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O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor

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Apresentação em tema: "O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor"— Transcrição da apresentação:

1 O Menino Selvagem Reflexão sobre o processo de aprender de Vitor
ELIETE DE FATIMA RIBEIRO RAMOS DOS SANTOS

2 Filme de 1970 François Truffaut (Dr. Jean Ttard) Jean-Pierre Cargol (Victor de Aveyron) Françoise Seigner (Mme Guérin)

3 No ano de 1798, numa floresta francesa, foi encontrada por caçadores uma criança selvagem.
Levada para Paris, foi observada pelo mais célebre psiquiatra da época Dr. Pinel que o considerou como um idiota IRRECUPERÁVEL; Jovem médico Itard que, ao contrário, CONSIDEROU SER POSSÍVEL RECUPERAR O ATRASO provocado pelo seu isolamento.

4 Pontos para Debate Habituação à vida civilizada - o início da educação – Chegada a casa – a recepção da senhora Guérin; Insensibilidades ao (barulho, fumo, manifestações afetivas); Atitudes da cça com a aproximação das pessoas (o comportamento agressivo); O processo de formação de identidade humana.

5 AMBIENTE SENSORIAMENTE ENRIQUECIDO
O cérebro é uma estrutura inata e de evolução progressiva, há uma reorganização qualitativa na vida mental, com base em experiências com pessoas e eventos da cultura (dados do filme)

6 NECESSIDADE BÁSICAS PARA O INÍCIO DO APRENDIZADO
Visão - Ver; Audição - Ouvir; Coordenação motora – tato; olfato; paladar (andar, sentar, vestir); Sorriso; choro; sensibilidade para o desconforto e para dor; Integração Dos 5 Sentidos - significado

7 MANIFESTAÇÕES PSICOLÓGICAS
Da sociedade frente ao caso - preconceito; O papel da família (cuidadores); enquanto instituição básica de formação; O papel da instituição (educadores) No processo de socialização e aprendizado;

8 A Imitação como resposta social - identificação;
As primeiras comunicações com INTENCIONALIDADE - Comer - Fome; Ritual para sair – brincar, passear – asssociações; Os Jogos e a comida/ o desejo de brincar- (ao resolver os problemas fazendo relações, conexões - demonstra o seu aprendizado);

9 A Escolha do nome (identidade – processo de INDIVIDUAÇÃO);
Atividades propostas - a busca pelo significado (do objeto, da palavra da comunicação); O ato de imitar (gestual e verbal) é um exercício de memória do movimento; A percepção - a relação com o OUTRO – fundamental como aprendizado da autoestima – olhar que estrutura;

10 CONSIDERAÇÕES Há necessidade de um trabalho intenso para que o “SUJEITO” que ainda não nasceu dê lugar e possibilidades de conexão ao sujeito real – processo de humanização e aprendizado; O “processo de aprender” não se elabora de uma só vez, diante de cada nova situação, acontece uma reatualização; O processo é longo e sinuoso, COM muitas dificuldades e sentimentos ambivalentes (alegrias, angústias, satisfações; insatisfações), de ambas as partes (EDUCANDO E EDUCADOR);

11 Reorganização, Integração e Aprendizado
O impacto dos acontecimentos da vida põem em pauta essa integração constantemente e mutável que se processa dentro e fora da pessoa; Estamos em interação o tempo todo (apropriação da relação que frustra ou da prazer) – a mesma experiência poderá ser integrada de maneiras diferentes (DIFERENTES FORMAS DO PROCESSO DE APRENDER)

12 Educar Significa: Oferecer e organizar os estímulos existentes no ambiente objetivando determinado aprendizado; Para possibilitar múltiplas respostas ao ambiente as redes neuronais são rearranjadas constantemente; A plasticidade cerebral não tem limites de idade, MAS existe os períodos de maior sensibilidade – a importância de se conhecer as etapas de DESENVOLVIMENTO.


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