A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características; Transformações; Concentração; Densidade;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características; Transformações; Concentração; Densidade;"— Transcrição da apresentação:

1 Características; Transformações; Concentração; Densidade;
Soluções Características; Transformações; Concentração; Densidade;

2 Soluções Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Algumas soluções presentes em nosso dia-a-dia: A água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, como o NaCl, MgCl2, além de vários gases, como, por exemplo, o oxigênio (O2). O ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases N2 e O2.

3 Soluções Pelos exemplos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (solutos) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado, sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são denominadas soluções aquosas.

4 Soluções Soluto é aquilo que é dissolvido.
Então: Chama-se soluto à substância que pode ser dissolvida. Chama-se solvente, aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio Soluto é aquilo que é dissolvido. Solvente é o agente que dissolve.

5 Soluções CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES Concentração comum (C)
É a relação entre a massa do soluto e o volume da solução:

6 Exemplo: Um balão volumétrico contém 2,0 L de uma solução de NaCl
Exemplo: Um balão volumétrico contém 2,0 L de uma solução de NaCl. A massa do sal dissolvida na solução é de 120 g. Que volume deve ser retirado da solução inicial para que se obtenha 30 g de sal dissolvido. Um comerciante encomendou 1 tonelada de sal ao gerente de uma salina, sabe-se que a concentração do sal na agua do mar é de 27 g/L. Qual seria então o volume de água do mar, para que se obtenha 1 tonelada de sal?

7

8 Soluções CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES Densidade da solução (d)
É a relação entre a massa da solução e o seu volume:

9 Exemplo: Um copo contém 115 mL de álcool etílico cuja densidade é igual a 0,8 g/mL. Qual é a massa de álcool contida no copo? Exemplo: A densidade de uma solução é de 1,3 g/cm3. Cada 1,0 cm3 da solução apresenta uma massa igual a: A densidade de uma solução é de 1,3 g/cm3. Cada 1,0 L da solução apresenta uma massa igual a:

10 Soluções CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES
Título (T) (), porcentagem em massa Esse tipo de concentração, que relaciona as massas de soluto e solução, é um dos mais utilizados nas indústrias químicas e farmacêuticas:

11 Soluções CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES
Título (T) (), porcentagem em massa

12

13 Resposta: Se a porcentagem em massa é 63%, significa que em 100 g de solução há 63 g de soluto e 37 g de solvente. a) 63 g de HNO3 b) 37 g de H2O c) 63 g de HNO g de solução mh g de solução mh20 = 63 x 500 / 100 mh20 = 315 g de HNO3 mHNO3 = mHNO3 = 185 g de H2O

14 quantidade inicial de soluto = quantidade final de soluto,
DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES Uma solução pode ser preparada adicionando-se solvente a uma solução inicialmente mais concentrada. Este processo é denominado diluição. A adição de mais solvente provoca aumento no volume da solução; a quantidade de soluto, porém, permanece constante. Como: quantidade inicial de soluto = quantidade final de soluto, podemos ter as seguintes relações entre a solução inicial e a final:

15 PPM – Partes por Milhão A relação matemática para a determinação do ppm pode ser dada por:

16 Vejamos um exemplo prático da utilização do ppm:
PPM – Partes por Milhão Vejamos um exemplo prático da utilização do ppm: De acordo com a padronização internacional, a água potável não pode conter mais do que 5,0 . 10–4 mg de mercúrio (Hg) por grama de água. Essa quantidade máxima permitida de Hg pode ser expressa em ppm da seguinte maneira:

17 Vamos pensar sobre isso:
PPM – Partes por Milhão Vamos pensar sobre isso: Padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde  AGROTÓXICOS   PPM Alaclor   µg/L   20,0   Aldrin e Dieldrin   0,03   Atrazina   2   Bentazona   300   Clordano (isômeros)   0,2   2,4 D   30   DDT (isômeros)   Endossulfan   20   Endrin   0,6   Glifosato   500   Heptacloro e Heptacloro epóxido   Hexaclorobenzeno   1   Lindano (g-BHC)   Metolacloro   10   Metoxicloro   Molinato   6   Pendimetalina   Pentaclorofenol   9   Permetrina   Propanil   Simazina   Trifluralina   20 INORGÂNICAS   PPM Antimônio   mg/L   0,005   Arsênio   0,01   Bário   0,7   Cádmio   Cianeto   0,07   Chumbo   Cobre   2   Cromo   0,05   Fluoreto(2)   1,5   Mercúrio   0,001   Nitrato (como NH4)   10   Nitrito (como NO2)   1   Selênio   Sabe-se que 1mg/L = 0,001 mg/L

18 Mistura de soluções sem reação química
Uma solução também pode ser preparada a partir da mistura de outras soluções, procedimento muito comum em indústrias e laboratórios. Mistura de soluções sem reação química Como podemos notar pelo exemplo, na solução final a quantidade de soluto, a massa da solução e o volume da solução correspondem às somas de seus valores nas soluções iniciais. Logo, para a solução final, temos: Na=23; O=16; H=1

19 MISTURA DE SOLUÇÕES Solução Final Solução A Solução B
Ou desta forma mais simplificada: Solução Final Solução A Solução B

20 Porque álcool 70 ? Preparando Álcool a 70%
O álcool comum apresenta uma porcentagem em volume de 96%, o que quer dizer que existem 96 mL de álcool (etanol) em 100 mL de solução:: Porque álcool 70 ? Apesar de ser mais poderoso, o álcool puro evapora rapidamente e por isso não é tão eficaz que o álcool 70%, que misturado com a água, permanece mais tempo em contato com a superfície e tem uma maior eficiência na limpeza, matando mais micróbios. É usado na limpeza de sala de cultura em laboratório. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal.

21 Porque álcool 70 ???? Preparando Álcool a 70%
O álcool comum apresenta uma porcentagem em volume de 96%, o que quer dizer que existem 96 mL de álcool (etanol) em 100 mL de solução:: Porque álcool 70 ???? Pode-se citar como vantagens da desinfecção com o álcool 70%, os seguintes aspectos: bactericida de ação rápida; ação na presença do “Mycobacterium tuberculosis” e virucida); irritante leve; baixo custo; não-tóxico; incolor e não deixa resíduos.

22 𝐶 𝑖 𝑉 𝑖 = 𝐶 𝑓 𝑉 𝑓 Preparando Álcool a 70% 𝐶 𝑖 𝑉 𝑖 = 𝐶 𝑓 𝑉 𝑓
Como preparar? Usando a fórmula concentração/volume temos que: (regra para dissolução) 𝐶 𝑖 𝑉 𝑖 = 𝐶 𝑓 𝑉 𝑓 Onde: Ci – concentração inicial; Cf – concentração final; Vi – volume inicial; Vf – volume final; Por exemplo: Se deseja preparar 1 L de álcool 70%: 𝐶 𝑖 𝑉 𝑖 = 𝐶 𝑓 𝑉 𝑓 92,8 𝑥 𝑉 𝑖 =70 𝑥 1 𝑉 𝑖 =0,75𝐿 𝑜𝑢 750 𝑚𝐿 Ou seja, vc deverá pipetar 750 mL de álcool a 92, 8 e adicionar água destilada até completar 1 L de solução!

23 𝐶 𝑖 𝑉 𝑖 = 𝐶 𝑓 𝑉 𝑓 Preparando Álcool a 70% SUA VEZ!!!!!!!!
Se deseja preparar 500 mL de álcool a 70%: 𝐶 𝑖 𝑉 𝑖 = 𝐶 𝑓 𝑉 𝑓


Carregar ppt "Características; Transformações; Concentração; Densidade;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google