configura a existência.

6 Escreve Heidegger: –“ A situação afetiva que pode manter aberta a constante e radical ameaça em torno de si mesmo, ameaça nascente do mais próprio e isolado ser do Ser-aí, é a angústia ”.

7 A morte é a possibilidade do não-ser! –Existir autenticamente implica ter a coragem de olhar de frente a possibilidade do próprio não-ser, de sentir a angústia do ser-para-a-morte. A existência autêntica significa a aceitação da própria finitude. Observação: –Medo – se tem medo de alguma coisa –Angústia – se angústia por ‘nada’


Carregar ppt "A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA Heidegger. A CORAGEM DIANTE DA ANGÚTIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google