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OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM APLICADO AO SISTEMA TEGUMENTAR Maria Helena Barros Araújo Luz; Cecília Passos.

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1 OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM APLICADO AO SISTEMA TEGUMENTAR Maria Helena Barros Araújo Luz; Cecília Passos Vaz da Costa; Elaine Maria Leite Rangel Andrade

2 Introdução Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) Objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) Ensino em Enfermagem Raciocínio Diagnóstico

3 Objetivo * Avaliar um OVA sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.

4 Método *Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica. *Etapas do desenvolvimento do OVA: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado. * Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com CAAE 20228113.8.0000.5214 e parecer 745.398.

5 Resultados e Discussão *O OVA “Raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar” foi implementado e avaliado por 21 discentes de enfermagem de uma IES pública em setembro e outubro de 2014. *O desenvolvimento do OVA foi permeado por evidências recentes (1-4) as quais revelam que as TICs são instrumentos importantes para a promoção de uma aprendizagem efetiva. *Pela avaliação dos discentes, evidencia-se que o desenvolvimento do OVA foi favorável ao proporcionar autonomia (19 discentes), motivação (21) e prazer (20) durante a aprendizagem e apresentar linguagem de fácil compreensão (20) com atividades de revisão e bibliografia úteis e pertinentes (21).

6 Resultados e Discussão Figura 5: Tela do menu inicial do OVA sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar. Teresina, Piauí, 2015.

7 Conclusão OVA Instrumento educacional que auxilia na formulação do raciocínio diagnóstico de enfermagem aplicado ao sistema tegumentar Reforça a importância de pesquisas metodológicas Avaliação dos discentes Autonomia, motivação e prazer durante a aprendizagem. Linguagem de fácil compreensão com atividades de revisão e bibliografia úteis e pertinentes.

8 Referências 1. Corradi MI, Silva SH, Scalabrin EE. Virtual objects to support the teaching-learning process of physical examination in nursing. Acta paul. enferm. 2011; 24(3):348-53. 2. Frota NM, Barros LM, Araújo TM, Caldini LN, Nascimento JC, Caetano JA. Construção de uma tecnologia educacional para o ensino de enfermagem sobre punção venosa periférica. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(2):29-36. 3. Goes FSN, Fonseca LMM, Furtado MCC, Leite AM, Scochi CGS. Evaluation of the virtual learning object "Diagnostic reasoning in nursing applied to preterm newborns". Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, 2011;19(4): 894-901. 4. Keser H, Özcan D. Current trends in educational technologies studies presented in World Conferences on Educational Sciences. Soc Behav Sci. 2011;15: 3989-98.


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