A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”"— Transcrição da apresentação:

1 “0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural O homem se explica mediante sua essência Defendida pela filosofia clássica: Platão, Aristóteles Outros Considera o homem constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza. → É uma concepção estática do homem, da natureza e sobre a história. → Valoriza a dimensão biológica do homem.

2 Visão histórica: O homem se explica mediante as relações históricas
Defendida pela filosofia moderna: Hegel, Sartre Outros Considera o homem não mais um parto da natureza, mas um produto de si mesmo. O homem é artífice de si mesmo. Está baseada no primado da história sobre a natureza. Valoriza a dimensão historicista do homem.

3 Visão cultural: O homem se explica pela sua cultura
Defendida pela antropologia filosófica, considera o homem como um ser cultural. Isto significa que o homem não é apenas produto da natureza e nem só da história, mas é desta síntese que chamamos em última análise cultura.

4 O QUE É O SER HUMANO? Ser inteligente:
A inteligência é a faculdade da pessoa de penetrar dentro das coisas, descobrindo sua realidade íntima. Intelligere vem da composição de outras duas palavras: Inter (entre) Legere (co­lher, reunir, recolher, escolher e ler). Significa escolher entre, reunir entre vários, apanhar, aprender, compreender, ler entre, ler dentro de.

5 Ser emotivo: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".
As emoções são expressões afetivas acompanhadas de reações intensas e breves do organismo em resposta a um acontecimento inesperado. Distinguem-se do lógico e dão colorido à vida humana. A emoção brota do cérebro e do corpo atuando em conjunto. Não se pode separar a emoção da cognição, nem a cognição do corpo.

6 Ser corpóreo: O corpo é afetado pela mente e a mente é afetada continuamente pelo corpo. Por isso, pode-se dizer que é melhor prevenir do que remediar. Somos seres situado no: Tempo Espaço Cultura Etc.

7 Ser volitivo: A vontade é a capacidade do sujeito de colocar todo o seu ser em função de seus objetivos. Nossa vontade determina nossas ações Temos capacidade de escolher

8 Ser espiritual: O ser humano não se contenta com o finito, com o imanente, com o relativo; quer ir além, inclusive de si mesmo busca o encontro com a transcendência.

9 Ser social: Ser cósmico: Ser histórico: Chamado a conviver em grupo:
Nenhum ser humano pode ser uma ilha no mundo. Ser cósmico: Faz parte do mundo material que constitui outras realidades físicas - precisa de tudo o que é matéria para viver Ser histórico: O ser humano detém o poder de investigar, de criar fatos e não simplesmente de sofrê-los.

10 Ser livre: Ser estético:
Chamada também de livre arbítrio, é o poder que a vontade possui de determinar a si mesma a agir ou não agir: A liberdade é a capacidade de escolher os melhores meios para a própria realização como pessoa. Ser estético: Que procura a harmonia, a coerência, a beleza, a unidade das coisas.

11 Ser axiológico: Que busca valores. Que estabelece critérios entre os valores, diferencia “valor” de “bens”. Bem é a lei (fato) Valor é a justiça (essência)

12 Ser teorizante: Ser prático:
Preocupa-se com o desenvolvimento lógico, o desenvolvimento de sua mente; Interessa-se pela clareza das ideias, dos juízos e raciocínios na busca da verdade. Ser prático: Levado a produzir, a fazer, a trabalhar, inventar novas coisas.

13 Estágio do Espírito Humano
Augusto Comte Estágio do Espírito Humano Estágio teológico ou religioso As coisas são explicadas recorrendo-se ao sobrenatural Estágio Metafísico As coisas são explicadas recorrendo-se às essências Estágio Positivo As coisas são explicadas por suas relações intrínsecas Causa E Efeito Relação Lei da causalidade


Carregar ppt "“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google